Federação prorroga as inscrições da Chave Ouro de Futsal

Algumas das equipes que participam da Chave Ouro de Futsal solicitaram à Federação Paranaense de Futebol de Salão mais tempo para viabilizarem suas equipes para a disputa do principal campeonato do salonismo estadual.
Agora o prazo (que terminaria nesta segunda feira) vai até as 17 horas da próxima quarta feira (dia 2 de fevereiro) para que os clubes confirmem suas participações.
Oficialmente apenas a Adeafi de Foz do Iguaçu desistiu da competição. O Rio Branco de Paranagá já foi convidado para ocupar a vaga, mas a equipe do litoral ainda não deu sua resposta oficial à FPFS.
Outra dúvida é sobre o prosseguimento do acordo entre Foz , que representou a vaga do Beltrão Futsal em 2010. O Foz deseja jogar a Prata, mas o Beltrão exige que o contrato de dois anos seja respeitado, sob pena de pagamento de multa contratutual.
Também existem rumores de que a ACF (campeã da Chave Prata) estaria com dificuldades para viabilizar sua equipe, entretanto a direção do clube garantiu que a equipe participará da Chave Ouro, ainda que com uma base formada por uma mescla do time da Prata de 2010 e a equipe cascavelense dos Jogos da Juventude.

Liga Futsal 2011 terá 24 equipes; Londrinense confirmado

Reunião confirmou a ampliação do número de times da Liga Futsal
Guarulhos (SP) - A Liga Futsal 2011 terá um novo formato. A reunião que deliberou as mudanças ocorreu nesta segunda-feira (31/1), em Guarulhos (SP), onde clubes e empresas proprietárias de franquias, dirigentes da CBFS e interessados em participar da principal competição do salonismo nacional definiram pela ampliação do número de participantes e a mudança da fórmula de disputas.
A partir desta temporada a Liga passará de 21 para 24 clubes, ampliando a briga pelo título. Com um aumento do número de participantes foi definida a nova fórmula de disputa, em que os clubes terão a primeira fase com todos jogando contra todos em turno único. Ao final da primeira fase os 16 melhores colocados avançarão.
Na etapa seguinte da Liga Futsal os 16 classificados serão divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Nesta fase, as equipes duelarão apenas contra as equipes de suas chaves, em turno e returno, com os dois melhores passando para as quartas-de-final. A partir desta fase, o campeonato passa a ter jogos eliminatórios (ida e volta), até a definição do campeão, que deve ser definido em novembro.
Em relação à temporada passada, serão sete novos clubes, inclusive com a mudança da Cortiana, que transferiu sua franquia de Farroupilha (RS) para Santos (SP), com a parceria com o Santos Futebol Clube. Além dos santistas, o Suzano/Penalty (SP) e IACC/Águia Seguros/Unimed (SC), entraram como franqueados da Penalty e da Umbro, respectivamente.
A ampliação do número de participantes implicou na inclusão do Distrito Federal e do Mato Grosso, que agora terão representantes na Liga Futsal. Peixe/Mazza (DF) e Mato Grosso (MT) foram aprovados pelo colegiado, bem como os convites ao São José Futsal (SP) e Colégio Londrinense (PR).

Confira os clubes participantes da Liga Futsal 2011
- Intelli/Orlândia (SP)
- Santos/Cortiana/Unilus (SP)*
- São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
- São José Futsal (SP)*
- SPFC/Bebedouro/Construban (SP)
- Suzano/Penalty (SP)*
- Florianópolis FutSal (SC)
- Krona/Joinville/DalPonte (SC)
- IACC/Águia Seguros/Unimed (SC)*
- Unisul/Seguridade (SC)
- Colégio Londrinense (PR)*
- Copagril/Faville/DalPonte (PR)
- Diplomata/Muffatão (PR)
- Gazin/Oi/Penalty (PR)
- Assoeva/Unisc/Krofam (RS)
- Atlântico Apti Uri Erechim (RS)
- Carlos Barbosa (RS)
- Macaé Sports (RJ)
- Poker/PEC (RJ)
- Praia/Pepsi/Curinga Fiat (MG)
- V&M Minas (MG)
- Anápolis Futsal/SuperBolla (GO)
- Mato Grosso (MT)*
- Peixe/Mazza (DF)*
Fonte: futsaldobrasil.com.br


Com as mundanças, São Paulo passa a ser o estado com mais representantes, com 6 equipes. Paraná e Santa Catarina se mantiveram com 4 representantes, enquanto o Rio Grande do Sul caiu para 3. Agora é ver se a supremacia paulista se confirma dentro de quadra.

Cascavel busca soluções "caseiras" para recompor o elenco

Daniel (ex-ACF) é a esperança da "serpente"
Depois de perder jogadores como Davi, Felipe e Aladinho, o Cascavel anuncia suas primeiras contratações, pensando na Liga Futsal e no Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2011.
Um deles é o o ala Daniel, que em 2010 foi campeão da Chave Prata com a ACF (Associação Cascavelense de Futsal, que defendeu a cidade vizinha de Corbélia na temporada passada) e que também teve passagens pelo Palotina e pelo futsal gaúcho.
O outro contratado é Edigleuson, que retorna à equipe cascavelense depois de uma conturbada passagem pelo clube. Em maio de 2009 o jogador pediu para ser desligado da equipe que ameaçava dispensar alguns atletas por baixo rendimento. Edigleuson estaria em possível lista dedispensa e por isso teria se adiantado à decisão do clube. Anteriormente o atleta passou pelo Umuarama e depois da passagem pelo Cascavel, o atleta passou pelo futsal do Azerbaijão e pelo Fzoz Futsal.
Além das duas contratações, a assessoria de imprensa do clube anunciou a renovação de mais 12 atletas: Donny, Deivid, Fernando, Issamu, Magrão,Adeirton, Caça, Hugo, Wanderson, Rafinha, Felipinho e Mateus. Os jogadores Osnei, Ratto e Roberto não foram anunciados e deverão ficar de fora da equipe de 2011.
Esta deverá ser a base da equipe do técnico Ney Victor, que se apresenta na segunda quinzena de fevereiro para iniciar sua pré-temporada.

Futsal x Futebol

Apenas três cidades do Paraná têm equipes na primeira divisão de futsal e futebol
Por Rafael Octaviano de Souza
As cidades de Curitiba (quase 2.000.000 de habitantes), Cascavel (aproximadamente 300.000 habitantes) e Paranavaí (aproximadamente 80.000 habitantes) possuem equipes no Campeonato Paranaense de Futebol da 1ª Divisão e Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro de 2011.
São 14 (quatorze) municípios representados por 16 equipes (não levando em consideração as possíveis desistências) para a Chave Ouro de 2011, considerando a ACF/Corbélia com inscrição pelo Comercial da cidade de Cascavel, e uma das vagas divididas por Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu que já possuem outras equipes (Adeafi e Marreco) na competição.
Curitiba possui 4 (quatro) equipes de futebol profissional na 1ª divisão, Atlético, Coritiba, Corinthians e Paraná Clube que também é o representante na Chave Ouro, Cascavel possui o Cascavel Clube Recreativo no campo, ACF /Comercial (Só que manda os jogos em Corbélia) e Cascavel Futsal na Ouro, e Paranavaí tem o ACP - Atlético Clube de Paranavaí no futebol e a São Lucas no Futsal.
Algumas curiosidades, o Paraná Clube é o único que mantem equipes nas duas competições (o Rio Branco de Paranaguá pode ser mais um caso seja convidado e aceite no futsal, e não seja rebaixado no futebol), enquanto isso o Cascavel Futsal é dirigido por Nei Victor, o mesmo é Presidente do Cascavel C.R, também atuou como técnico interino em 2011, e é pai do lateral direito Rafael. Já em Paranavaí o Presidente da São Lucas Nivaldo Mazzin é também o Presidente do Atlético Clube de Paranavaí, tendo conquistado um Campeonato Paranaense de futebol em 2007, e um Vice Campeonato Paranaense de Futsal (Taça Paraná) em 1982 pela São Lucas.
Das outras 11 cidades, Maringá, Londrina, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Umuarama, Foz do Iguaçu (esta ultima aguardando a confirmação das duas equipes) mantem equipes na elite do futsal e se esforçam no futebol nas disputas dos Campeonatos Paranaense da 2ª e 3ª divisão. Já Marechal Candido Rondon, Guarapuava, Quedas do Iguaçu, Palotina e São Miguel do Iguaçu (pelo menos até o inicio da inscrição da 2ª e 3ª divisão) possuem equipes apenas no futsal conseguindo ótimos resultados, principalmente (Guarapuava Campeão Paranaense 2011) e Marechal (Vice da Liga Futsal em 2011).
Fazendo o caminho inverso, no futebol são 12 (doze) equipes representando 09 (Nove) cidades (Coritiba, Atlético, Paraná Clube, e Corinthians são da capital), sendo que fora Curitiba, Cascavel e Paranavaí as cidades de Cianorte, Ponta Grossa, Paranaguá, Apucarana, Irati e Arapongas estão na 1ª divisão de futebol, mas ainda buscam acesso no futsal, nas Chaves Prata e Bronze (ainda não foram confirmadas as inscrições desse ano).
Cidades como Curitiba, Londrina, Cascavel, e Paranavaí conquistaram o título de melhor time no futebol e no futsal de nosso estado. Curitiba conquistou vários títulos no futebol ao longo desses anos (Internacional, América-Paraná, Britânia, Palestra Itália, Ferroviário, Agua Verde, Colorado, Pinheiros, Paraná Clube, Coritiba e Atlético) já no futsal foi o primeiro Campeão da Chave Ouro em 1995 através do Clube Curitibano, também conquistou muitos títulos na década de 80 com Unibox e Círculo Militar. Cascavel foi campeão no futebol em 1980 onde dividiu o título com o extinto colorado (hoje Paraná Clube), já no futsal foi campeão em 2003, 2004, 2005 assim como o DERAC/Cascavel campeão em 1978. Londrina foi Tricampeão no futebol nos anos de 1962, 1981, e 1992, já no futsal foi o primeiro Campeão Paranaense em 1973 (Taça Paraná), voltando a vencer em 74 com a equipe do Cacique, e em 1977 desta vez com a equipe do Florença. Paranavaí conquistou o título em 2007 no futebol com o ACP, e em 1976 no futsal com a DEMAFRA.
A cidade de Toledo disputará a 2ª divisão do futebol profissional (caiu em 2010) e a Chave Prata do Campeonato Paranaense de Futsal (foi vice da Bronze em 2010) com ótimas perspectivas de retorno a elite nas duas competições. Já Pato Branco Campeão Paranaense de Futsal em 1990 (Taça Paraná), e em 2006 (Chave Ouro), e com boas participações no Futebol Profissional ainda não deu sinais de participação em nenhuma competição. O Foz disputará a 2ª divisão no futebol, e dependo de alguns fatores (Adeafi pode desistir e o Foz não usar a vaga de Beltrão) ficaria na mesma situação de Toledo com as duas modalidades fora da elite.
Obs: Levei em consideração o direito de participação das equipes baseado no ano de 2010 (tanto no futebol como no futsal), já que ainda não foram feitas as inscrições para o Campeonato Paranaense Chaves Ouro, Prata e Bronze, e o Campeonato Paranaense de Futebol da 2ª e 3ª divisão.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paranaense_de_Futebol
http://www.futsalparana.com.br/
http://www.federacaopr.com.br/v2011/index.php
Livro “História do Futsal de Paranavaí”

Iraty goleia o Cascavel fora de casa

Azulão é o 3º na classificação, Cascavel segue na lanterna
Em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Paranaense, o Cascavel entrou em campo neste domingo(30) para enfrentar o Iraty. A partida realizado no Olímpico Regional marcou mais uma derrota da Serpente na competição.
O time de Ivair Cenci, que estreou na rodada anterior, acabou perdendo a segunda, desta vez por 3 a 0. E permanece com 1 pontos na tabela da competição ao lado do Paraná na lanterna. O Iraty chegou a 10 pontos e assumiu a terceira posição na tabela.
O jogo começou com uma forte chuva e truncado, o Cascavel tentava chegar ao gol, mas sem sucesso. No primeiro tempo foram poucas chances de gol.
No segundo tempo o Iraty voltou mais aplicado e fez o placar, na cobrança de falta Bruno abriu o placar aos 7 min, aos 29 min, Willian faz boa jogada pela direita e cruza para Gizo marcar. Aos 34 min, jogada ensaiada em cobrança de falta. Bruno recebe e chuta cruzado sem chances para Veloso. O Cascavel ainda teve Carlos Lima e Kim expulsos.
Na próxima rodada o Cascavel joga novamente em casa, contra o Atlético-PR na quarta-feira, às 22h. O Iraty viaja até Curitiba, onde enfrenta o Coxa na quinta, às 19:30h, no Couto Pereira.
FICHA TÉCNICA
CASCAVEL 0 X 3 IRATY

Data: 30/01/11 - Domingo
Local: Estádio Olímpico Arnaldo Busatto - Cascavel
Horário: 17:00 Horas
Árbitro: Robson Toloczko Coutinho
Assistentes: Carlos Braatz e Everson de Souza
CASCAVEL: Veloso, Rafael(Kalil), Rodrigo, João Renato, Tita(Augusto Cesar), Diego Corbari, Kim, Irineu, Pedro Neto, Clênio e Wellington.
Técnico: Ivair Cenci
IRATY: Renato, Maycon, Gilvan (Wendel), Renê, Marquinhos, Eduardo, Silvio, Bruno, Clayton, William e Jaime(Mauro).
Técnico: Gilberto Pereira.
Texto: Geraldo Bubniak (futebolparanaense.net)

Clique aqui para ver a classificação

Chave Ouro de Futsal: A maioria das equipes está praticamente pronta

Guarapuava manteve a base de 2010 para lutar pelo bi
A Federação Paranaense de Futebol de Salão confirmou oficialmente, nesta semana, que o arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, será realizado mesmo no dia 12 de fevereiro na cidade de Marechal Cândido Rondon.
A maioria das equipes já está acertando os últimos detalhes para iniciar a pré-temporada: Guarapuava (que manteve 70% da base campeã de 2010), Marreco Futsal, Paraná Clube, São Lucas de Paranavaí, Campo Mourão e Marechal Cândido Rondon já “fecharam” suas equipes para iniciar a competição. O último destes já está treinando, pois jogará, na segunda quinzena de fevereiro, a Superliga Futsal, na cidade mineira de Betim. O Paraná deverá retornar no dia 31, o Campo Mourão no dia 1º de fevereiro, e as equipes de Guarapuava, do Marreco e dos São Lucas, deverão iniciar os treinamentos na segunda semana de fevereiro.
Já a equipe do Umuarama, que joga em 2010 o Paranaense e a Liga Futsal, não revelou qual será sua equipe, mas promete para o dia 4 de fevereiro uma grande festa de apresentação. Sem tanto alarde, o Cascavel também confirmou participação na Liga Futsal e manteve a maioria do elenco, mas perdeu três jogadores que defenderam o vice-campeão paranaense no final da temporada 2010.
Uma quarta equipe poderá se juntar ao Marechal, Umuarama e Cascavel na Liga Futsal: trata-se do Colégio Londrinense, que em reunião com a CBFS no dia 31, deverá definir se participa ou não da competição nacional. Esta decisão é importante para que o time de Londrina monte sua equipe com foco apenas para o estadual ou para disputar as duas fortes competições no mesmo período.
Outras equipes que seguem contratando e estão com os elencos quase definidos são os times do Ciagym Maringá, do Palotina e, do estreante, Quedas do Iguaçu, que subiu da Chave Prata. As três equipes vêm montando equipes modestas, mas com muito potencial, se candidatando a serem surpresas da competição em 2011.
Indefinições
A equipe da ACF, que também vem da Chave Prata, confirmou que participará da Chave Ouro, mas espera apoiadores para poder montar sua equipe, que deverá ter boa parte da base de 2010.
Já o São Miguel é uma incógnita: depois de ficar de fora na primeira fase do estadual do ano passado, a equipe não mais informou sobre o andamento da preparação do clube. Entretanto espera-se que o clube participe de arbitral e, conseqüentemente, do Paranaense.
A principal indefinição é sobre a participação do Foz Futsal, utilizando a vaga do Beltrão Futsal, como foi feito em 2010. A princípio o clube jogaria a Chave Prata, mas como o acordo com o Beltrão valia para 2 anos, o clube terá que pagar uma multa se quiser deixar a parceria, a equipe iguaçuense promete uma resposta no dia 31 de janeiro. Em caso de respota negativa do Foz, o Beltrão terá que correr contra o tempo para estruturar sua equipe para a Chave Ouro.
Desistência
A única desistência oficial é a da Adeafi, também da cidade de Foz do Iguaçu. As dívidas e a falta de apoio levaram a diretoria a mandar um oficio pedindo mo afastamento do campeonato. Para a vaga, o Rio Branco de Paranaguá, 3º colocado na Chave Prata de 2010, foi convidado, mas a resposta da equipe do Litoral à Federação deverá ser oficializada somente na semana que vem.

Aos 20 anos, Patinha jogará na Suíça

A atleta terá uma bolsa de estudos e estará mais perto dos grandes centros do futebol feminino
A atleta guarapuavana Rafaela Dalmaz, mais conhecida como Patinha (apelido herdado de seu pai, Dirceu Pato, ex-jogador do Batel nos anos 90), está deixando o Brasil para tentar uma carreira na Europa. O destino é a Suíça, na equipe de futebol feminino do Zuchwik 05.
Entretanto, Rafaela ficou conhecida jogando futsal. Em 2008, a jogadora foi uma das responsáveis pelo título Paranaense da categoria adulto para a Associação Guarapuava de Futsal Feminino. Nos anos seguintes a jogadora atou em clubes de futebol e de futsal no Estado de São Paulo e seu desempenho logo rendeu várias convocações nas Seleções Brasileiras de base.
Seu último clube no Brasil foi o time de futsal de São José dos Campos. Apesar de preferir o futebol de campo, a ajuda de custo que Rafaela recebia do clube paulista, a fez optar pelas quadras em vez dos gramados. Na Europa a jogadora poderá, finalmente, atuar em seu esporte predileto com melhores condições que em terras tupiniquins.
Outro atrativo para a atleta foi uma bolsa de estudos em uma universidade suíça: “Sempre planejei não ficar só no Brasil, mas ir para outros países, conhecer culturas e estudar. E o que é mais importante é que vou fazer o que amo, jogar futebol”, revelou.
Outro desejo de Patinha, a médio ou longo prazo é chegar até o futebol alemão, que possui a melhor estrutura no esporte atualmente: "Primeiro vou pensar em fazer uma boa temporada aqui, me destacar, fazer com que meu time vá bem no campeonato nacional. Depois, daqui uns três anos, espero estar na Seleção principal," planeja a atleta.
* Com informarços do Jornal Diário de Guarapuava

ACF não sabe qual será sua verba para 2011

Depois da conquista inédita da Chave Prata do Campeonato Paranaense de
Futsal, no ano passado, apenas um fato é certo na ACF (Associação Cascavelense de Futsal): a participação pela primeira vez na elite do futsal do Estado, a Chave Ouro.
“Já confirmamos à Federação [Paranaense de Futebol de Salão] que disputaremos a Ouro. O prefeito de Corbélia [Eliezer Fontana] já sinalizou positivamente para nossa participação e agora ajuda a viabilizar patrocínios na
cidade e na região”, explica Marcio Rinaldi, supervisor do time cascavelense que representa o município vizinho na competição.
Segundo Marcio, que acumulará ainda o cargo de técnico da equipe junto com Cafú (Levino Vaz), apenas entre 10 e 15 de fevereiro a equipe tomará conhecimento do valor que lhe será destinado para o campeonato.
“Se for ‘X’, teremos determinado objetivo, se for ‘Y’ nossa meta será outra”, diz sem revelar as cifras que estima ser necessárias para disputar a competição.
A indefinição do patrocínio adia a formação do grupo de jogadores e do início dos treinos. “Infelizmente teremos cerca de um mês para nos prepararmos,
mas terá de ser assim. Quanto ao time, estamos conversando com os jogadores que defenderam a equipe no passado para saber quem tem interesse no nosso projeto e quer continuar no time. Teremos ainda alguns
jogadores da base e esperamos contar com atletas que disputam campeonatos na região, além de jogadores que defenderam Cascavel nos Jogos da Juventude”, explica Rinaldi, complementando que deve fechar o grupo com 16 ou 17 atletas – no ano passado, contou com 19 jogadores.
(Fábio Donegá)

Definição da parceria entre Foz e Beltrão será na segunda feira

Segundo informações da imprensa de Francisco Beltão, a indefinição sobre a participação da equipe do Foz Futsal na Chave Ouro, utilizando mais uma vez a vaga do Beltrão Futsal, deverá ter um fim na próxima segunda feira (dia 31).
Ainda nesta semana, a equipe da Adeafi, também da cidade de Foz do Iguaçu, anunciou que não participará da Chave Ouro (a FPFS já convidou o Rio Branco, 3º da Chave Prata 2010, que também dará sua resposta na segunda feira). Assim, os torcedores iguaçuenses esperam que a cidade consiga manter pelo menos uma equipe na Chave Ouro. Entretanto a diretoria do Foz Futsal anunciou, no final da temporada passada, que o desejo é de que a equipe jogue apenas a Chave Prata, onde tem sua vaga "de direito", se fortalecendo para disputar a Chave Ouro em um futuro próximo.
Por outro lado, o presidente do Beltrão Futsal, Névio Ghisi, ressaltou, quando indagado sobre a intensão do time iguaçuense, que o acordo firmado no começo do 2010 vale para dois anos. Assim, sendo se o Foz se decidir pela Prata terá que pagar uma multa recisória. O presidente da equipe beltronense, porém, não quis revelar qual seria o valor desta multa.
O Secretário de Esportes de Foz, Márcio Ferreira, cauteloso com o baixo desempenho do Foz em 2010, prometeu uma resposta na próxima segunda feira: "Por causa dessa dificuldade, estamos querendo disputar a Prata. Mas vamos conversar para não deixar o Névio Ghisi na mão, afinal ele nos ajudou bastante no ano passado. Na segunda-feira devemos fazer uma reunião para tratar desse assunto e definir o futuro do Foz Futsal".
Já Ghisi aguarda uma resposta do Foz para poder procurar uma nova alternativa na cidade de Francisco Beltrão ou em outro município, em caso de negativa: “Há interesse de alguns empresários em Francisco Beltrão de montar um novo time, mas eu não tenho o apoio da Prefeitura, o que torna praticamente inviável a participação" revelou o dirigente.
Com informações do blog adolfopegoraro.blogspot.com

O que eu acho? O Foz vai ter que "colocar na balança" as duas opções para ver a qual vale mais a pena: Pagar uma multa pesada e formar um bom time na Chave Prata, com grandes chances de lutar pelo título ou cumprir o acordo e montar dois times, um na Ouro e outro na Prata, correndo o risco de ir mal nas duas competições, assim como em 2010. Eu ficaria com a segunda opção, mas isso, é claro, vai depender do valor da multa...

Chave Ouro: Rio Branco pode retornar

Com a desistência oficial da equipe da Adeafi de Foz do Iguaçu, a Federação Paranaense de Futebol de Salão já fez um convite ao Rio Branco de Paranaguá para a participação na Chave Ouro de Futsal, o principal campeonato do salonismo estadual.
A equipe do Litoral foi a terceira colocada na Chave Prata de 2010, caindo na fase semifinal quando foi superada pela ACF de Corbélia, que, mais tarde, ficou com o título do campeonato.
O Rio Branco tem até a segunda feira (dia 31) para dar uma resposta à FPFS. Caso resolva continuar na Chave Prata, a próxima opção deverá ser a equipe de Cambé, 4º colocada na Prata de 2010, e assim sucessivamente.
Retorno
A última participação da equipe do Rio Branco na Chave Ouro foi em 2009. Na ocasião a equipe terminou em 12º lugar e tinha o direito de continuar a divisão principal do Campeonato Paranaense de Futsal. Mas, dias antes do arbitral de 2010, a equipe anunciou que não teria condições financeiras de participar. Pelas regras da Federação, o Rio Branco deveria ter jogado a Chave Bronze em 2010, mas recebeu um convite para a Prata e acabou fazendo uma grande campanha, chegando ao 3º lugar.

Paraná Clube anuncia Eli para o lugar de Rudi

Diretoria age rápido e anuncia ala Eli como novo reforço
Depois do comunicado do ala Rudi, que desistiu de defender o Tricolor em 2011, a diretoria do Paraná Clube/Vale Fértil agiu rápido e, em menos de 24 horas, anunciou o ala-direito Eli, de 26 anos, como novo reforço paranista para esta temporada. O jogador, que coleciona passagens por grandes clubes do futsal brasileiro, estava atuando no Tulpar, do Cazaquistão.
Mesmo de longe, Eli comentou que não deixou de acompanhar o futsal paranaense e ressaltou que o Paraná Clube/Vale Fértil está no caminho certo para ser um dos grandes clubes do salonismo estadual e nacional.
“Vejo com bons olhos esse meu acerto com o Paraná Clube. Tenho acompanhado o futsal do Estado através da internet e acredito que a equipe está caminhando bem para ser uma das grandes equipes do Estado. O Paraná tem um pensamento e um projeto vencedor e isso fez a diferença na minha decisão na hora de acertar”, revelou o novo contratado do Tricolor.
Quando defendia as categorias de base do Macaé, do Rio de Janeiro, Eli enfrentou o Paraná Clube, que na época era comandado pelo técnico Júnior. Destaque daquele confronto, o novo ala paranista afirmou que agora está ao lado do treinador para um ano cheio de conquistas.
“Eu acho bacana hoje estar trabalhando com um treinador que um dia foi um adversário antigo. Felizmente fiz grandes jogos naquela competição e consegui chamar a atenção do Júnior (técnico). Mas hoje estamos juntos e agora para sermos vencedores juntos com a equipe do Paraná Clube”, avisou Eli.
E o novo contratado do Tricolor Paranaense, otimista em relação a temporada de 2011, acredita que a equipe entra como uma das favoritas ao título da Série Ouro. “O Paraná Clube vem crescendo dentro do futsal paranaense e tem que pensar sim em títulos, pois o projeto está sendo feito para isso e a estrutura que o clube está nos dando é para sermos campeões do Estado”, finalizou o ala paranista.
Confira a ficha técnica do novo reforço do Paraná Clube/Vale Fértil:
Nome Completo: Eli Antonio do Nascimento Júnior
Apelido: Eli
Posição: Ala
Data de Nascimento: 18/03/1984
Peso/altura: 70 kg/ 1.78m
Clubes: Vasco da Gama (RJ), Macaé (RJ), Atlântico Erechim (RS), Malwee – Jaraguá do Sul (SC), Petrópolis (RJ), Cabo Frio (RJ), Mogadouro (PT), Instituto Dom João V (PT) e Tulpar (CAZ)
Fonte: paranaclube.com.br

Ala Rudi frusta o Paraná Clube ao acertar com futsal russo

Nota oficial: Depois de acertar, ala Rudi não vem mais para o Paraná
Sem mesmo antes se apresentar ao Paraná Clube/Vale Fértil, o ala Rudi, primeiro reforço contratado pelo Tricolor Paranaense para a temporada de 2011, comunicou a diretoria paranista, na tarde desta quinta-feira, 27 de janeiro, que não vai mais vestir a camisa azul, vermelha e branca neste ano. O comunicado foi feito pelo jogador, que foi contratado ainda em dezembro, apenas quatro dias antes da apresentação do elenco.
Segundo o comunicado de Rudi, a proposta recebida por um time do futsal russo foi irrecusável. O ala foi para a Europa ainda em dezembro para realizar testes médicos e físicos, mas avisou somente agora a diretoria paranista. No seu comunicado oficial, o jogador pediu desculpas e desejou sucesso ao Paraná Clube/Vale Fértil em 2011.
Com isso, a diretoria do Tricolor Paranaense corre contra o tempo e, nas próximas horas, o coordenador de esportes paranista, Joslei Luiz de Carvalho “Duda”, promete anunciar o novo reforço para a ala-direita do Paraná.
“Infelizmente perdemos um grande jogador, mas está vindo outro igual, se não melhor que ele. Estamos com a negociação com este atleta bem adiantada e devemos anunciar de forma oficial nosso novo reforço nas próximas horas”, garantiu Duda.
Fonte: futsal.paranaclube.com.br

Agora é oficial: Adeafi desiste da Chave Ouro

Alegando falta de apoio e desinteresse da classe empresarial e do poder público municipal, a direção da Adeafi Futsal solicitou desistência do Campeonato Paranaense da Série Ouro 2011. A afirmação é do presidente da associação, Valdeci Rolim de Freita, que enviou ofício à Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), nesta quinta-feira (27), comunicando a decisão do clube.
"É com imensa tristeza que enviamos o pedido de desistência. Estamos fora da Série Ouro. Se um dia retornarmos será na Série Bronze", disse. O dirigente afirmou que a equipe está sofrendo boicote da Secretaria Municipal de Esportes desde 2009, o que inviabilizou a participação do representante iguaçuense.
A Adeafi adquiriu o direito de disputar a elite do futsal estadual conquistando o título de campeão da Série Prata em 2007. Nos anos seguintes realizou boas participações, sendo semifinalista em 2008 e sexto lugar em 2009. A campanha mais fraca foi na temporada passada terminando na 12ª colocação.
Fonte: Radio Cultura de Foz do Iguaçu
Agora as atenções se voltam para as equipes do Rio Branco de Paranaguá e do Cambé Futsal, que chegaram às semifinais da Chave Prata do ano passado. As duas equipes deverão ter prioridade de um provável convite da Federação Paranaense de Futsal para participação da Chave Ouro de 2011.

Cascavel segue perdendo jogadores, mas confirma participação na Liga

Felipe (foto) foi contrado pelo Concórdia-SC
A equipe do Cascavel Futsal por muito pouco não desistiu da disputa da Liga Futsal de 2010. O presidente do clube Martin Lara chegou à afirma em entrevista à CATVE que o clube não participaria em 2010 por falta de verbas para a inscição da equipe. Porém, na quarta feira (26) à tarde, o clube fez o depósito de R$ 114.000,00, valor exigido pela CBFS e garantiu a presença no campeonato nacional.
Agora a desafio da equipe será manter sua base e repor as peças que já deixaram o clube: Em dezembro o fixo/ala Davi deixou o Cascavel, indo para o futsal italiano. Em janeiro foi a vez de Aladinho partir para o Kuwait. A última baixa foi a do ala Felipe, que foi contratado pelo Concórdia-SC, equipe que também participará da Liga Futsal, ocupando uma das vagas da Umbro (empresa de materias esportivos).
Segundo informações, o desejo do técnico Ney Victor era de que todo o time de 2010 continuasse, mas agora serão necessárias novas contratações para repor as peças que faltam no elenco, visando a Liga Futsal e o Paranaense Chave Ouro.

Prefeitura de Guarapuava confiram parceira com CAD

Depois de anunciar a Unimed como a primeira empresa a se tornar parceira do Clube Atlético Deportivo para a temporada 2011, a equipe guarapuavana anunciou a renovação do convênio entre o clube e a Prefeitura Municipal.
A parceria acontece desde que o CAD subiu da Chave Prata para a Chave Ouro de Futsal. De lá para cá foram cinco temporadas em que o clube contou com o apoio do poder público municipal. Nesta ano o objetivo do clube é conseguir manter os apoiadores e agregar novos patrocinadores para repetir a campanha que culminou no título estadual de 2010.

Curiosidades da Chave Ouro de Futsal

Foto: A Impacel de Arapoti, que tinha Manoel Tobias e a base da Seleção Brasileira, desistiu da Chave Ouro de 1995, 24 horas antes do congressos técnico

A equipe da São Lucas vai para a sua 17ª Chave Ouro consecutiva
Por Rafael Otaviano de Souza
Fundada em 1980, tendo como principais conquistas o Campeonato Paranaense do Interior (1993), Campeonato Futsal Total F.P.F.S (1990), vice-campeonato Paranaense (Taça Paraná 1982), várias finais de JAP’s, e diversas competições regionais todos na categoria adulta e muitas outras em categorias menores, o ano de 2011 marca a 17ª participação consecutiva no Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro, competição que teve inicio no ano de 1995, tendo como campeão a equipe do Clube Curitibano (Curitiba) com a São Lucas ficando com a terceira colocação.
Depois de muitos anos de Taça Paraná o Sr Jorge Kudri (in memoriam), Presidente da F.P.F.S criou o Iº Campeonato Paranaense Chave Ouro com o intuito de manter as equipes em atividade por mais tempo, já que no antigo campeonato, algumas equipes eram eliminadas em apenas um final de semana, ficando praticamente sem competições oficiais durante o restante do ano. Este campeonato contou com a participação de 24 equipes (a ideia inicial era de 16) de 18 municípios divididas em 04 grupos de 06 equipes cada, classificando-se as 04 primeiras de cada grupo (total de 16) para a disputa da Chave Ouro em 1996, ficando as demais (08 equipes) de fora, tendo a possibilidade de disputar o Campeonato Paranaense da 1ª divisão (Chave Prata) juntamente com outras, em uma formula de disputa semelhante à antiga Taça Paraná. Os dois primeiros colocados da 1º divisão teriam o acesso a Chave Ouro do ano seguinte, e automaticamente os dois últimos da Chave Ouro cairiam para a 1ª divisão (Chave Prata), dando mais emoção a disputa.
Essa alteração no campeonato foi a grande modificação dos últimos anos, tornando o futsal do Paraná ainda mais competitivo, pois as equipes tiveram a necessidade de investir, e com isso, as que não eram profissionais tiveram que se tornar para essas disputas. Participaram equipes como: São Lucas/Paranavaí, A.A.B.B/Jamel/Jandaia do Sul, Apucarana, Grêmio Londrinense/Londrina, Canadá/Londrina, Lupionópolis, Caixa Econômica Federal/Curitiba, Coamo de Campo Mourão, Pitanga, Clube Curitibano/Curitiba, Grêmio Patobranquense/Pato Branco, Clube Verde/Unimed/Ponta Grossa, Clube dos Trinta/Marialva dentre outras.
A São Lucas perdeu em Campo Mourão no dia 15/11/1995 pelo placar de 3 a 1 para a Coamo, essa derrota foi considerada como fundamental para a perda do título, pois a equipe de Paranavaí era a líder do quadrangular até o momento, e Campo Mourão jogou sem quatro titulares suspensos. O campeão foi o Clube Curitibano, seguido pelo Grêmio Londrinense e pela São Lucas e Coamo.
Um detalhe importante foi à desistência da equipe da Inpacel de Arapoti, tetra campeã paranaense, e uma das melhores equipes de todos os tempos que ocorreu 24 horas antes do congresso técnico, o atual técnico da São Lucas Luciano Bonfim foi o artilheiro da equipe na competição e Pezão escolhido o melhor jogador.
Fonte: Livro "História do Futsal de Paranavaí"

P.S.: Texto de Rafael Otaviano de Souza, autor do livro "História do Futsal de Paranavaí". Mais informações sobre o autor e sobre a obra pelo e-mail: rafaeloctaviano@hotmail.com

Tarcísio e Édson reforçam o São Lucas

Dois campeões da Chave Ouro de 2010 defenderão a equipe de Paranavaí
A equipe de futsal da São Lucas/Pédemais Calçados já esta pronta para iniciar a pré-temporada para o Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro 2011. A equipe já está praticamente definida, com a apresentação marcada para o dia 07/02 no Ginásio de Esportes Lacerda Braga, e a pré-temporada pode ser realizada no município de Porto Rico a 100 km de distância.
O elenco mescla jogadores experientes com jovens talentos, dois atletas campeões paranaense em 2010 pelo Guarapuava (Tarcísio e Edson), cinco atletas remanescentes de 2010 (Gabriel, Arielton, Jonatas, Geraldinho, e Lucao), dois do Porto Alegre-RS (Mauricinho e Xande), PC (Quedas do Iguaçú), Guga (Cyagim) e o jogador Chuí que teve boas passagens pelo clube.
A expectativa é de o time voltar a fazer boas campanhas como as de 2006 (6º colocado) e 2007 (5º colocado), já que nos últimos três anos a equipe ficou entre a zona de rebaixamento e a classificação para a 2ª fase. A meta primeiramente é permanecer na elite, tentando ficar entre os oito melhores colocados.

Elenco:
Goleiros: Arielton e Gabriel.
Beques: Tarcísio, PC, Jonatas.
Alas: Chuí, Geraldinho, Xande, Guga, e Mauricinho.
Pivô: Edson, e Lucao.
Ainda podem compor o elenco os jogadores Wesley e Rafael (este último juvenil), outros juvenis da cidade podem ser aproveitados.

Comissão Técnica:
Presidente: Nivaldo Mazzin
Diretor Técnico: Rafael Octaviano de Souza
Supervisor: Valter Araújo.
Treinador: Luciano Bonfim
Auxiliar Técnico: Leandro Pereira
Massagista e Roupeiro: Roberto Coelho
O Preparador físico ainda não esta definido

Texto: Rafael Octaviano de Souza

Boa sorte a Tarcísio e ao Édson nesta nova caminhada. Vamos torcer para que façam um grande campeonato pela equipe de Paranavaí.

Iraty vence o Arapongas em jogo tumultuado

Na abertura da quarta rodada do Paranaense 2011, o Iraty venceu por 1 a 0 o Arapongas no Estádio Emílio Gomes que teve 578 pagantes. A destaque negativo do jogo foi a arbitragem da partida.
O resultado deixa o Iraty temporariamente dividindo a liderança do estadual com sete pontos ao lado do Coritiba, o Arapongas se manteve próximos aos lideres com 6 pontos.
O único gol do Azulão foi marcado por Jaime, aos 31 min, do segundo tempo.
O campo encharcado prejudicou as duas equipes, o primeiro tempo foi equilibrado. No final do primeiro tempo, o árbitro do jogo, Luiz Alberto Alves de Abreu, assumiu a responsabilidade e anulou o gol do Iraty, alegando que o gol foi marcado com a mão.
O árbitro depois de afirmar que treinador do Iraty estava expulso, Gilberto Pereira seguiu dirigindo seu time normalmente em campo durante todo o segundo tempo.
Na segunda etapa os times continuaram atacando, o Iraty tinha o predomínio da partida. O técnico do time da casa, tirou Eydison e colocou Jaime, que entrou no jogo e fez o gol da vitória. No final da partida o Azulão segurava o resultado e o árbitro acabou expulsando o Zagueiro Bruno Matavelli do Arapongas.
Na próxima rodada o Iraty enfrenta o Cascavel fora de casa e o Arapongas enfrenta o Coritiba, os jogos estão programados para a tarde de domingo.

IRATY 1 X 0 ARAPONGAS
Local: Estádio Coronel Emílio Gomes - Irati (PR)
Árbitro: Luiz Alberto Alves de Abreu
Auxiliares: Rony Marcelo Slaviero e Celso Galvan
Público: 578
Renda: R$ 5.840,00
Cartões amarelos: Diogo e Sílvio (Iraty) Wellington (Arapongas)
Cartões vermelho: Bruno Matavelli (Arapongas)
IRATY: Renato; Maicon (Wendel), Renê, Gilvan e Bugiga (Eduardo); Diogo, Sílvio, Bruno e Cleiton; Eydison (Jaime) e Willian.
Técnico: Gilberto Pereira
ARAPONGAS: Danilo; Maicon, Bruno Matavelli, Douglas e George; Fabinho (Diego), Peu, Wellington e Jocivalter (Rafael Ricardo); Luciano e Val Ceará (Hermínio).
Técnico: Lio Evaristo
Texto: futebolparanaense.net

Jorge Mário reforça o Campo Mourão; Pré-temporada será em Santa Catarina

O experiente fixo Jorge Mário (35 anos) que jogou pela equipe de Marechal Cândido Rondon em 2010 é o último reforço do Campo Mourão para a Chave Ouro deste ano .
O atleta, que foi vice-campeão da Liga Futsal em 2010,  já atuou em grandes equipes como General Motors (GM), São Paulo e Banespa/SP; Carlos Barbosa (ACBF), do Rio Grande do Sul, além de Toledo, São Miguel, Cascavel e por último Marechal C. Rondon. Conquistando diversos títulos: tri-campeão paulista; bi-campeão da Taça São Paulo; bi-campeão da Taça Paraná; bi-campeão dos Jogos Abertos do Paraná e Jogos Abertos Brasileiros e campeão Paranaense em 2009.
Assim, a equipe mourãoense para 2011 é formada pelos goleiros Nika e Boquinha; os fixos Biju, Piliu e Jorge Mário; os alas Graffiti, Juninho, Eduardo, Preá e Taynan; e os pivôs Paulinho e Betinho. Jogadores juvenis do município também deverão integrar-se aos 12 atletas anunciados.
Equipe participa de torneio em SC
Outra novidade da equipe mourãoense é que parte de sua pré-temporada será realizada no Estado de Santa Catarina. De 14 a 25 de fevereiro acontece o Torneio de Verão Brejeiros e a equipe de Campo Mourão defenderá a cidade de Lontras-SC.
O torneio é um dos mais tradicionais do estado catarinense e, para participar, o time paranaense terá todos os seus gastos custeados pela pelo município de Lontras. A cidade ganha uma equipe forte para representá-la, enquanto o Campo Mourão ganha um torneio que servirá para sua preparação para a Chave Ouro.
A data de apresentação da equipe continua marcada para 1º de fevereiro, na segunda semana do mês a equipe viaja para Santa Catarina e, depois do torneio, retorna ao Paraná para finalizar sua pré-temporada.

Paraná Clube confirma pivô Vinicius como novo reforço para 2011

Pivô Vinícius fecha, por enquanto, o ciclo de contratações do Tricolor para 2011
A diretoria do Paraná Clube/Vale Fértil confirmou, na manhã desta quarta-feira, 26 de janeiro, o quinto reforço da equipe visando a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal de 2011. O pivô Vinícius, de 25 anos, que estava atuando no Chaves Futsal, de Portugal, é o novo contratado do Tricolor Paranaense para reforçar o time comandado pelo técnico Júnior.
E o novo reforço paranista, em entrevista exclusiva ao site oficial do Tricolor, afirmou que o Paraná Clube/Vale Fértil, com a equipe que formou neste ano, vai brigar pelo título da principal competição do futsal paranaense.
“O Paraná Clube já tinha uma grande equipe no ano passado. Acredito que com esses reforços anunciados, juntamente com a base mantida de 2010, temos condições de brigar pelo título em todas as competições que disputarmos, inclusive a Série Ouro do Paranaense. Minha expectativa é muito grande e vai ser um prazer enorme fazer parte desse grupo. Chego com muita vontade de ajudar”, revelou o novo pivô do Tricolor.
Vinícius disse também estar ciente da responsabilidade que a equipe de 2011 terá de levar o Paraná Clube/Vale Fértil novamente entre os quatro melhores times da Série Ouro. “Não tenho dúvidas que o time terá essa responsabilidade, até porque foram feitos alguns investimentos. Com muito trabalho, tenho certeza que vai dar tudo certo”, emendou Vinícius, que ressaltou que o projeto do Tricolor pesou na sua decisão de voltar para o futsal brasileiro.
“A estrutura e o projeto que a diretoria do Paraná Clube apresentou foram sim fatores que pesaram muito na minha decisão. Sempre ouvi falar bem do clube, tenho amigos do grupo do ano passado e que me apoiaram na minha escolha. Chego para ajudar. Sou pivô de movimentação, prefiro cair mais nas alas e tenho facilidade de finalizar com os dois pés. Quando visto a camisa procuro dar sempre o meu máximo”, completou o novo reforço paranista.
Com Vinícius, já são cinco reforços do Tricolor para 2011. Já haviam sido anunciados o fixo/ala Danilo e o alas Rudi, Betinho e Michel. Para esta posição, o técnico Júnior conta também com os pivôs Daniel e Fillipe.
Confira a ficha técnica do novo reforço do Paraná Clube/Vale Fértil:
Nome Completo: Vinícius Araújo dos Santos
Apelido: Vinícius
Posição: Pivô/ala
Data de Nascimento: 24/03/1985
Local de Nascimento: São Caetano do Sul (SP)
Peso/Altura: 78 kg/ 1.78m
Clubes que atuou: Banespa (SP), Barueri (SP), Minas (MG), Itajaí (SC), Macaé (RJ). Assoeva (RS), UTAD (PT), Belenenses (PT), Fundação Jorge Antunes (PT) e Chaves Futsal (PT)
Fonte: futsal.paranaclube.com.br

Assim o Paraná Clube fecha as contratações/ renovações para o início da Chave Ouro com 13 atletas: o goleiro Gabriel, os fixos Gérson, Martin e Danilo, os alas Marcelinho, Bruno, Villa, Michel, Rudi e Betinho e os pivôs Daniel, Fillipe e Vinícius. Provavelmente ainda haverá o acréscimo de alguns atletas da base para a formação do elenco paranista de 2011.

CAD inicia cadastros para o Sócio-Torcedor

A ficha de inscrição on line para que os torcedores do Clube Atlético Deportivo se tornem sócios-torcedores da equipe em 2011, já está disponibilizada no site oficial do CAD.
O sócio-torcedor terá direito a uma camiseta oficial do clube, carteirinha personalizada e entrada em todos os jogos do CAD no Campeonato Paranaense de Futsal (nas partidas em Guarapuava), com lugares previamente reservados no ginásio Joaquim Prestes. O preço masculino será de R$ 400,00 ou de 1+2 de R$ 145,00. O feminino custará R$ 300,00 ou 1+2 de R$ 110,00.
Clique aqui para acessar a página de formulário no site oficial do clube.

Começa temporada 2011 para Marechal Cândido Rondon

A sala de reuniões da Associação Atlética Cultural Copagril foi o palco do início da temporada 2011 para a Copagril Futsal. Na manhã desta terça-feira (25/01), estiveram presentes no local os 14 jogadores que irão defender as cores de Marechal Rondon e a comissão técnica comandada por Marquinhos Xavier. Os remanescentes do ano passado e os novos contratados foram apresentados à diretoria e aos presidentes Ricardo Chapla e Jaime Vilani, da Copagril e AACC, respectivamente.
Além dos jogadores que já estavam na equipe em 2010 (Léo Oliveira, Bernardo, Rafael, Renan, Gadeia, Dyego e Marquinhos) estiveram presentes os novos atletas que terão a missão de manter o time rondonense entre as principais equipes do salonismo nacional. Foram apresentados os jogadores Cris, Lucas, Marcel, Diogo Zuffo, Vini, Jédson e Vitor Jesus.
Ainda nesta terça-feira, na parte da tarde, os jogadores já começam a realizar as baterias de exames médicos e a realizar corridas em volta do campo da AACC para dar início ao aprimoramento físico. Sem Roberto Nunes, que foi desligado da equipe no início deste ano, os trabalhos serão comandados por Mário Raulino, o novo preparador físico da equipe. Raulino, de 24 anos, até ano passado trabalhou na Malwee/ Jaraguá. 
A primeira competição da Copagril neste ano será entre os dias 23 e 27 de fevereiro, quando o time rondonense estará em Betim (MG) para a disputa da Superliga.
Fonte: olhonabola.com.br

Da Itália, fixo/ala Danilo é o quarto reforço do Tricolor para 2011

O Paraná Clube/Vale Fértil segue reforçando seu elenco para a disputa do Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro. Depois de anunciar três jogadores, a diretoria do Tricolor Paranaense confirmou a contratação do fixo/ala Danilo, de 26 anos, que estava atuando no Olimpiadi Bisceglie, próximo a cidade de Bari, na Itália e que teve passagem vitoriosa pelo Londrina nos anos de 2007 e 2008.
Contente pela chance de defender o Paraná Clube/Vale Fértil em 2011, o novo contratado paranista ressaltou que o projeto apresentado e a estrutura do clube foram fatores preponderantes para o seu acerto com os dirigentes do Tricolor.
“Sempre tive muita vontade de voltar a jogar no Brasil por diversos fatores, entre eles família, filhos e o calor do torcedor brasileiro e, graças a Deus apareceu o convite do Paraná Clube. Acompanhei ano passado alguns jogos da equipe e sei do grande time que tem, da estrutura, seriedade e profissionalismo do clube. Estes foram realmente os fatores que fizeram com que eu aceitasse o convite”, afirmou Danilo.
O novo reforço do Tricolor revelou a vontade de levar, junto com seus companheiros, o Paraná Clube/Vale Fértil pelo menos a final da Série Ouro do Paranaense deste ano. Danilo afirmou estar pronto para este desafio e que o time formado pela diretoria e comissão tem condições de dar muitas alegrias ao torcedor em 2011.
“É sempre bom ter novos desafios, pois com eles vem o crescimento e eu tenho muito a aprender e crescer e quero fazer isso junto com meus novos companheiros. Sei da capacidade de cada um e queremos chegar mais longe do que ano passado. Temos que pensar alto e vamos brigar para chegar na final do Paranaense, que seria uma realização pessoal. O nosso grupo tem grandes jogadores, de um nível técnico e tático elevadíssimos e temos grandes chances de chegar na final da Série Ouro”, prometeu o novo fixo paranista.
Versátil dentro de quadra, Danilo pode atuar tanto de fixo, quanto de ala. Independente de como atuar, o novo reforço do Tricolor ressaltou que está disposto a ajudar o técnico Júnior a levar o Paraná o mais longe possível na Série Ouro. “Dentro de quadra tenho como principal característica a marcação forte e o bom passe. Estou chegando para ajudar, independente da forma que for. Com o apoio de todos, creio que entrarei o mais rápido possível no estilo de jogo do Júnior (técnico)”, finalizou Danilo.
Confira a ficha técnica do novo reforço do Paraná Clube/Vale Fértil:

Nome Completo: Danilo de Castro Frisselli
Apelido: Danilo
Local de Nascimento: Londrina (PR)
Data de Nascimento: 29/03/1984
Peso/Altura: 73 kg/ 1.84m
Clubes que atuou: Londrina (PR), Cesena (ITA), Lazio (ITA), Colleferro (ITA), Maran Spoleto (ITA), Ceccano (ITA) e Olimpiadi Bisceglie (ITA).

Fonte: futsal.paranaclube.com.br

Confira as informações das equipes da Chave Ouro 2011

Equipes se movimentam em busca da taça de campeão
Com o arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, marcado para o dia 12 de fevereiro na cidade de Marechal Cândido Rondon, as 16 equipes com direito à vaga acertam seus últimos detalhes para entrar na disputa do título paranaense de 2011.
Confira as informações das 16 equipes e como elas estão se preparando para a principal competição do salonismo no Estado do Paraná:

Guarapuava
A equipe guarapuavana foi uma das primeiras a definir seu elenco para 2011. Depois de confirmar a permanência do técnico Baiano, que vai para sua terceira temporada à frente da equipe, o clube renovou com onze jogadores do time campeão da Chave Ouro de 2010: Os goleiros Brigadeiro e Wellington, o fixo Paulo Henrique, os alas Biro, Carrapicho, Neto, Ricardinho, Gauchinho e Bisquí e os pivôs Polenta e Daniel Japonês, artilheiro do paranaense de 2010.
As novidades são o fixo Henrique (ex-Foz), os alas Dionízio (ex-S.Miguel) e Gil (ex-Anápolis) e os pivôs Mauricinho (ex-Umuarama) e Alex He-Man  (ex-Cascavel), que retorna à equipe em que atuou na temporada de 2009.
A apresentação da equipe está prevista para o dia 7 de fevereiro no ginásio Joaquim Prestes em Guarapuava. O calendário do clube prevê a participação na Chave Ouro, na Liga Sul e na Taça Brasil de Clubes.

Cascavel Futsal
O vice-campeão estadual manteve seus principais patrocinadores bem como o trio que dirigiu a equipe em 2010: Martin Lara (presidente), Paulo Português (supervisor) e Ney Victor (técnico). A princípio, o treinador queria manter todos os jogadores que terminaram a Chave Ouro, mas algumas peças acabaram fora dos planos, como Davi, que se transferiu para o futsal italiano e Aladinho, que está se transferindo para o futsal do Kuwait. Ainda não foram anunciados jogadores para suprir as ausências destes jogadores, apenas a informação de que a base de 2010 será mantida para a disputa da Chave Ouro e da Liga Futsal.

Colégio Londrinense
A equipe do Colégio Londrinense (3º colocado na Chave Ouro 2010) luta nos bastidores para chegar à principal competição do salonismo nacional: a Liga Futsal. A chance surgiu depois do final da parceria entre a Associação Desportiva Jaraguá-SC e a Malwee. A ADJ (detentora da fanquia) decidiu ficar de fora da Liga em 2011 para reestruturação da equipe e deixou sua vaga em aberto. Porém a equipe Londrinense teria que pagar um “aluguel” correspondente a 30% do valor à ADJ (114 mil reais). A Faculdade Unifil e a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) já se prontificaram a “bancar” a equipe londrinense para a disputa da Liga, mas seria necessário mais um patrocinador para que o clube possa cobrir todos os seus custos.
Enquanto isso, jogadores importantes de 2010 como os alas Zico e Point já deixaram o clube, que só saberá se vai poder disputar a Liga Futsal depois do dia 31 de janeiro, quando haverá uma reunião da CBFS com os clubes. Se o clube não conseguir a participação, restará apenas a Chave Ouro como competição em 2011.

Paraná Clube
Depois de ter sua melhor participação na Chave Ouro, obtendo o 4º lugar, o Paraná Clube se manter entre as principais equipes de futsal do Estado. Além do técnico Júnior, renovaram o goleiro Gabriel, os fixos Gérson e Martin, os alas Marcelinho, Bruno e Villa e os pivôs Daniel e Fillipe. As novidades são o ala/pivô Betinho (ex-Marechal), o ala esquerdo Michel (ex-futsal italiano) e o ala Rudi (ex-São Miguel e Umuarama) e ainda deverão ser anunciados, ainda esta semana, mais dois reforços (um fixo/ala e um pivô/ala) para a equipe que se apresenta no dia 31 de janeiro na Sede Kennedy, em Curitiba.

Marechal C. Rondon
A equipe de Marechal, vice campeã da Liga Futsal de 2010, será a primeira a se reapresentar. Nesta terça-feira (25) o time inicia suas atividades visando participação na Superliga Futsal que começa no dia 23 de fevereiro em Betim-MG. A equipe do Oeste do Estado também participará da Chave Ouro e da Liga Futsal.
Marquinhos Xavier segue no comando do time que renovou com sete jogadores de 2010: Os goleiros Léo Oliveira e Bernardo, o alas Dyego, Gadeia e Rafael, o fixo Renan e o pivô Marquinhos. Foram contratados os alas Diogo (ex- Malwee), Marcel (ex-Anápolis) e Jédson (ex-Fisiomedia Manacor-Esp), o goleiro Cris (ex-Carlos Barbosa), o fixo Lucas (ex-Malwee) e os pivôs Vitor Jesus (ex-Umuarama) e Vini (ex-Florianópolis).
No dia 12 de fevereiro a cidade receberá o arbitral da Chave Ouro de Futsal, que deverá definir as 16 equipes participantes, o regulamento e a tabela da principal competição do salonismo no Estado.

Umuarama Futsal
Depois de indefinições e de boatos sobre o fim da equipe, o Umuarama promete uma grande equipe para 2011. O técnico Fernando Malafaia, que dirigiu o São Miguel no Paranaense de 2010 e depois o Anápolis-GO na Liga Futsal é o novo comandante. Ânderson Gaparetto (Gaspar) é novo treinador de goleiros. Ele já iniciou os trabalhos com o goleiro Gian e Juninho, o restante dos jogadores da nova equipe deverá se reapresentar no dia 31.
A apresentação oficial, porém, será no dia 4 de fevereiro e o clube mantêm o mistério sobre o novo time. Segundo informações, além dos goleiros Gian e Juninho, os alas Jaiminho, Jardel, João Gabriel e Augusto e o fixo Boni, permanecerão. O fixo Marlon (ex-futsal italiano), que vestiu a camisa do Umuarama em 2005, é outro nome confirmado. Além dele o fixoVinícius (ex-Anápolis-GO) e Renatinho deverão ser oficializados pela equipe do Noroeste do Estado.

Marreco Futsal
O Marreco foi um dos primeiros clubes a fechar suas contratações para o início da Chave Ouro de futsal. Dos 15 jogadores anunciados, 8 são da equipe de 2010. Assim o técnico Nelsinho Bavier, que segue no clube em 2011, pretende fazer uma campanha ainda melhor do que a que conquistou o 7º lugar no estadual em seu primeiro ano na elite do salonismo paranaense.
Os atletas anunciados são os goleiros Barbosa, Felipe (ex-Londrina) e Felipinho; os fixos Serrão, Ronaldo, Deílton (ex-Garça/SP) e Neto Caraúbas (ex-Sumov/CE); alas Emerson, Canhoto, Point (ex-Londrina), Fernandinho (ex-Guarapuava) e Serginho; os pivôs Erickson, Maurício (ex-Atlântico de Erechim/RS) e Renan Bastos (ex-Anápolis/GO).

Ciagym/ Maringá
O representante maringaense na Chave Ouro, 8º colocado em 2010, anunciou a renovação de seus patrocinadores em 2011 e também da comissão técnica comandada pelo técnico Adolpho Amorim, que comandou a equipe maringaense na conquista dos bicampeonatos nos Jogos Abertos do Paraná e nos Jogos Abertos Brasileiros.
Renovaram os goleiros Cristhian e João Paulo, o fixo Alessandro, os alas Lambari, Soró e Victor e o pivô Tiago. As novidades são o ala Coala (ex-São Lucas) e o goleiro Aranha (ex-São João do Ivaí). Aranha também será o preparador de goleiros da equipe em 2011.

Foz Futsal (Beltrão Futsal)
Indefinição sobre a participação ou não do Foz/Beltrão na Chave Ouro de 2011. Na temporada passada a equipe do Foz Futsal fez um acordo com o Beltrão Futsal para jogar o campeonato utilizando a vaga da equipe beltronense, enquanto uma equipe “B” da equipe de Foz do Iguaçu disputava a Chave Prata para que o clube obtivesse sua própria vaga na Chave Ouro.
Porém, as campanhas, tanto na Ouro quanto na Prata, não foram as que o Foz Futsal esperava e no fim do ano passado a equipe anunciou que disputaria apenas a Chave Prata em 2011 com uma equipe formada por jogadores iguaçuenses, incluindo o veterano ala Ânderson Andrade, anunciado no começo de 2011.
Por outro lado, o presidente do Beltrão Futsal, Névio Ghisi, afirma que o acordo com o Foz Futsal é de dois anos e, por isso, o time do Foz deverá jogar a Chave Ouro. O dirigente espera um comunicado oficial do time iguaçuense para definir quem representará a vaga do Beltrão em 2011.

Palotina Futsal
No Palotina o único anúncio oficial, até o momento, é o da permanência do técnico Flavinho Cavalcante que dirigiu a equipe na Liga Sul 2010 e conquistou títulos nas equipes do Corinthians (SP), Fortaleza (CE), Unisul (SC). O contrato do treinador vai até 2012.
Segundo Cavalcante, os trabalhos iniciarão na primeira quinzena de fevereiro. O treinador pretende estruturar a equipe para médio e longo prazo, fazendo uma base forte, com algumas novidades em relação a 2010. Entretanto, nenhum atleta foi oficialmente anunciado pelo clube.

Campo Mourão
Egidio Beckauzer (que dirigiu o Rio Branco de Paranaguá em 2010) será o treinador do Campo Mourão em 2011. O treinador aposta em uma mescla de jogadores remanescentes da equipe mourãoense de 2010 com jogadores de outros estados, vindos da Região Nordeste.
Da equipe de 2010 seguem os goleiros Nika e Boquinha, o fixo Biju, os alas Graffiti, Juninho e Eduardo e o pivô Paulinho. As novidades são o ala cearense Piliu, o ala paraibano Taynan, de apenas 18 anos, o ala cearense Preá e o pivô potiguar Betinho.
A diretoria busca mais um fixo para a equipe, que deverá ser anunciado nesta semana. O restante do grupo deverá ser formado por jogadores da base juvenil que jogarão os Jogos da Juventude. A data de apresentação será no dia 1º de fevereiro.

Adeafi
Se o Foz Futsal pode não participar da Chave Ouro, a Adeafi, outra equipe da cidade de Foz do Iguaçu, praticamente “jogou a toalha” e dificilmente disputará a Chave Ouro em 2011.
O anúncio foi feito pelo presidente Valdeci Rolim de Freitas. Segundo o dirigente, sozinho, o clube não tem condições de participar do campeonato. O presidente encaminharia à Federação um documento pedindo afastamento das competições em 2011 e 2012.
Segundo Valdeci Rolim, as dívidas do clube goram em torno de R$ 50.000,00 e o próprio dirigente está tendo que arcar com estas pendências: “Fui abandonado por alguns companheiros e precisei fazer um empréstimo com minha esposa para quitar parte dos débitos. O esforço pela manutenção da vaga foi feito, mas agora não depende somente de mim”, revelou.

São Miguel Futsal
Poucas informações (para não dizer nenhuma) sobre a tradicional equipe do São Miguel Futsal. Com a desclassificação prematura da última Chave Ouro de Futsal, na primeira fase, o que levou a um “desmanche” da equipe, não há notícias oficiais sobre a participação do clube tetracampeão paranaense de 98,99, 2000 e 2002 na temporada de 2011.

São Lucas
A equipe de Paranavaí promete muitas novidades para o começo desta semana, com a confirmação da equipe que jogará a Chave Ouro em 2011. Segundo o supervisor Rafael Octaviano de Souza o time já está praticamente montado, só aguardando algumas confirmações.
O que se sabe é que o ex-jogador Luciano Bomfim, que encerrou a carreira em 2010 no próprio São Lucas, dirigirá a equipe. O novo elenco deverá ser formado por 5 jogadores remanescentes da temporada passada e 7 novos jogadores, sendo que dois foram campeões em 2010 pelo Guarapuava, entretanto o supervisor não revelou quais seriam estes atletas.
O elenco se apresenta no dia 7 de fevereiro e a pré-temporada poderá ser feita na cidade de Porto Rico, a 100 km de Paranavaí.

AFC
A ACF (Associação Cascavelense de Futsal) que defendeu a cidade de Corbélia em 2010 e foi campeão da Chave Prata, promete uma equipe "regionalizada", formada pela base campeã da Chave Prata e por atletas da equipe de Cascavel que foi campeã dos Jogos da Juventude em 2010.
O técnico Cafu, que levou o time ao acesso, segue no comando da equipe, auxiliado pelo coordenador Márcio Rinaldi, que também é vice-presidente do clube. Segundo Rinaldi, a ACF jogará com “um time humilde”, com jovens valores da região, mas que o clube também buscará reforços de jogadores que já atuaram na Chave Ouro de Futsal.

Quedas do Iguaçu
Vice-campeão da Chave Prata de 2010, a equipe de Quedas do Iguaçu não quer ser só um coadjuvante na Chave Ouro de 2011. Para isso a equipe trouxe reforços de jogadores que já atuaram na Liga Futsal e em equipes do exterior. O técnico é Fabiano Poffo que já dirigiu o Blumenal-SC, o Brusque-SC, o São Bento do Sul-SC e o Três Coroas-RS e também foi auxiliar-técnico do Joinville-SC.
Os jogadores anunciados até o momento são os seguintes:
Goleiros: Ize (equipe de 2010) e Celinho (ex-Garça-SP); Fixos: Edu (ex-Marechal) e Celso (ex-Reale Cartagena-Espanha); Alas: Leite (equipe 2010) e Paraná (ex-Nápoli-Itália); Pivôs: Muel (ex-Ferroviário-CE) e Willian (ex-Garça-SP).

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification