Ratinho Jr quer criar torcida única

A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei do deputado Ratinho Júnior (PSC-PR) para tornar obrigatória a torcida única em jogos de futebol.
O Projeto de Lei 6569/09 contém medidas para impedir a violência nos estádios brasileiros.O deputado explica a proposta. “A entidade esportiva que vender ingressos para mais de uma torcida será punida com a perda do mando de campo, no mínimo, por seis meses.A medida também será usada em outras competições”.
O deputado busca com isso, diminuir a violência nos estádios de futebol e fazer com que as famílias,mais seguras, possam frequentar os estádios em paz e sem violência.

Fonte: lobonoticias.blogspot.com

Proposta bastante polêmica esta do Deputado Ratinho. Vejam este caso, por exemplo: Se somente a torcida do São Paulo pudesse ir ao jogo São Paulo x Santos, no último domingo, na reestreia de Robinho pelo Peixe, o público seria ainda menor. Um catástrofe e um disperdício, pois a Arena Barueri estava quase vazia. Foram vendidos apenas 2000 ingressos para a torcida santista, já que não tinha o mando do jogo. Ou seja, o São Paulo não perdeu só o jogo, também perdeu dinheiro no último domingo.
Ainda há o caso de clubes paranaenses (e de outros estados) que mandam jogos em cidades do interior quando enfrentam times tradicionais e de muita torcida (como Corinthians ou Palmeiras) para conseguirem maior renda. O estádios ficam cheios com as torcidas adversárias, mas quem ganha é o clube mandante.
E também não podemos esquecer que a confusão do jogo Coritiba x Fluminense, na última rodada do brasileiro de 2009 (e principal motivador da idéia de Ratinho Jr) foi gerada "apenas" pela torcida coxa-branca e não por briga entre torcedores rivais. Nesta semana, outro incidente aconteceu em Prudentópolis, no jogo Serrano x Nacional. Algumas pessoas ligadas ao clube prudentopolitano teriam agredido torcedores do próprio Serrano. Não havia torcedores do Nacional na confusão...
Trocando em miúdos: O que o futebol precisa mesmo é de mais organização dos clubes e menos organização das "organizadas", que são o verdadeiro câncer do futebol brasileiro. Criar leis que impedem o direito de ir e vir (que é, inclusive, um direito constitucional) sempre são formas de tapar o sol com a peneira e dificilmente resolvem o problema, mas servem bem para "aparecer" com o nome na mídia em ano eleitoral, empolgando os menos avisados.

Vocês concordam? Discordam? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo.

3 comentários:

Marinho disse...

Não concordo e nem discordo... muito pelo contrário...

Anônimo disse...

Sou totalmente favorável a este projeto de lei. Esta proposta não é nova, pois já a muito tempo estamos debatendo sobre o assunto, a atitude do deputado Ratinho é louvável pois já estamos na primeira década do século 21 e ate agora só houve blá... blá... blá... e nem uma autoridade constituída de defesa da sociedade brasileira (procuradores) tomaram atitude de coragem para a mudança. Todas as propostas de mudança de paradigma é polêmica, pois por educação e culturalmente fomos induzidos a padrões, tradições de comportamento. Esta proposta é uma das soluções para serem implantadas urgentemente com o objetivo de reduzir ou eliminar os vandalismos praticados por torcidas organizadas ou uniformizada. Ela parece neste momento que tem uma ação generalista, radical, mas na sua essência ela pode modificar com o tempo o comportamento destes indivíduos, vândalos, bandidos e criminosos camuflados. Quanto o direito de ir- e -vir, é uma lei constitucional, que foi criada para seres humanos. O que não é o caso de grupo de adolescentes desequilibrados, quase sempre alcoolizados ou drogados, agredirem outro ser humano, percebendo ou achando que é um torcedor monstro, inimigo e letal. Quanto aos exemplos que você colocou são todos acontecimentos isolados. O São Paulo jogando fora dos seus domínios. Briga de duas torcidas do mesmo time.

Márcio Nei disse...

Olá, anônimo.
Quando vc fala:
"Esta proposta é uma das soluções para serem implantadas urgentemente com o objetivo de reduzir ou eliminar os vandalismos praticados por torcidas organizadas ou uniformizada".

Você não acha que o caminho seria a eliminação destas torcidas organizadas?
Pois impedindo uma torcida de comparecer ao estádio vc faz com que que o torcedor pacífico perca seu direito de assistir ao espetáculo por conta dos atos destas toercidas.

Outro problema seria como comprovar que aquela pessoa é torcedor do time A ou B. por exemplo, se acontece de entrar num estádio um grupo de + ou - 30 pessoas torcedoras de um time que joga fora da casa se dizendo torcedores da casa só para poderem assistir, imagina o tamanha do perigo que eles correriam dentro de outra torcida.
Não está escrito na testa de ninguém para que time ele torce...

Mas enfim. Obrigado por expor seu ponto de vista, mas não não consigo concordar com uma proibição generalizada, se o problema é localizado: "torcidas organizadas". Para mim estas sim, deve ser o alvo de maior fiscalização ou mesmo de proibição.

Um abraço.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification