Afinal de contas, o que é gol average?

No fim da quinta rodada o Imperium ficou em 8º e o ADEAFI em 9º na Classificação da Chave Ouro de futsal, empatados em pontos, jogos e vitórias. Como não houve confronto direto entre as equipes, o critério que definiu quem está na frente foi o "Gol Average", colocando o Imperium na frente (1,33 contra 1,29) mesmo tendo uma média de gols (gol marcados menos os gols sofridos) menor que o ADEAFI.
Average é um termo inglês que seria algo como "média aritmética". Este sistema utiliza os gols marcados dividido pelo número de gols sofridos e tem algumas vantagens e algumas desvantagens sobre a média de gols.
Como visto na Chave Ouro, os resultados podem ser muito diferentes se aplicado um ou outro sistema de desempate.
Veja este exemplo:


Nem sempre maior número de gols quer dizer maior número de Gol Average, foi o caso que aconteceu entre Imperium e ADEAFI, que mesmo aplicando uma goleada no Rio Branco, ficou atrás do time guarapuavano que, por ter levado poucos gols na competição (apenas 6), superou o time de Foz do Iguaçu.
Outro fator a ser observado no sitema Average é o problema de quando um time não leva gol em uma competição, já que não existe número divisível por zero. Neste caso o Gol Average do time que não tomou nem um gol é "infinito". Por isso não se utiliza o GA em chaves curtas de torneios e raramente é utilizado no futebol de campo.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification