Liga Futsal: Paraná ainda luta para ter quatro representantes em 2012


Mesmo com título paranaense, Cascavel corre o risco de ficar de fora. 

Depois de manter quatro equipes na disputa da Liga Futsal de 2011, o estado do Paraná corre o risco de ver sua representatividade diminuir em 2012. Isso porque, segundo informações de bastidores, a CBFS pretende diminuir o número de participantes para 20 (na última edição forma 23 os participantes) e ainda há o interesse de ingresso de alguns “times de camisa” como Vasco-RS e Internacional-RS, o que limitaria ainda mais o acesso à competição nacional.

Garantidos

Apesar de ter jogado apenas uma vez a Liga Futsal e ser eliminado na primeira fase de 2011, o único clube que tem 100% de certeza de participação é o Colégio Londrinense. Isso aconteceu devido à parceria firmada pelo time de Londrina e o São Paulo Futebol Clube, detentor de uma das franquias da CBFS.

A única indefinição da equipe é quanto a participação no Paranaense. Os dirigentes ainda não sabem o clube jogará a Chave Prata ou a Chave Bronze. Em ambos os casos, seria formada uma equipe juvenil para o estadual, enquanto os adultos jogariam a Liga.

Porém, há quem diga, em Londrina, que caso a Federação Paranaense não convide o Colégio Londrinense para a disputa da Chave Ouro, o clube poderia optar por participar do Campeonato Paulista com a vaga do São Paulo, por uma cidade próxima, como Ourinhos, por exemplo.

Especulação ou não, o que se sabe é que o clube deverá lutar (como lutou no ano passado) para retornar à Chave Ouro de Paranaense e algumas desistências "dadas como certas" poderiam agilizar este processo.

Outro clube que se pode dizer “garantido” na Liga Futsal é o Marechal Cândido Rondon. Com as últimas participações nos três últimos anos, sempre ficando entre os oito melhores, a Dal Ponte dificilmente abandonará a equipe e deve garantir uma de suas vagas ao time rondonense.

Além disso, a equipe conta com atletas de Seleção Brasileira como Gadeia e Dyego, o que aumenta o potencial de exposição da equipe e o interesse em transmissões de TVs, por exemplo. Estes fatores, deverão garantir o Marechal entre os vinte participantes.

O segredo do Umuarama

O mesmo não se pode dizer do Umuarama, que já perdeu boa parte de seus jogadores para outros clubes. A Penalty, que garantiu a equipe do noroeste nos últimos anos, deverá entrar na competição com o Vasco da Gama-RJ (equipe do técnico Mafaia, que comandou o Umuarama em 2011), ficando apenas uma vaga a ser preenchida por Umuarama ou Suzano-SP, as duas equipes que defenderam a franquia em 2011.

Muito se especulou, nas últimas semanas, que Umuarama ficaria de fora por este motivo e que a Penalty teria optado pelo Suzano para a disputa da Liga Futsal. Mas na semana passada o presidente do clube paranaense afirmou que está tudo acertado para mais uma participação na competição nacional: “Nós estamos confirmados na Liga de 2012 e já estamos trabalhando para montar um time forte. A vinda do Badini [novo técnico da equipe] é parte deste projeto”, afirmou Nil Lopes Romeiro ao Jornal Umuarama Ilustrado.

Assim, é possível que os umuaramenses tenham convencido a Penalty de que eles devem ficar com a vaga na Liga. Ou pode ter acontecido outra parceria com franqueado, ainda não anunciada oficialmente. O que se sabe é que, da mesma forma que o Umuarama, o Suzano garante que participará da Liga em 2012. É esperar e ver o acontece nesta história.

Cascavel em situação difícil

O caso do Cascavel é o mais preocupante dos quatro, isso porque o atual campeão do estado jogou com uma vaga-convite da CBFS em 2011 e a entidade já teria revelado que nenhuma equipe jogará por convite em 2012. Assim, os cascavelenses correm contra o tempo para poder viabilizar uma parceria que garanta a participação em 2012.

Se não conseguir a vaga na Liga, o time de Cascavel poderá ter dificuldades para, inclusive, confirmar a contratação de atletas de alto nível. É o caso do pivô Frede (ex-Joinville), que condicionou seu acerto com o time paranaense à participação na competição nacional.

Assim, depois de perder Adeírton, Rafinha, Wanderson e Magrão e fracassar nas contratações de Ricardinho (que preferiu ficar no Guarapuava), Japonês (que foi para Portugal) e Oitomeia (que preferiu o Colégio Londrinense), o time de Cascavel tenta contratar mais um pivô, que poderá ser Dilvo (ex-Marechal de 2010) ou Frede para se manter em condições de participar da Liga Futsal, caso consiga confirmar uma parceria com algum franqueado.

Até agora a equipe já confirmou as renovações de Donny, Deivid, Issamu, Edu, Caça, Hugo e Juninho e as contratações de Carrapicho (ex-Guarapuava) e Mário Júnior (ex-Quedas). A diretoria espera anunciar pelo menos mais quatro reforços nesta semana.

1 comentários:

Unknown disse...

Quer participar do sorteio de duas super bolas Profissionais da Kagiva?
Basta Curtir nossa Fanpage no Facebook!
http://www.facebook.com/​kagivabolas/app_151503908244383

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification