Um Estado, várias realidades.

Clubes de Futsal paranaense estão entre os milhões e o amadorismo.
Que o nível do Futsal Paranaense aumentou nos últimos anos não há a menor dúvida: O Estado terá, pela primeira vez, quatro equipes disputando a Liga Futsal, mesmo numero de clubes do Rio Grande do sul, Santa Catarina e São Paulo; Anos passado Marechal e Umuarama quase chegaram à decisão da Liga; No Paranaense, além dos times que participam da Liga Futsal, outras equipes chegam com grandes chances de título (como o São Miguel, que foi vice no ano passado); Há um grande movimento de atletas de outros estados (considerados como grandes centros o esporte) vindo para a disputa da Chave Ouro pelo alto nível competitivo. Enfim, o Futsal só vem crescendo nos últimos anos e já é reconhecido nacionalmente.
Por outro lado, este crescimento demanda maiores investimentos e aí surgem diferenças entre os clubes, que neste ano, provavelmente, ficarão mais acentuadas do em anos anteriores.
Mesmo antes de a bola rolar, duas equipes tradicionais já jogaram a toalha: Pato Branco, campeão paranaense de 2006 e Rio Branco de Paranaguá, um dos clubes esportivos mais antigos do Estado. Ambas com problemas de “caixa” para manter seus times numa competição deste porte.
O Francisco Beltrão, com muitos problemas financeiros em 2009, não conseguiu apoio para viabilizar uma equipe e “emprestou” sua vaga na Chave Ouro para o Foz Futsal. A equipe da tríplice fronteira terá um dos maiores investimentos do Paraná, com os patrocínios de empresas como a Itaipu, Penalty e Correios.
Outro clube que promete levar a disputa do Paranaense de Futsal para outro patamar é o Umuarama. A equipe está prestes a fechar uma parceria com a OI Telecon, que pode render aos cofres do clube a quantia de R$ 1 milhão por ano - um investimento muito maior do que a grande maioria dos clubes do Estado.
De 1 milhão para 10 mil:
Enquanto os umuaramenses falam em milhões, o semi-profissionalismo ainda é existente na Chave Ouro de Futsal: O Clevelândia anunciou, através de seu presidente, João Carlos Reichemback, que pretende formar uma equipe apenas com jogadores que trabalhem em outras atividades durante o dia e treinem à noite, três vezes por semana. Esse era o sistema utilizado pelo clube na Série Prata. Será mantida a base do ano passado, acrescida de três reforços, o goleiro Fernando, que havia acertado com o Pato Branco e dois alas. A diretoria pretende trabalhar com um orçamento de R$ 10 mil mensais e o objetivo neste primeiro ano de Série Ouro é não cair para a Série Prata.
Meio termo:
Em Guarapuava, o Clube Atlético Deportivo anunciou, nesta semana, alguns apoiadores para a temporada 2010. Além da Prefeitura Municipal, uma loja de aparelhos celulares, uma concessionária de automóveis, um banco, uma empresa de engenharia, uma empresa de construção civil e imóveis e uma empresa de produtos alimentícios, já firmaram a parceria e devem render ao clube um investimento intermediário para a disputa da competição, com valores abaixo das equipes da Liga Futsal, mas superiores às das equipes que lutarão apenas para não cair para a Prata.
No ano passado a estratégia foi a mesma: com investimentos abaixo dos grandes clubes e com uma equipe formada por atletas desacreditados até então, o time conseguiu sua melhor classificação no Paranaense (5º lugar). Para quitar as despesas, o clube contou com a força do torcida que compareceu em grande número ao Ginásio Joaquim Prestes, fazendo a melhor média de público da Ouro, e com a venda de duas rifas: uma durante a competição de 2009 e outra no final do ano. Mesmo assim o clube fechou 2009 no vermelho, mas sem ficar devendo salários a nenhum atleta, a dívida (administrável, segundo membros do grupo gestor do clube) é parte de um empréstimo bancário, que deve ser quitado com a verba dos novos patrocinadores.
Resumo da ópera: cada vez mais, a gestão financeira dos clubes será decisiva para o futuro do esporte. Quem administra melhor, consequentemente, terá melhores resultados dentro de quadra.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification