O assunto é recorrente, mas a arbitragem foi, novamente, foco de comentários e reclamações dos clubes que disputam o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, neste final de semana.No jogo entre Palotina e Guarapuava, disputado no último sábado (dia 3), ambas as equipes não ficaram satisfeitas com a atuação da arbitragem que distribuiu cartões em excesso, causou confusões com a torcida e marcou lances polêmicos que teriam influenciaram no resultado final.
Mesmo tendo vencido a partida por 2x0, do lado do guarapuavano, a principal reclamação é de que a arbitragem foi confusa, prejudicando o time em vários momentos, o que muitas vezes causou desequilíbrio emocional na equipe: Cartões inexplicáveis e situações “arrumadas” teriam sido a tônica dos juízes que não agradaram o time guarapuavano.
Do lado palotinense, a principal reclamação foi sobre o lance da cotovelada de Diógenes em Edson. O jogador do Palotina foi expulso e o Guarapuava aproveitou para marcar seu primeiro gol, com um homem a mais. Para a diretoria palotinense o pivô do Guarapuava teria simulado o lance e o resultado teria sido fatal para a derrota do Palotina. Além disso, a arbitragem também teve problemas com a torcida, solicitando à Polícia alguns torcedores que fossem presos. Entretanto, segundo relatos, os torcedores estavam apenas incentivando o seu time.
O assunto é polêmico, mas há muito se discute sobre o nível técnico das arbitragens no Campeonato Paranaense. As equipes fazem, cada vez mais, grandes investimentos para montarem equipes de alto nível, mas muitas vezes, as arbitragens não acompanham o crescimento dos clubes e do próprio campeonato, considerado por muitos, um dos mais fortes do país.
A maior reclamação é de os clubes assumem grandes responsabilidades enquanto a arbitragem segue de forma precária. Assim, a indagação fica é a seguinte: O que pode ser feito para que a Federação Paranaense prepare melhor os árbitros da Chave Ouro?


5.7.10
Posted in:
1 comentários:
Márcio, eu acho que a Federação deveria colocar o curso de arbitragem de futsal somente para pessoas com curso superior em alguma área, com pós graduação e principalmente, que goste de futsal. Me parece que, atualmente, qualquer um, que saiba ler e escrever pode ingressar no curso. Veja bem, sou professor e gosto muito de futsal, apesar de minha área ser a matemática. Um tempo atrás, quis fazer o curso que a Liga proporcionou, mas me disseram que esse curso não servia para mim...isto é...que não retornaria nenhuma pontuação na minha carreira. Ora, eu queria fazer por que gosto de futsal e nas escolas que eu trabalho, por vezes, organizamos os chamados torneios intersalas e aí me senti na obrigação de correr atrás de tal qualificação, mas na oportunidade fui mal atendido, como sempre em Guarapuava na Liga ou mal interpretado pela pessoa que me atendeu. Acho que dessa maneira, os árbitros que temos hoje são só o parente do vizinho do seu Tal, ou o sobrinho do seu Fulano...e por aí vai, e no Paraná inteiro não deve ser diferente.
Postar um comentário