Chave Ouro: metade das equipes já estão em pré-temporada


Foto: Equipe de Guarapuava está na terceira semana de treinos. 

Há dez dias do arbitral da Chave Ouro, o contraste entre as equipes paranaenses ainda é grande: enquanto algumas treinam desde o mês de janeiro, outras ainda não anunciaram se disputarão o estadual. Confira como está a preparação das equipes para a principal competição do futsal do Paraná, que deverá iniciar no dia 15 de março.

Poker Guarapuava Futsal

A primeira equipe a começar os treinamentos de pré-temporada foi o time de Guarapuava. A apresentação aconteceu no dia 20 de janeiro. Como os treinos da parte física já estão avançados, a equipe deverá começar com o treinamentos técnicos e táticos a partir da semana que vem.

Para tentar seu segundo título estadual e para participar de sua segunda Liga Nacional, o clube manteve o técnico Baiano, mas fez uma grande reformulação no elenco. Da equipe de 2013 seguem apenas os jogadores PH, Biro, Harry e Bisqui.

Entre as novidades do novo elenco está o goleiro Danilo (ex-Maringá), os fixos Vitor (ex-Umuarama) e Giovanni (ex-Pato Futsal), os alas Deivão (ex-São José e Corinthians), Adeírton (ex-Cascavel), Jamur (ex-Alaf-RS), Diego Fávero (ex-Pato Futsal), Alan (ex-Marreco Futsal) e os pivôs Simi (ex-futsal da Itália), Bruno Petry (ex-Alaf-RS), Marquinhos (ex-Concórdia-SC) e André Maluko (ex-Umuarama).

Copagril/Sempre Vida/MCR

A equipe da Copagril, de Marechal Cândido Rondon, inciou seus treinamentos no dia 27 de janeiro. O clube segue com o técnico Marquinhos Xavier e com nomes importantes da conquista do título paranaense de 2013, como Quinzinho, João Neto, Marcelo Paulista, Guerra, Alvim e Márcio.

Entre os principais reforços estão Arthur (ex-Corinthians), Leandrinho (ex-Krona/Joinville-SC), Mancha (ex-Assoeva), Marlon (ex-Keima) Maçarico (ex-Foz), Daniel (ex-Cascavel), Léo Costa (ex-Marreco) e Márcio Garcez (ex-Floripa-SC).

Neste sábado (dia 8) os jogadores passaram por uma bateria de exames cardiológicos, na cidade de Cascavel e no dia 25 participa da Copa Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Ampére Futsal

O atual campeão da Chave Prata e estreante na Chave Ouro, Ampére Futsal, promete um time competitivo no estadual. Para isso o clube do sudoeste foi uma dos primeiros a se apresentar. O elenco treina desde o dia 27 de janeiro.

Da base campeã da 'Prata' seguem jogadores como Roni, Sidy, Marcelo Jucá, Jardel e Diego Cesar. Entre os reforços estão os atletas Piliu, Neto Caraúbas, Bruno Oliveira, Fio, Sidnei Ribeiro e Betinho Potiguar.

A equipe mandará seus jogos no ginásio da Rondinha, que passará por reformas nas cabines de rádio, terá troca e aumento do piso da quadra, um novo vestiário do lado de fora do ginásio e quebra do palco que existe dentro do ginásio. O investimento será de cerca de R$ 450 mil.

Foz Cataratas/Unipa

A apresentação oficial da equipe do Foz Cataratas está marcado para 10 de fevereiro. No entanto, os jogadores que residem em Foz do Iguaçu já fazem treinamentos físicos desde o dia 27 de janeiro. Isso porque, antes do estadual, o clube já tem um compromisso marcado – a disputa da segunda edição da Copa Cataratas, a partir de 25 de fevereiro.

Renovaram com a equipe os jogadores Caíque, Romarinho, Fernando, Léo, Cirilo, Papão, Marlon e Juninho. As novidades são as chegadas de Cristhian (ex-Cascavel), Murilo (ex-Foz Futsal), Soró (ex-Quedas), Grafitti (ex-Quedas), Roger (ex-futsal do Qatar), Rodriguinho (ex-Foz Futsal), Pedrinho (ex-Foz Futsal) e Ayala (Seleção Paraguaia).

Umuarama Futsal

A equipe de Umuarama se apresentou na última segunda-feira (dia 3) e a grande novidade da equipe é o novo técnico: Manoel Pasquale, o Maneca, que estava no time sub 20 da Krona/Joinville-SC. Maneca já tinha comandado o Umuarama Futsal nos anos de 2005 e 2006.

O treinador montou uma equipe jovem, com muitos jogadores que se destacaram em Santa Catarina como Schneider (ex-Krona), Duda (ex-Unisul), Rodrigo (ex-Krona), Eder Luan (ex-Blumenal) e Fuska (ex-Caça e Tiro/Lages). Outras novidades são Ari (goleiro, ex-Campo Mourão), Deílton (ex-Marreco), Neto (ex-Foz Futsal) e Jean (ex-Corinthians). Já da equipe de 2013 seguem Deividi, Japonês, Pedrão, Boni, Augusto, Yuri, Ouchita, Caio, Douglas e Pedro.

O clube está organizando a Copa dos Campeões do Paraná. Torneio que deve reunir equipes campeãs da Chave Ouro a partir do dia 26 de fevereiro.

Cresol/Marreco Futsal

Também no último dia três, foi feita a apresentação do time do Marreco Futsal, de Francisco Beltrão. A equipe, que segue com o técnico Fabinho Gomes, renovou com Barbosa, Claudio, Magui, Canhoto e Jean. Entre as novidades está o goleiro Celinho, o fixo Zé Antônio, os alas Emerson, Suelton, Wendel e Pabrio e os pivôs Banana, Papu e Roberto Barbosa.

Depois do bom desempenho no segundo semestre do ano passado, o Marreco planeja fazer um campeonato muito forte. A meta é terminar entre os quatro primeiros na primeira fase do estadual. Se o time chegar à final da competição, o Banco Cresol (patrocinador master), dará uma premiação extra ao clube.

Ciagym Maringá

A apresentação oficial da equipe maringaense está marcada para o próximo dia 10, mas os treinos físicos já começaram nesta segunda (dia 3), com 14 atletas. Na apresentação oficial deverão ser divulgada a lista completa dos jogadores e o novo patrocinador master.

Da base de 2013 permanecem João Paulo, Edu, Regis, Victor, Lambari e Bolinha. Entre as novidades está o goleiro Henrique Rafagnin (ex-Foz), o fixo Rangel (ex-Copagril) e os alas Lucas e Rafael (ex-Blumenal-SC). Outras novidades são os retornos de Jorge Alex, que estava no Pato Futsal, e Parrel, que estava no futsal italiano.

A equipe já definiu sua participação na Copa Gramado, no Rio Grande do Sul, a partir do dia 20 de fevereiro. Os adversários serão três times gaúchos: Carlos Barbosa, Assoeva e Afusca.

São Lucas/Grupo Ivo

Nesta quarta-feira (dia 5), às 15h30, os jogadores da São Lucas, de Paranavaí, começam a fazer exames médicos. A apresentação será na próxima sexta-feira (7), às 10 horas. No entanto, alguns atletas do elenco já estão em atividade desde a metade de janeiro. Isso porque parte da equipe e alguns jogadores sub 17, disputam um torneio regional na região noroeste do estado.

O elenco adulto contará com Arielton, Hiago, Luciano Felipinho e Geraldinho, que renovaram seus contratos, e os jogadores Igor, Thales, Biju, Johnatas, Chuí, Rooney, Hugo e Gaúcho, que serão alguns dos reforços da equipe. Leandro Primavera segue como treinador.

Cascavel Futsal

O time do Cascavel futsal terá o início de sua pré-temporada a partir do próximo dia 10. Nem por isso a equipe deverá ficar devendo em relação a seus adversários na parte física. Isso porque vários jogadores ficaram em atividade durante o recesso de final de ano. Na Copa Altônia de Futsal, por exemplo, atuaram os jogadores Issamu, Caça, Cadine e Wanderson.

Nei Victor segue no comando da equipe que neste ano, não disputará a Liga Futsal e terá como grande objetivo o  título da Chave Ouro. Para isso, retornam ao clube jogadores como o goleiro Donny, o ala Wanderson e os pivôs Jaison e Arrepio. Também chegam promessas como o ala Eduardo (ex-Foz Futsal) e Wesley (ex-São Lucas e futsal do Cazaquistão).

Keima/Operário Futsal

Outra equipe com apresentação marcada para a próxima segunda-feira (dia 10) é o Operário/Keima Futsal, de Ponta Grossa. No fim do ano passado o clube quase desistiu da disputa do estadual, com a saída do presidente e patrocinador Tércio Miranda. No entanto o dirigente voltou atrás e, com uma nova realidade orçamentária (mais modesta que a de 2013), o clube se reorganizou.

A principal novidade foi a contratação do técnico Márcio Borges (ex-Pato Futsal), que trouxe consigo jogadores como Tato e Eduardo Júnior, que atuaram com o treinador no sudoeste. Borges também poderá contar com parte da antiga base ponta-grossense, composta por jogadores experientes e consagrados como Magrão, Edigleuson, Carrapicho, Gleyson, Edson Cabeça e Kumano.

Campo Mourão Futsal

Também na próxima semana deve acontecer a apresentação da equipe de Campo Mourão (ACMF). Animado com a campanha de 2013, em que a equipe terminou em sexto lugar, o técnico Márcio Rinado foi mantido no cargo. Também continuam os jogadores Maringá, Renan, Batata, Eduardo, Pulga e Vini.

Entre as novidades estão o goleiro Babalu (vindo do futsal português), o fixo Giva (ex-AABB-SP), os alas Guelé (ex-Pato e Umuarama) e João Gabriel (ex-São Lucas) e o pivê Cleodon, vindo do futsal cearense.

Indefinidos

Cinco equipes ainda não anunciaram o início de suas pré-temporadas. Algumas, até mesmo,  têm grandes chances de ficar fora do estadual. Entre elas o tradicional Foz Futsal, três vezes campeão da Chave Ouro. Dificilmente a equipe iguaçuense disputará a Chave Ouro, devido às dificuldades com patrocínio.

Outra equipe que pode ficar de fora é o Quedas Futsal. A empresa Araupel, principal patrocinadora nas últimas temporadas, anunciou que não apoiará mais o clube. Com isso, o elenco (que já tinha sido anunciado) foi liberado. Alguns jogadores acertaram suas transferências para outras equipes e outros seguem sem clube para 2014. Apesar de tudo o clube ainda tem chances de participação no estadual, caso consiga um acordo com outro município. Fala-se, nos bastidores, que a cidade de Ivaí (que teve sua equipe rebaixada na última Chave Ouro), estaria interessada em fazer um acordo para uma disputa em conjunto na Chave Ouro, com o nome de Quedas/Ivaí Futsal.

Outras equipes que não anunciaram seus elencos são a ACF (Associação Cascavelense de Futsal ) a AEC (Associação Esportiva Clevelandense) e o Pato Futsal. Das três a equipe de Pato Branco parece ser a mais adiantada, pois já conseguiu alguns apoiadores para montar seu time. No entanto ainda não há certeza de participação no estadual; Já o presidente da AEC, João Carlos Rochenback, garante que sua equipe participará da Chave Ouro, embora confirme que será um time de baixo orçamento; A ACF segue indefinida. O clube tentou fazer um acordo com Toledo para disputar a Chave Ouro em conjunto, mas sem sucesso. Assim, o mais provável é que, a exemplo dos anos anteriores, a equipe siga em Cascavel, com uma base semi-profissional (com os jogadores trabalhando em outras funções durante o dia e treinando à noite).

Observação: Se houver desistência(s) não haverá convite(s) para equip (s) da Chave Prata, salvo se tratar uma equipe que subiu no ano anterior, conforme decisão do último arbitral.

Chave Ouro 2014

Segundo informações do site da FPFS, o prazo final para as equipes formalizarem suas inscrições na Chave Ouro se encerra na próxima segunda-feira (dia 10). O arbitral será no dia 15, em Marechal Cândido Rondon e a previsão para o início dos jogos é no dia 15 de março.

4 comentários:

André disse...

É surpreendente como vem fraco o time do Umuarama, se chegar as quartas de final será um titulo! Guarapuava ainda é uma incognita, Cascavel vai incomodar mesmo enfraquecido, Maringá também deve incomodar e a Copagril tem tudo pra chegar longe mais uma vez... no papel melhor elenco do Estado!

Diego Siqueira Camargo disse...

Faltaram os demais Goleiros do CAD, Ale Falcone e o Nando!

Unknown disse...

Concordo com o André. Impressionante a queda no elenco do Umuarama esse ano.

Na minha opinião analisando as equipes antes do campeonato a situação seria a seguinte:

1. Marechal
2. Cascavel
3. Maringá
4. Guarapuava

felipe disse...

Interessante esse abandono da Agrária e do Super pão do projeto do CAD, pois isso só mostra que o 'clube' está no lugar errado. Em Guarapuava, não adiante insistir, a base forte do empresariado ainda está estruturada na política, que por sua vez está estruturada no 'coronelismo', que por sua vez, nunca vai trabalhar pra realmente beneficiar o povo guarapuavano. Acho louvável a estrutura que os dirigentes do CAD montaram nos últimos anos, levando o time à Liga Nacional, isso, pois em terras guarapuavanas, só é possível com muita força de vontade e amor ao esporte, mesmo que tenha que ficar puxando saco de político fdp. Esse empresariado de guarapuava é um lixo. Lembro quando a três anos atrás, fiz um comentário aqui contra a agrária, no sentido de que tem uma estrutura muito maior que a Copagril e ainda assim conquistou o status de patrocinadora máster a troca de banana. Nessa oportunidade veio um senhor aqui me chamar de comunistinha de faculdade e defender o 'capitalismo' de investir no CAD quando convém, e blá blá blá. Pois bem, embora o CAD tenha montado uma equipe forte para o ano (é o que se espera), é notável que começou o declínio, e isso, não pela falta de trabalho dos dirigentes, mas porque com a cabeça que 'guarapuava' tem, não tem como ir longe. Guarapuava também não chega a ser, infelizmente, uma cidade apaixonada por Futsal, pois é só ver os comentários dos torcedores que, salvo algumas exceções, só descem o pau no primeiro empate do time e realmente não sabem torcer. Reclamam, reclamam, mas daqui a pouco quando toda essa estrutura de Liga vir a baixo, vai sobrar o que pra Guarapuava? Posso estar enganado, mas guarapuava só aparecia pro mundo no caso de frio intenso ou cavalo monitorado por câmeras. Não sei não, mas espero realmente que apareçam apoiadores com estrutura financeira pro nosso CAD, porque tenho medo que logo, logo, acabe o sonho de se tornar um grande do futsal brasileiro. Quanto ao super pão, já vai tarde e chega de ser sangue suga. Agrária tá comprometida com time do Toledo pelo visto (é de lá né) e não pode se dividir entre os dois. Lamentável essa Agrária hein... Atitudezinha típica do povinho que vive naquela região da Colônia.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification