As Federações do Estado do Paraná estão superado nas criações de fórmulas polêmicas em seus campeonatos. Confira matéria do site da Folha sobre a estranha situação do Toledo, nesta reta final na Segundona do Paranaense de Futebol.
(Leia mais...)
Clube paranaense pode ter de perder para subir de divisão
No Paraná, um regulamento curioso para a segunda divisão do Estadual pode fazer com que um time tenha que perder para conseguir subir no próximo domingo.
Toledo e Londrina jogarão a última rodada contra adversários diferentes, no fim de semana. Se o Londrina estiver vencendo, o Toledo terá que perder ou empatar para subir. Caso vença, precisará jogar pelo menos mais uma vez para confirmar o acesso.
Disputado em dois turnos, o campeonato dá duas vagas de acesso à primeira divisão. Os campeões de cada turno se juntam aos dois melhores times na classificação geral para um mata-mata que definirá os dois que sobem.
Mas há uma brecha, por onde o Toledo pode se beneficiar desde que abdique de vencer. Se um clube for campeão de ambos os turnos (só o Londrina tem essa chance), subirá direto, sem a necessidade do mata-mata. E também fará subir direto o melhor na classificação geral, que, no caso, seria o Toledo.
Repetindo: o Londrina venceu o primeiro turno. O Toledo é líder do segundo. Se o Toledo permitir que o Londrina seja campeão do returno, os dois times sobem sem a necessidade de um mata-mata final.
"Quando você faz o regulamento, você não pensa nessa possibilidade", disse Amilton Stival, vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol. "E tem mais: quando um regulamento é feito, todo cidadão brasileiro pode contestá-lo por dez dias, e ninguém fez isso. Se houve algum erro, os clubes não viram, a imprensa não viu, ninguém viu."
Dirigentes, jogadores e comissão técnica do Toledo repetem, em uníssono, o discurso de que jogarão para vencer, independentemente de fatores extracampo.
Mas, na prática, quem pode impedir que o Toledo force a derrota para subir é o Foz do Iguaçu, rival do Londrina no domingo. Se o time da fronteira, que luta pelo título, vencer, obrigará o Toledo a pelo menos empatar para ficar em primeiro no returno.
No mata-mata os campeões de cada turno entram com vantagem de um ponto. Ou seja, se um campeão vencer seu primeiro jogo, já faz três pontos e elimina a necessidade do jogo de volta.
O formato do campeonato faz sua estreia na edição deste ano. De acordo com o Estatuto do Torcedor, deverá ser válido por pelo menos mais um ano para poder ser modificado.
Texto: Adriano Wilson (www1.folha.uol.com.br)
0 comentários:
Postar um comentário