Impulsionados pelos times de camisa, futsal gaúcho e carioca deverão vir fortes em 2012 - ATUALIZADO


Inter, Vasco, Flamengo e Botafogo prometem grandes equipes; Paraná deverá perder espaço.  

Os chamados times de camisa do futsal (clubes tradicionais do futebol de campo que contam com equipes nas quadras), prometem movimentar bastante o futsal brasileiro na próxima temporada. Apesar de o Santos FC, campeão da última Liga Futsal, estar passando por um desmanche, que deverá tirar o Peixe das disputas por títulos em 2012, outros clubes tradicionais voltaram a investir na modalidade, o que deverá trazer novas perspectivas para o esporte nos próximos anos.

Jarico (foto) comandará o Inter-RS
Uma das maiores espectativas vem do Rio Grande do Sul. O Estado que em 2011 contou com três equipes na Liga Futsal (Carlos Barbosa, Atlântico Erechim e Assoeva), deverá ter mais um representante para brigar por títulos: o Internacional de Porto Alegre.

O colorado, que anunciou a contratação do técnico Jarico (e deverá ter o fixo Boni que defendeu o Umuarama na última temporada), poderá contratar o ala Falcão (ainda com vínculo com o Santos) como grande nome da equipe. O clube gaúcho confirmou que tem interesse em contratar o craque e promete um projeto ousado para voltar a ser um dos maiores clubes do país.

Rio de Janeiro

Outro estado que deverá aumentar sua representação na Liga Futsal é o Rio de Janeiro. Em 2011 foram dois os representantes na Liga Futsal, Macaé e PEC/Petrópolis, mas na próxima temporada pelos menos mais duas equipes poderão entrar na Liga Futsal: o Vasco e o Imperial.

O Vasco deverá anunciar oficialmente o técnico Fernando Malafaia (ex-Umuarama) neste começo de semana. Vinícius e Yuri que também estavam em Umuarama acompanharam o técnico, além do
ala Nenê, que defendeu o Guarapuava em 2011.

Paulo Mussalem no Imperial-RJ
Já o Imperial, outra equipe da cidade de Petrópolis, trouxe o técnico multicampeão Paulo Mussalem, ex-Carlos Barbosa-RS, e ainda anunciou oito jogadores de Liga Futsal para a nova equipe: o goleiro Igor (ex-Santos); os fixos Edgar (ex-Orlândia) e Vinícius (ex-Petrópolis); os alas Paulinho (ex-Orlândia), Rodriguinho (ex-Macaé) e Pelé (ex-Petrópolis); e os pivôs Wilson (ex-Macaé) e Sixel (ex-Petrópolis).

Mais dois “times de camisa” cariocas poderão surgir com elencos fortes em 2012: o Flamengo vem procurando parcerias com empresas e prefeituras para viabilizar um projeto na próxima temporada. A diretoria pensa em trazer um expoente do esporte para o elenco, que poderia ser o próprio Falcão, mas a multa rescisória do atleta com o Santos pode ser um entrave para este sonho rubro-negro. Enquanto isso as negociações com parceiros e atletas seguem em sigilo.

Além do Flamengo, o Botafogo, que conquistou recentemente o Campeonato Carioca em cima do Macaé, também quer ganhar espaço na modalidade. Atualmente o clube tem times em todas categorias através de uma parceria com o clube Casa de España, o que garante boas equipes adultas, com a força das categorias de base.

Santa Catarina

Ferretti terá base do Santos em Joinville
Na contramão dos “times de camisa” o estado de Santa Catarina quer voltar a ser o melhor do Brasil. Um forte candidato é o Joinville, atual campeão da Taça Brasil: O clube catarinense trouxe o técnico Fernado Ferreti, que dirigiu o Santos na última temporada e tinha comandado o Malwee/Jaraguá-SC na década passada, sendo uma das maiores força da história do futsal brasileiro. Além do treinador já foram confirmados o goleiro Tiago (ex-São José), Keké (São José), Neto (ex-Santos), Pixote (ex-Santos), Ricardinho (ex-Santos), Leandrinho (ex-Carlos Barbosa), Valdin (ex-Santos) e Wanderson (ex-Cascavel).

Outra equipe catarinense que vem forte é a Unisul, de Tubarão-SC, que confirmou o goleiro Léo Oliveira (ex-Marechal). Outro clube que voltará a figurar na Liga Futsal é o Jaraguá, que já conta com o goleiro Gian (ex-Umuarama) e o fixo Lucas (ex-Marechal).

Paraná deverá perder espaço na Liga - ATUALIZADO

SPFC e Londrinense fizeram parceria
O Estado do Paraná ainda não confirmou o número de equipes em 2012, mas deverá ter menos representantes do que em 2011: Ano passado os representantes foram quatro - Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Umuarama e Colégio Londrinense.

A grande novidade é que, agora, a equipe do Colégio Londrinense contará com uma parceria com outro “time de camisa”, o São Paulo FC. A espectativa é de que o recém contratado técnico Sérgio Benatti (ex-São Miguel) faça uma grande reformulação da equipe que deverá ter, da equipe de 2011, apenas o goleiro Adi e o pivô Diego.

O Marechal está garantindo, pois manteve sua parceria com a DalPonte, detentora da franquia. Já Umuarama e Cascavel correm grande risco de ficar de fora: isso porque a vaga do Umuarama, que pertence à Penalty, será utilizada pelo Vasco da Gama-RJ e o Cascavel, que jogou à convite da CBFS, não encontrou até o momento uma parceria que garanta sua participação. Segundo informações, um convite não deverá acontecer em 2012.

Já o Guarapuava, que no meio do ano via grande possibilidade de disputar a Liga Futsal em 2012, recuou sem poder contar com uma parceria que viabilizasse a participação. No entanto, o clube está prestes a fechar um contrato com uma fornecedora de material esportivo que poderá abir o caminho para a equipe poder ingressar na competição nacional a partir de 2013.

Com informações de globoesporte.com e catve.tv/jorge-guirado

11 comentários:

Vilson Juarez disse...

Informações da CATVE (Jorge Guirado) dão conta que para a Liga 2012 o Cascavel e o Umuarama podem ficar de fora. Garantido somente o Colégio Londrinense e a Copagril para 2.012 e para 2.013 por enquanto somente o Colégio Londrinense.

Márcio Nei disse...

A se julgar pelo desmanche que rolou em Umuarama é bem provável mesmo.

Vilson Juarez disse...

Parece que a franquia da vaga do Umuarama foi para o Vasco. E o Cascavel nesse ano 2011 foi convidado e segundo os dirigentes da Liga em 2012 serao 20 equipes, só aquelas que possuem a franquia e nao haverá convidados.

Vilson Juarez disse...

Fonte: http://catve.tv/jorge-guirado/

Márcio Nei disse...

Com isso vai ficar cada vez mais dificil entrar na Liga... já era hora da CBFS repensar esta competição, hein.

Vilson Juarez disse...

Concordo plenamente. Neste paradigna manda a grana e nao o mérito.

André Melo disse...

Paulo Mussalém o nome do técnico do Imperial ex ACBF

Márcio Nei disse...

corrigido. valew.

O Jaguara disse...

NADA COMO UM DIA DEPOIS DO OUTRO... O UMUARAMA FEZ ESTA FÓRMULA PÍFIA DA CHAVE OURO PARA AJUDAR OS TIMES DA LIGA FUTSAL E AGORA VAI ESTAR FORA DA LIGA. KKKKKKKKKKKK.

QUAL FÓRMULA ELES VÃO QUERER AGORA????

willian schmitz disse...

É... A Liga futsal ficou eletizada.Entra se tiver muiiiiittttooo dim dim ou se for de nome (como grandes clubes de futebol)caso contrario fica dificil.
Como falou o Lobão, como que o vice presidente da federação paranaense vai usar a maquina pra beneficia o seu clube ( Umuarama ).Que tramóia ele vai bolar no arbitral da chave ouro? rsrsrs

4admge disse...

não sei vocês, mas eu acredito que uma divisão de acesso (não me perguntem como fazer isso em uma liga q se joga com franquias, e não com meritos), seria a solução e a possibilidade de todos os grandes clubes do brasil jogarem a maior competição nacional

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification