Chave Ouro: disputas deverão se intensificar na reta final da primeira fase

A Chave Ouro Segunda Parte chega, a partir da próxima rodada, a seus momentos de decisão na primeira fase. As brigas pela classificação e para fugir do rebaixamento deverão se intensificar e a expectativa é de jogos emocionantes nesta reta final, que decidirá quais serão os oito classificação para as quartas de final.
Confira a situação atual das equipes e o que é necessário fazer nestas rodadas finais da primeira fase:

Grupo A
Já garantido:
Como do resultados do final de semana (clique aqui para ver a tabela de jogos), apenas o Umuarama garantiu a classificação para as quartas de final de forma antecipada. A equipe do Noroeste do Estado lidera o grupo A e a classificação geral com 28 pontos em 10 jogos e é o único invicto na competição. Além disso, o Umuarama também tem a defesa menos vazada , com apenas 6 gols sofridos, com a impressionante média de 0,6 por partida.
Com a classificação assegurada, a equipe umuaramense tenta agora garantir o primeiro lugar na classificação geral, o que garantiria que ao clube decidir todos os segundos jogos de play-offs no ginásio Amário Veira da Costa em Umuarama.

Quase lá:
Ainda no grupo A, as equipes do Paraná Clube (24 pontos) e do São Lucas de Paranavaí (22 pontos) estão bem próximos da classificação, só dependendo de seus próprios esforços. O Tricolor garante a classificação com mais uma vitória, nos três jogos que restam para a equipe encerrar sua participação nesta fase. Já o São Lucas necessita de dois resultados positivos, mas dependendo dos outros resultados das equipes de Palotina, Ciagym e Quedas, é muito provável que uma vitória já seja suficiente para a equipe de Paranavaí garantir uma das quatro vagas do grupo.

Luta pela última vaga:
Nas posições intermediárias do grupo A estão as equipes do Quedas do Iguaçu (17 pontos em 11 jogos), Ciagym Maringá (15 pontos em 9 jogos) e Palotinense (12 pontos em 9 jogos). Apesar de estar na frente, a equipe de Quedas leva desvantagem em relação ao Ciagym, que tem dois jogos à menos e pode avançar bastante na pontuação.
No final do mês esta disputa terá capítulos importantes, pois o Palotinense recebe o Quedas no dia 23 e o Ciagym no dia 28 (quando finalmente o ginásio Ardomar Somensi de Palotina deverá ser entregue, depois de passar por um período de um ano em reformas). Depois, no dia 30 de setembro, é a vez do quedas receber o Ciagym em seus domínios. Estes três confrontos diretos deverão definir qual clube ocupará a última vaga entre os quatro melhores do grupo A.

Só por milagre:
O São José dos Pinhais, que fez apenas 9 pontos em 11 jogos, só pode chegar a 18 pontos ao final da fase. Como o 4º colocado (o Quedas) já soma 17, é praticamente impossível que a equipe da Região Metropolitana de Curitiba alcance a classificação para as quartas. Se isso acontecer deverá ser objeto de estudo, pois seria uma virada absolutamente “milagrosa”.

Grupo B
Com grandes chances:
As equipes de Cascavel (22 pontos), Guarapuava (21) e do Marreco Futsal (19) abriram boa vantagem para as demais equipes no grupo B. O Marreco (3º colocado) tem 6 pontos de vantagem sobre o Corbélia (4º com colocado). Assim, a não ser que haja uma mudança muito grande, as três equipes deverão confirmar a classificação nas próximas rodadas.
Hoje o número de pontos para garantir a classificação matemática dentro do grupo é de 26 pontos. Assim, ao Cascavel faltaria uma vitória e um empate, ao Guarapuava duas vitórias e ao Marreco duas vitórias e um empate. Contudo, é provável que este limite baixe na próximas rodadas e as equipes consigam garantir a classificação com um número menor de pontos.

Quatro equipes para uma vaga:
A parte intermediária da classificação do grupo B está bem acirrada, com quatro equipes lutando pela quarta vaga: Corbélia (13 pontos), Marechal Cândido Rondon (12), Campo Mourão (10) e São Miguel (10). Sendo que as equipes de Marechal e Campo Mourão têm um jogo a menos, alcançando as demais equipes em números de jogos no dia 13, quando o Campo Mourão recebe o Marechal no ginásio Lar Paraná: partida de seis pontos na disputa pela classificação.
Mas esta disputa dificilmente terminará depois deste jogo, pois ainda existem muitas possibilidades e confrontos diretos entre as quatro equipes.
Entre estes quatro times há que se destacar a impressionante recuperação do São Miguel Futsal, que há duas rodadas era candidato ao rebaixamento, mas depois das vitórias sobre Guarapuava e sobre o Corbélia no ginásio Joelson Marcelino, voltou a ter boas chances de classificação. Além de vir embalado, o Amarelinho ainda poderá decidir a vaga em dois confrontos diretos na cidade de São Miguel do Iguaçu, contra o Campo Mourão (na 5ª rodada) e contra o Marechal Cândido Rondon (na rodada final).

Com chances mínimas:
Com a recuperação do São Miguel, a situação do Foz Futsal, que venceu pela última vez no dia 23 e julho, ficou dramática: Com apenas 5 pontos ganhos, as chances de classificação são muito remotas: Seria necessário vencer todas as partidas para chegar para chegar à 4º colocação, com 18 pontos e ainda torcer pelos tropeços dos adversários, para que estes não alcancem esta pontuação.
Assim, a luta do Foz deverá se restringir a permanecer na Chave Ouro em 2012. Mas para isso é fundamental vencer o São Miguel na próxima rodada, no dia 24, no ginásio Costa Cavalcantti: Uma derrota iguaçuense seria desastrosa e praticamente definiria o rebaixamento do Foz para a Chave Prata.

  • Clique aqui para ver a classificação geral e todos os jogos da Chave Ouro.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification