Nomes fantasia: é possível sobreviver sem eles?

Não é de hoje que se ouve falar que patrocínio é uma das maiores dificuldades (se não a maior)que o esporte encontra no Brasil. Mesmo no futebol, esporte mais tradicional e com maior número investimento privado no Brasil, vemos constantemente notícias de salários atrazados e jogadores sendo vendidos ao exterior para saldar dívidas. Se as dificuldades neste segmento são grandes imagina para os outros esportes, dito "amadores".
O Futsal não fica fora deste contexto e na Chave Ouro, principal competição paranaense, temos vários exemplos. Se falando de patrocínio de equipes o que me chama mais a atenção são os nomes fantasias que os times adotam para garantir patrocínios. O site da Federação Paranaense de Futsal mostra uma lista dos clubes participantes da Chave Ouro com seus nomes oficiais e nomes fantasial. Vejam os nomes:

- ASSOC. ATLÉTICA CULTURAL COPAGRIL (COPAGRIL FUTSAL)
- ASSOC. COSTA OESTE INFORMÁTICA (MEDIANEIRA FUTSAL)
- ASSOC. DE PAIS DOS ATLETAS DO FUTURO (UNISEP/SUPER VIPI/FRANCISCO BELTRÃO FUTSAL)
- ASSOC. DESP. CLASSISTA TAGLIARI (CAMPO MOURÃO FUTSAL/FECAM)
- ASSOC. DOS DESP. AMADORES DE F. IGUAÇU (ADEAFI FOZ DO IGUAÇU FUTSAL)
- ASSOCIAÇÃO FUTSAL DE UMUARAMA (ZAELI/PENALTY/UMUARAMA)
- CIAGYM MARINGÁ FUTSAL (CIAGYM MARINGÁ FUTSAL)
- CLUBE ATLÉTICO DEPORTIVO (IMPERIUM/TIM CELLUTEL/P.M. GUARAPUAVA)
- CLUBE ATLÉTICO PATO-BRANQUENSE (P. BRANCO CONSÓRCIO REDE OESTE/SEMENTES GUERRA)
- FUNDAÇÃO MUNIC. DE ESP./PARANAGUÁ (RIO BRANCO PARANAGUÁ ESPORTES)
- FUNDEAVEL (DIPLOMATA/MUFFATÃO/CASCAVEL)
- INSTITUTO FILADÉLFIA DE LONDRINA (COLÉGIO LONDRINENSE/FEL/SERCOMTEL)
- OFICIAL PARANÁ CLUBE (PARANÁ CLUBE/VALE FÉRTIL)
- SÃO LUCAS FUTEBOL CLUBE (SÃO LUCAS/PÉDEMAIS CALÇADOS)
- SEC. DE CULT. ESP. DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU (SÃO MIGUEL FUTSAL/AA CAVALCA VERONA)
- SEC. MUNIC. DE ESPORTES DE CIANORTE (C.A.F.E. FUTSAL/CIANORTE)

Notem que mesmo o forte Paraná Clube usa o nome de uma indústria de alimentícios atrelado ao seu nome fantasia, enquanto outras usam até três nomeclaturas diferentes na composição dos nomes fantasias, o que o caso do Deportivo de Guarapuava.
Mas o grande problema disso tudo é que, na maioria das vezes, a mídia ignora estes nomes, chamando o clube apenas pelo nome da cidade (salvo apenas quando surge um acerto monetário entre clube e veículo de comunicação) e isso não acontece só aqui em nosso campeonato, mas clubes de grande expressão também sofrem com esta prática. Exemplos são o Rexona no vôlei, o qual sempre é chamado pelo nome de Rio de Janeiro e as matérias exibidas em programas não diários das TVs que utilizam aquele recurso de desfocar a marca na camisa dos atletas.
Para muitas pessoas os veículos de comunicação estão certos, pois quem investe dinheiro no time deveria também investir na mídia para divulgação deste time. Eu até concordaria se não visse constantemente matérias nestas mesmas emissoras abordando o tema da falta de patrocínio, principalmente para o esporte amador. Ora, temos aí um peso e duas medidas, pois as emissoras de TV criticam a pouca iniciativa dos empresários para apoiar o esporte, mas não oferece uma contrapartida, ao divulgar os nomes das empresas que patrocinam o esporte em suas matérias. Pura demagogia. Inclusive não há nada mais cômico (e incômodo) nos dias de hoje do que assistir o Globo Esporte fazer closes da sombrancelha à boca de técnicos para esconder marcas em bonés, microfones e backdrops de publicidade.

Enfim, pergunto-me se vale à pena colocar o nome de outra marca nos clubes e deixar de fortalecer sua própria marca... perdendo identidade com a sua própria torcida.... Seria como se o Corinthians de uma hora para a outra se chamasse Batavo Futebol, já que a empresa foi anúnciada como novo patrocinador do clube. O maior patrocínio no Brasil (18 milhões de Reais). Prova da falta de identificação com os clubes com nomes fantasias, é o fato de que não é difícil encontrar pessoas que chamam o Deportivo de I.F. ou Instituto Futsal (nome fantasia utilizada há alguns anos) e sequer fazem idéia que o nome oficial do time é Clube Atlético Deportivo...
É um assunto polêmico que rende muitas discuções. Para mim, como deixer transparecer no texto, a idéia do nome fantasia é um recurso que trás um alívio imediato aos times, mas à longo prazo faz com que não criem laços de identificação com a torcida e com a própria mídia que se nega a adotar estes nomes... nomes.... nomes de guerra.

2 comentários:

Liberato disse...

Marcio, ótima matéria e ótimo blog, realmente é uma questão pra muita discussão,.
O Próprio Blog usa um nome fantasia
Guarapuava Futsal.
Mais uma vez parabens pela iniciativa e pelo blog

Márcio Nei disse...

Valeu, Liberato. Sua opinião é miot importante p o Blog. Entretanto sobre o nome do blog não o considero nome fantasia no contexto utilizado no post... seria se alguma empresa resolvesse nos patrocinar e mudássemos nosso nome p o nome da empresa. Mas divergências à parte muito obrigado pela visita e desejo tido de bom p vc e a equipe. Vamos rumo ao título!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification