
No próximo dia 15 de abril (quinta-feira), o 26º Grupo de Artilharia de Campanha, receberá 100 adolescentes de 14 a 16 anos, da rede pública de ensino de Guarapuava, que participarão do Projeto Forças do Esporte.
O projeto é uma promoção do Ministério da Defesa em conjunto com o Ministério do Esporte e existe desde 2003, mas em 2010 é a primeira vez que Guarapuava recebe a ação federal, que será gerenciada pelo 26º GAC e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de empresas parceiras.
O objetivo é de cunho social: quatro vezes por semana, os alunos (selecionados pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura) serão recebidos pelo 26º e terão atividades no contraturno de seus horários de aula. No quartel, os adolescentes terão almoço, atividades de reforço escolar, aulas de informática e as atividades desportivas como o futebol e o volei, inicialmente. A idéia é implantar também o judô e atletismo no decorrer dos sete meses do projeto e, também, aumentar o número de alunos participantes nos anos seguintes.
Participarão das atividades dois professores de educação física, contratados pelo Governo Federal e profissionais do próprio 26º GAC. Também participarão estagiários e voluntários envolvidos no projeto.
O comandante do 26º GAC, o Tenente-Coronel Cesar Augusto de Araújo ressaltou, em entrevista coletiva promovida por alunos da especialização da Unicentro, que o objetivo principal é a contribuição na formação cidadã dos jovens que serão atendidos, mas também não descarta a possibilidade de que surjam novos valores: "O objetivo é social, mas nada impede o surgimento de revelações do esporte e, neste caso, encaminharemos estes adolescentes para equipes do município, para que desenvolvam ainda mais os seus talentos", explicou o Comandante.
A entrevista coletiva também abordou a participação do Comandante Araújo na missão de paz no Haiti. O militar explicou como se deu da participação brasileira desde 2004 no país e falou sobre a sua experiência particular em solo haitiano.
0 comentários:
Postar um comentário