Quem é quem na briga pelo título da Chave Ouro - Parte 1 - ATUALIZADO

Briga entre oito clubes promete esquentar nos play-offs.

O Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro inicia, neste final de semana, a sua fase nais importante: a dos “mata-matas” que promete muita emoção, reascendendo rivalidades em jogos decisivos em todo o estado do Paraná.
As equipes que seguem com chances de erguer o troféu, neste ano, são Umuarama, Cascavel, São Lucas Paranavaí, Guarapuava (atual campeão da competição), Paraná Clube, Marreco Futsal, Quedas do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. Neste sábado (22) os jogos Paraná x Guarapuava, Quedas x Cascavel e Marreco x São Lucas, abrem as disputas (Marechal x Umuarama será na terça, dia 25), que acontecem em jogos de ida e volta.
Confira alguns detalhes sobre as equipes finalistas e quais são os principais favoritos ao título deste ano:

Umuarama – A Associação de Futsal Umuarama é uma das equipes mais vitoriosas do Estado nos últimos anos: Bi-campeã paranaense em 2007 e 2008, a equipe do Noroeste chegou ao terceiro lugar da Liga Futsal em 2009 e foi um dos representantes do Brasil no Sul-Americano de Clubes, disputado neste ano no Paraguai, ficando com o terceiro lugar.
Nesta temporada, o presidente do clube e vice-presidente da FPFS, Edivanilson Lopes Romeiro (Nil), apresentou uma nova fórmula de disputa para o Paranaense de Futsal, aprovada em um polêmico arbitral realizado em fevereiro na cidade de Marechal Cândido Rondon. Divergências à parte, o clube conseguiu dividir a competição em dois campeonatos, sem a necessidade de participação das equipes da Liga Futsal no primeiro semestre do estadual.
A decisão diminuiu a carga de jogos destes clubes na tempoarda e a esperança era de que, com a nova fórmula, os paranaenses tivessem um desempenho melhor na competição nacional. Porém, no caso do Umuarama, a campanha foi muito parecida com a de 2010, com a equipe sendo eliminada na segunda fase (campanha: 11 vitórias, 10 empates e 7 derrotas; 68 gols marcados e 65 gols sofridos).
Com o clube de Umuarama fora da disputa da Liga Futsal, a equipe pode focar seus esforços na fase de classificação da Chave Ouro segunda Parte, obtendo uma grande campanha, a melhor entre todas as equipes na primeira fase (12 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 43 gols marcados e 11 gols sofridos).
Ao obter a melhor campanha, o Umuarama terá um confronto difícil pela frente: o Marechal Cândido Rondon, outra equipe de Liga Futsal, também apontada como favorita pela luta ao título. Este confronto de campeões está sendo apontado como o mais aguardado nas quartas de final.
Para vencer o rival do oeste do Estado, a equipe umuaramense conta com um elenco experiente, comandado pelo também experiente técnico Fernando Malafaia, com destaque para jogadores como o fixo Boni, os alas Augusto, Renatinho, Jaiminho, Jean e Yuri, os pivôs Marcelinho e Vini e o goleiro Gian: o menos vazado da Chave Ouro Segunda Parte.

Cascavel – Outra equipe considerada favorita ao título é o time do Cascavel Futsal (Fundeavel, Fundação de Esporte Amador de Cascavel). Tricampeã da Chave Ouro nos anos de 2003, 2004 e 2005, o time cascavelense vive um ótimo momento desde o final da temporada passada, quando foi vice-campeão estadual. Neste ano, a equipe chegou até as quartas de final da Liga Futsal, sendo eliminada pela equipe do Santos, que é formado pela base da Seleção Brasileira de Futsal (campanha: 14 vitórias, 6 empates, 8 derrotas; 97 gols marcados e 78 gols sofridos).
O bom desempenho na Liga Futsal se repetiu na Chave Ouro Segunda Parte (o clube não participou da Chave Ouro Primeira Parte): os cascavelenses terminaram na primeira posição do grupo B e na segunda colocação da classificação geral. O destaque foi o setor ofensivo que marcou 61 gols em 14 jogos (média de 4,35 por partida) e que fez um dos artilheiros da fase de classificação: Adeírton com 14 gols (campanha: 10 vitórias, 1 empate e 3 derrotas; 61 gols marcados e 30 gols sofridos).
Nas quartas de final o adversário do Cascavel será o Quedas do Iguaçu, que em sua primeira participação na Chave Ouro, já chegou entre os oito melhores. E para não ser surpreendido pelo caçula da competição, o treinador Ney Victor contará com um dos elencos mais fortes do Estado, com atletas reconhecidos por serem muito técnicos, como os goleiros Doni e Deivid, os fixos Issamu e Magrão, os alas Felipinho, Caça, Rafinha, Wanderson e Edu e os pivôs Hugo e Adeírton.

São Lucas – O representante de Paranavaí na Chave Ouro está comemorando um dos melhores momentos de sua longa história no futsal. O São Lucas Futebol Clube foi fundado em 1980 e tem como principais títulos o Campeonato Paranaense do Interior (1993), o Campeonato Futsal Total F.P.F.S (1990) e um vice-campeonato Paranaense (Taça Paraná 1982). Outra façanha da equipe paranavaiense é ter participado de todas as edições da Chave Ouro de Futsal, que teve inicio em 95
com o Clube Curitibano conquistando o título e com o São Lucas terminando em terceiro.
Curiosamente neste ano, o time de Paranavaí terminou a primeira fase da Chave Ouro Segunda Parte também em terceiro, somente atrás de Umuarama e Cascavel. A campanha animou a torcida que promete lotar o ginásio Antônio Lacerda Braga, o Lacerdinha, na fase decisiva do estadual.
A campanha no primeiro semestre também foi boa, principalmente se comparada às últimas participações da equipe na Chave Ouro, quando brigou para não cair para a Chave Prata: o São Lucas chegou entre quatro melhores, sendo eliminado pelo Guarapuava, atual campeão paranaense (campanha: 7 vitórias, 2 empates, 7 derrotas, 32 gols marcados e 40 gols sofridos).
Três dos destaques da equipe do noroeste já passaram por Guarapuava: um deles é o técnico Luciano Bonfim (ex-pivô de Guarapuava, Marechal e do próprio São Lucas) que em seu primeiro ano atuando como treinador foi considerado uma das maiores revelações da temporada.
Outros dois valores que passaram por Guarapuava são os pivôs Édson (Cabeça) e Lucão. Mas também são jogadores importantes da equipe do São Lucas os alas Geraldinho, PC, Gabriel e Ronaldinho, além dos goleiros Arielton e Gabriel Pola, que se destacaram bastante, principalmente no primeiro semestre. Arielton, inclusive, foi vice-campeão paranaense em 2008 por Maringá e agora deseja levar sua nova equipe às finais do estadual.

Guarapuava – Os guarapuavanos do Clube Atlético Deportivo (Agrária/ Guarainvest/ Guarapuava Futsal) buscam o bi-campeonato da Chave Ouro de Futsal. Boa parte da base campeã do ano passado foi mantida e a expectativa é de que a equipe possa jogar de igual para igual com os principais favoritos ao título.
A equipe do Guarapuava disputa a Chave Ouro desde 2006 e teve um crescimento contínuo na competição, ano a ano. No entanto, há um consenso entre todos que acompanham o clube de que a houve um saldo no ano de 2009, com a chegada do técnico Eduardo Pacheco Coelho, o Baiano, pentacampeão paranaense (4 vezes pelo São Miguel e 1 vez pelo Guarapuava).
Com tamanho crescimento, o clube planeja vôos ainda mais altos, mirando as competições nacionais: a primeira delas será a Taça Brasil de Clubes, competição mais tradicional do salonismo nacional, que acontece no final de novembro deste ano.
A campanha durante o ano tem sido boa, demonstrando que a equipe é competitiva, com um vice-campeonato na Chave Ouro Primeira Parte (campanha: 11 vitórias, 3 empates e 4 derrotas; 60 gols marcados e 32 gols sofridos), outro vice-campeonato na Liga Sul (campanha: 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota;13 gols marcados e 9 sofridos) e o quarto lugar na classificação geral da Chave Ouro Segunda Parte (campanha: 9 vitórias e 5 derrotas; 38 gols marcados e 23 gols sofridos).
A equipe do técnico Baiano conta para lutar pelo bi, com jogadores importantes da base de 2011 como o goleiro Brigadeiro, o fixo Paulo Henrique, os alas Ricardinho, Biro, Carrapicho, Neto e o pivô Daniel Japonês, somados a jogadores que chegaram neste ano e vem se destacando na temporada como o goleiro Thiago e os alas Dionízio, Nenê e o pivô Alex He-Man (que já tinha feito parte da equipe em 2009).

Amanhã (quinta feira) traremos informações sobre as demais equipes que disputam os play-offs: Paraná, Marreco, Quedas do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. Não Perca!

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification