Duas equipes consideram a partida, um clássico
As equipes do Clube Atlético Deportivo, de Guarapuava, e do Paraná Clube, que jogam no próximo sábado (23) em Curitiba, fizeram desde a temporada passada, sete jogos. Todos muito disputados e com histórias de muita rivalidade, apesar das equipes se encontrarem na Chave Ouro do Campeonato Paranaense apenas nestes dois últimos anos. Em 2004 as equipes também se enfrentaram, mas pela Chave Prata, em Guarapuava.
Uma curiosidade interessante é que nenhum dos dois nunca conseguiu vencer jogando na casa do rival. Além disso, as equipes sempre estiverem frente a frente nas fases seguintes da primeira fase da Ouro. Por isso tantos jogos em tão pouco espaço de tempo (2009 e 2010).
É clássico?
É clássico?
Normalmente, é chamado de clássico um jogo de muita tradição, geralmente envolvendo equipes de uma mesma cidade ou região. Mas neste caso específico, as duas equipes encaram os confrontos como um clássico recente do futsal do Estado, em uma acirrada disputa de capital contra interior.
Não entrando no mérito do confronto ser ou não, um clássico. Confira como foram os jogos nas história das duas equipes:
- 2004 - Guarapuava 2x2 Paraná Clube
A primeira vez que os dois times se encontraram foi no Paranaense de Futsal, Chave Prata de 2004. O time do Paraná era dirigido por Joel de Locco, que depois seria técnico da equipe guarapuavana na Chave Ouro de 2007. Já o Guarapuava tinha uma equipe formada somente por jogadores da cidade e era dirigida pelo técnico Alaor Gomes de Lima. O empate em 2x2 no ginásio do Guarapuava Esporte Clube foi o único placar de igualdade no confronto entre as equipes. - Dia 2 de abril de 2009 - Guarapuava 4x3 Paraná Clube
A equipe do Guarapuava estava em formação, mas já levava bom público ao Joaquinzão. Viola e Antony abriram o placar e o primeiro tempo virou 2x0. No começo do segundo tempo o Paraná diminuiu, mas no lance seguinte Alex He-Man dixou Viola na cara so gol para fazer 3x1. O quarto veio com Davi, aproveitando um rebote. Parecia fácil, mas o Paraná Clube buscou masi dois gols e deixou o final emocionante, com o Guarapuava se segurando para garantir a primeira vitória do confronto.
- Dia 25 de julho de 2009 - Guarapuava 2x1 Paraná Clube
Um público de 2300 pessoas acompanhou o jogo no Joaquim Prestes incentivando o CAD, mas quem abriu o placar foi o Paraná Clube, Com Martin, em jogada rápida de contra ataque. O time de Guarapuava sentiu o gol e só conseguiu empatar no segundo tempo, com um gol de cabeça de Alex Gaúcho. A virada veio com Alex He-Man, em jogada individual. Na comemoração, o pivô fez o gesto do personagem dos desenhos animados e levantou a torcida.
- Dia 26 de setembro de 2009 - Paraná Clube 2x0 Paraná Clube
O último joga da segunda fase no Paranaense de 2009 foi amargo para os guarapuavanos: O time de Guarapuava precisava de um empate em Curitiba para se garantir em primeiro lugar do grupo, mas acabou perdendo de 2x0, com gols de Daniel e Matin. Com o resultado houve um tríplice empate entre Marechal, Cascavel e Guarapuava e, pelo saldo de gols average, os guarapuavanos ficaram na terceira colocação e caíram na quartas de final contra o Umuarama, que acabou eliminado o Guarapuava do Paranaense.
- Dia 7 de abril de 2010 - Guarapuava 2x1 Paraná Clube
A primeira partida entre as equipes em 2010 aconteceu no ginásio do Trianon, pois o Joaquim Prestes estava interditado, depois de um mês da tragédia com o jogador Róbson Rocha, durante a Copa 200 Anos de Guarapuava, no Joaquim Prestes. O Trianon estava lotado e o Guarapuava dominou a primeira etapa, marcando 2x0: gols de Édson e Japonês (de pênalti). No segundo tempo o domínio foi tricolor, mas o Guarapuava se defendeu bem até os 35 minutos, quando Bipe diminuiu. Os minutos finais foram de sufoco, mas Guarapuava conseguiu a vitória.
- Dia 10 de julho de 2010 - Guarapuava 3x0 Paraná Clube
Na segunda fse do estadual, o Joaquinzão já passava por obras para troca do piso e o jogo foi realizado no ginásio do SESI em Guarapuava. Carrapicho abriu o placar aos 12 minutos. Ainda no primeiro tempo Ricardinho ampliou e aos 25, na segunda etapa, Neto fechou o placar. Outro destaque neste jogo foi Brigadeiro, que fechou o gol guarapuavano, não dando chance ao time da capital. O destaque negativo ficou por conta de Biro, que fez um gesto para um torcedor e ficou "marcado" por um bom tempo pela torcida guarapuavana.
- Dia 14 de agosto de 2010 - Paraná Clube 5x2 Guarapuava
O Guarapuava teve uma pequena crise no meio da segunda fase, perdendo três partidas em seqüência: a terceira foi justamente para o tricolor, que deixou o clima tenso no time Guarapuavano. O Paraná marcou com Bipe, Gérson, Bruno, Victor e Daniel. Guarapuava marcou com oliveira e Ricardinho, nos segundos finais. Além de muitos gols, o jogo teve muita confusão: Neto, do Guarapuava, e o técnico Júnior foram expulsos depois de uma confusão no intervalo. No segundo tempo Édson também levou vermelho, depois de agredir um jogador do Paraná.
- Dia 1º de outubro de 2010 - Guarapuava 5x3 Paraná Clube
As equipes voltaram a se encontar no ginásio Joaquim Prestes em mais uma partida tensa. Japonês e Carrapicho abriram o placar aos 4 e aos 5 minutos. Na sequencia, Martin foi expulso e, com uma mais, Neto ampliou para 3x0. Depois foi a vez de um guarapuavano ser expulso: Biro. Com uma mais o Paraná empatou depois de uma bola desviada em Carrapicho, que enganou Brigadeiro. Mas na jogada seguinte Japonês marcou seu segundo gol no jogo. No segundo tempo Daniel diminuiu para o tricolor e, nos intantes finais, foi a vez do goleiro Brigadeiro marcar seu primeiro gol pelo Guarapuava. A torcida ainda comemorava o gol do arqueiro quando Danilinho marcou mais um para o Paraná e fechou o placar em 5x3.
- Saldo de 5 vitórias do Guarapuava e 2 vitórias do Paraná e 1 empate, com 20 gols guarapuavanos e 17 gols paranistas.
Depois de relembrar todas as "batalhas" entre as equipes, eu pergunto para você: É clássico ou não??? Responda nos comentários.
10 comentários:
Guarapuava x Paraná é o clássico GUARANÁ!
rs
Acho que é um grande jogo do nosso futsal hoje e está nascendo uma boa rivalidade, um jogo que dá gosto de assistir. É um clássico sim, sem sombra de dúvidas!!!!!
GUARANÁ, é boa hein! huahauha
Não!
Clássico são jogos entre times que tem titulos e história!
Como CvelxUmuarama
Umuarama x Copagril
Cvel x Copagril
Marcio.... o jogo da Copagril em Maringá será amanhã, sexta.
E nesta tenho que concordar com o Cascavel, chamar o Guarapuava e Paraná de clássico é forçar um pouco. Daqui a pouco vocês conquistam um título aí poderão chamar os jogos contra Cascavel, Umuarama e Marechal de clássico.
Isto posto, abraços.
Marcio,
Vale lembrar que o primeiro encontro entre as duas equipes foi na Chave Prata em 2004, quando o Joel de Locco era técnico do Paraná, o jogo foi realizado no GEC, e o placar ficou em 2 x 2, nosso time era formado apenas por jogadores guarapuavanos e comandados pelo competentissimo Titio Alaor.
Para mim um clássico não depende tanto de títulos... acho que é mais relevante a cidade ou região.
Acho que dá para chamar Cascavel e Marechal de clássico por serem da região Oeste, por exemplo... o Umuarama contra os dois já acho meio forçado, mas passa por que os times se enfrentam na Liga e nestes jogos se pode considerar o Estado do PR em uma grande região...
Valew pela informação Gustavo, vou fazer uma postagem à respeito.
E obrigado ao Liberato pela lembrança do jogo de 2004. Também lembrava que o Paraná já esteve aqui, mas não tinha certeza de quando e de qual tinha sido o resultado e se era jogo do Paranaense. Vou atualizar este post com esta informação.
cascavel x jiboia
cascavel x jararaca
cascavel x anaconda (classico do cinema?!)
Esses classicos de quem gosta de cobra nao é conosco.
kkkkkkkkkkk, verdade anonimo, os caras de Cascavel, e MCR parecem que gostam.ahahahahahahaha.
Postar um comentário