Quase todos que acompanham a tragetória do nosso blog (desde o tempo que éramos o blog Guarapuava Futsal), sabem que minha formação não é de jornalista. Sou um comunicador social formado pela Unicentro, mas com habilitação em Publicidade e Propaganda. Faço este blog, unicamente, para tentar preencher uma lacuna que ainda existe no jornalismo esportivo de Guarapuava. Ou seja, ainda somos muito carentes de sites de notícias que sejam especializados no esporte.Acredito que a causa disso deva ser a falta de retorno financeiro que o esporte dá ao jornalismo em pequenas cidades (eu mesmo faço por puro hobby), que acaba se limitando muito os comunicadores ao jornalismo político. Este sim, deve ser muito lucrativo, visto ao espaço que ocupa em rádios, sites e blogs em pequenas cidades.
Contudo, o que me pertuba no meio jornalístico, é a falta de ética dos meios de comunicação, que só sobrevivem em função do famoso "copiar" e "colar", sem se quer citar da onde saíram as informações que estão em seus sites.
Eu mesmo me utilizo bastante deste recurso, pois não disponho de muito tempo para preparar as matérias da forma como eu gostaria. Mas sempre me policio para não esquecer de citar a fonte (geralmente no final do texto) e, para deixar ainda mais marcado, coloco uma cor e tamanho de fonte diferenciada quando o texto não é e meu ("azul escuro" e fonte "small").
Alguns sites utilizam nossa matérias, como a Rede Sul de Notícias, por exemplo. Contudo, este veículo de comunicação sempre cita nosso blog, o que é muito legal da parte deles. Outros utilizam nossa matérias simplesmente sem citar o blog e, até aí tudo bem, realmente não me importo. O que me deixa mesmo f(*) é quando estes veículos mandam estas matérias para outros sites de referência, assinando como se eles tivessem produzido a matéria, com os créditos para eles (clique aqui para ver um exemplo).
Quando me refiro a "site referência" estou falando de sites como o Futsalpr, que recebe notícias esportivas de todo o Estado e vira referência para toda a imprensa estadual. Sempre acesso este veículo para ficar à par do que está acontecendo no Estado e volta e meia, me deparo com matérias que eu mesmo escrevi (assinadas por jornais como o Paraná Centro, que assina a matéria que coloquei como exemplo no link acima).
Enfim, termino este "post-desabafo" com uma indagação: Vale a pena lutar pela validade do diploma de jornalista, se os meios de comunicação não fazem, se quer, o básico que seria citar fonte, quando este não escreve suaa matérias? Acredito que SIM! Pois é necessário (e urgente) que tenhamos mais profissionalismo e ética nos veículos de comunicação.
Deixem para nós (os blogs dos não jornalistas) a tarefa de cometer as gafes e os vexames da comunicação, ok?!


24.11.09
Posted in:
1 comentários:
acho q nem seria validar o diploma...e sim a capacidade e responsabilidade desses palhaços vestidos de JORNALISTAS... abaixo a farra desses porcalhões....
Postar um comentário