Restam apenas quatro rodadas para conhecermos os oito times que farão as quartas de final do Paranaense de Futsal, Chave Ouro Primeira Parte. Confira as sequências de jogos das equipes e o que elas tem que fazer para conseguir passar para a fase de play-offs: (Leia mais...)
1º colocado - Paraná Clube
Há um ponto da classificação matemática, o Tricolor ficou em ótima situação para assegurar o primeiro lugar na primeira fase, depois de vencer o Guarapuava no final de semana. Se o Paraná ganhar três das quatro partidas que lhe restam, o primeiro lugar já está assegurado. Assim o Tricolor, que não perde há dez meses jogando em casa, poderá decidir os últimos jogos dos play-offs sempre na capital do estado.
Além disso, as próximas partidas do Paraná Clube são, teoricamente, mais fáceis que os dos outros adversários: São José dos Pinhais (fora), Cianorte (casa), Foz (fora) e Quedas do Iguaçu (casa).
2º colocado - Guarapuava
O atual campeão paranaense também está há um ponto da classificação matemática, mas a luta pelo primeiro lugar ficou muito prejudicada depois da derrota para o Paraná Clube. Agora o Guarapuava precisa vencer seus últimos três jogos, contra Campo Mourão (casa), Maringá (fora) e Marreco (casa) e torcer para dois tropeços do Paraná para terminar em 1º.
Por outor lado, o segundo lugar estará assegurado com duas vitórias nos três jogos que restam. Neste cenário, o Guarapuava decidiria as partidas dos play-offs em casa, exceto a final caso o Paraná Clube fosse o outro finalista.
3º colocado - São Lucas Paranavaí
Para se garantir matematicamente nas quartas de final, o São Lucas precisa de duas vitórias em três jogos, mas com os confrontos diretos entre as equipes que lutam pela classificação, é bem provável que uma vitória já baste ao time de Paranavaí.
Os três jogos que restam são contra o Quedas (fora), Corbélia (casa) e São Miguel (fora), três equipes que vem se recuperando na competição e não devem vender fácil o resultado ao São Lucas.
4º colocado - Marreco Futsal
Assim como o São Lucas, o Marreco tem apenas três partidas para realizar: Maringá (casa), Guarapuava (fora) e São José (casa). Apesar de ter dois jogos difíceis contra Maringá e Guarapuava, a situação da equipe beltronense pode ser "facilitada", se o São José chegar à última rodada sem chances de classificação. É provável que esta vitória baste para a equipe se classificar, mas, para ter vantagem de jogar em casa nos play-offs, o Marreco precisa fazer o máximo de pontos possíveis.
Posições intermediárias: Campo Mourão, Maringá, Quedas, Foz, Corbélia, Palotina e São Miguel
Da quinta posição, que hoje é do Campo Mourão (12 pontos), até a 11ª, que hoje é do São Miguel (8 pontos), são apenas quatro pontos de diferença. A briga para definir a classificação deverá ser nesta faixa da classificação: destas sete equipes, apenas quatro seguirão na disputa e as outras três ficarão dois meses sem jogos oficiais (enquanto acontecem os jogos dos play-offs e a Chave Ouro Segunda Fase não começa).
Neste grupo o Corbélia leva ligaira desvantagem, pois é o único que tem um jogo a mais que seus adversários diretos, restando três jogos para fazer. Entretanto dois destes jogos serão contra rivais na luta da classificação (São Miguel e Palotina), jogos de seis pontos que poderão reverter esta situação difícil do Corbélia.
Por outro lado a situação melhor, aparentemente, é para as equipes de Campo Mourão e Maringá. Além de estarem na frente na classificação, a tabela parece ser um pouco mais fácil do que as das outras equipes. Apesar de Campo Mourão e Maringá terem que encarar o vice-líder Guarapuava, também terão pela frente São José e Cianorte que, teoricamente, tem as equipes mais frágeis da competição.
Últimas posições: São José dos Pinhais e Cianorte
Dos dois últimos colocados na Chave Ouro, a situação do Cianorte é a mais difícil: Se não vencer o próximo jogo contra o Palotina, a equipe do noroeste já ficará matematicamente eliminado.
Como não há rebaixamento nesta primeira parte da Chave Ouro, o clube poderá utilizar uma equipe juvenil nas últimas partidas contra Paraná Clube, Campo Mourão e Maringá (embora não seja uma informação confirmada pelo Cianorte, a prática tem sido adotada muitas vezes pelas equipes que não tem chances nas últimas rodadas, pois evita o tradicional W.O. que pode gerar multas e condenações no TJD ao clube).
A situação do São José é um pouco melhor, mas a tabela, nesta reta final, é ingrata para o time da Região Metropolitana: os próximos adversários serão o Paraná Clube (casa), o Campo Mourão (fora), o Maringá (casa) e o Marreco (fora). Destes quatro jogos difíceis, a equipe do São José precisaria vencer, pelo menos, três partidas para chegar lutando por uma das últimas vagas nas quartas de final.
Clique aqui para ver a classificação atualizada e a tabela de jogos nesta reta final.


8.5.11

Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário