Guarapuava pode mudar sua história no estadual e avançar para as semifinais

CAD chegou perto das semifinais por 3 vezes, mas sempre caiu nas quartas
Depois que subiu para a Chave Ouro, depois do vice campeonato da Chave Prata em 2005, a equipe guarapuavana do Clube Atlético Deportivo esteve por três vezes próximo das semifinais, mas o clube nunca conseguiu passar das quartas de final do Paranaense de Futsal. Com nova fórmula, sugerida pelo clube em 2010, a expetativa é que, finalmente, esta barreira seja quebrada.
Em 2006, já no primeiro ano na Chave Ouro, o time guarapuavano chegou às quartas de final contra a equipe de Pato Branco, que venceu os guarapuavanos e se sagrou campeão. No ano seguinte a história se repetiu, mas desta vez o algoz foi o time do Umuarama, que desclassificou o CAD e terminou com o título do campeonato.
Em 2009, um tropeço na última rodada da segunda fase deixou a equipe em 3º de seu grupo. Empatado em pontos com Marechal e Cascavel, Guarapuava levou desvantagem no saldo de gols e, novamente, teve o Umuarama pela frente. As equipes voltavam a se encontrar, mas desta vez a decisão da vaga foi em Guarapuava: mesmo empatando na casa do rival, a equipe não suportou a força da equipe umuaramense em Guarapuava e ficou, mais uma vez, de fora das semifinais.
Depois de tantas tentativas ficarem "na trave", o clube de Guarapuava sugeriu uma nova fórmula no arbitral da Chave Ouro de 2010: Uma terceira fase com dois grupos de quatro equipes, classificando duas para a fase decisiva: “Nós fizemos a proposta. Só conseguimos fazer contratos com os atletas por um período mínimo de 10 meses. Nos últimos anos fomos eliminados nas quartas de final e continuamos arcando com as despesas, mesmo sem estarmos jogando. Agora temos, pelo menos, mais três partidas em casa se passarmos da segunda fase”, alegou o presidente do CAD, José Válter Liberato, na época. Além disso, a disputa em uma chave de quatro equipes com jogos de ida e volta tirou um pouco a responsabilidade de ter que decidir em apenas em duas partidas uma vaga para as semifinais.
Guarapuava tenta quebrar a escrita
Neste final de semana a equipe guarapuavana poderá, finalmente, assegurar o benefício da nova fórmula de disputa e quebrar este tabu de nunca avançar para a fase decisiva do estadual: O CAD recebe, nesta sexta feira (dia 29) o Marreco de Francisco Beltrão, no Joaquim Prestes, com a missão de conseguir três pontos e, praticamente, carimbar a vaga. No sábado, Umuarama e Paraná Clube fecham a rodada e, em caso de vitória do Umuarama, a equipe guarapuavana estará garantida nas semifinais com uma rodada de antecedência.
O presidente do CAD considera que a façanha será importante não só para o clube, mas também para a cidade: "Será a primeira vez não só do clube, mas de Guarapuava. Se a classificação vier, significa um passo importante para o futsal local e para nos firmarmos entre os grandes do Paraná. É tambpem a afirmação de um trabalho bem feito, com pessoas sérias", observou Liberato.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification