Arqueiro acredita que nova regra é benéfica para o seu estilo de jogo
Flávio Tadeu Quintino de Araújo, mais conhecido como Brigadeiro, é um dos jogadores mais importantes da equipe do Clube Atlético Deportivo de Guarapuava, atual campeão Paranaense da Chave Ouro. Desde 2008 o goleiro é absoluto na meta do time guarapuavano. Em 2011, o experiente atleta e seus companheiros terão que adaptar às novas regras do futsal alteradas pela FIFA, que serão adotadas no Campeonato Paranaense deste ano.
A principal mudança se aplica justamente aos goleiros: a partir de agora, quando o goleiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem ela tocar no adversário. Caso isso ocorra, será cobrado tiro livre indireto. Com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. Já no arremesso lateral, o arqueiro só poderá receber o passe no seu campo de defesa uma vez.
Em competições que já utilizaram a nova regra, como a Superliga Futsal em fevereiro deste ano, o que se viu foi que a maioria das equipes preferiu utilizar o goleiro-linha na alas, de forma ofensiva, como último recurso para tentar reverter resultados adversos. A utilização deste artifício de forma defensiva, provavelmente, deixará de existir com a nova regra.
Brigadeiro aprovou a mudança, até por que, o atleta prefere atuar muito mais com as mãos do que participando em jogadas com os pés: "Eu nunca tive muita habilidade, e isso é uma coisa que sempre me incomodou dentro de quadra. Agora, até penso em prolongar minha carreira," brincou.
O jogador acredita que goleiros que jogavam adiantados deverão ser os mais prejudicados com a nova regra: "O Cascavel costuma utilizar muito bem esta jogada, com o goleiro Doni, mas eles vão ter que arrumar outra tática", observou.
O treinador Baiano, comandande da equipe de Guarapuava, sempre demonstrou que prefere goleiros que jogam mais com as mãos aos que tarbalham mais com os pés. A contratação do goleiro Tiago é uma prova disso: o arqueiro, muito elogiado no amistoso contra o Londrina, tem estilo de jogo bem parecido com o de Brigadeiro.
Já para a posição de goleiro linha é provável que o ala Biro, fundamental em jogos decisivos da Chave Ouro em 2010, continue sendo utilizado, entretanto com maior cautela, apenas em situações extremas.
COm informações do Jornal Diário de Guarapuava
1 comentários:
Sendo assim, o Brigadeiro tem pelo menos mais uns 10 anos de Cad!!!!!
Postar um comentário