Opinião: para quem ama e para quem odeia, Corinthians é Campeão!


Corinthianos e "Anti-Corinthianos" são importantes para a construção do clube paulista como produto midiático. 

Os números são sempre contestáveis, mas as últimas pesquisas sobre as torcidas de clubes de futebol no Brasil dão ao Corinthians de 13 a 14% dos torcedores, dependendo ao órgão que faz o levantamento. Se considerarmos que o Brasil tem pouco mais que 190 milhões de habitantes, pode-se dizer que há cerca de 25 milhões de corinthianos no país.

As mesmas pesquisas apontam que cerca de 25% das pessoas não torcem para nenhum clube, ou não se interessam por futebol. Este quarto da população corresponde a 47,5 milhões de pessoas. Assim, a grosso modo, restariam cerca de 117,5 milhões de “anti-corinthianos”.

Sim. Porque quem não é Corinthians geralmente torce (com fervor) contra a equipe do Parque São Jorge. Claro que toda a regra tem sua exceção, mas eu diria que a grande maioria destes 117,5 milhões detestaram ver o Corinthians levantando, pela quinta vez, a Taça de Campeão Brasileiro, neste domingo.

Acredito que seja isso (esta capacidade de mexer com todas as torcidas) que faça o Corinthians ser o que é... É claro que o clube possui uma torcida de dar inveja: apaixonada e fiel (como se intitula), mas acho que nem metade desta força existiaria se não houvessem os anti-corinthianos que, muitas vezes, torcem muito mais para que alvi-negro se dê mal do que para que seus próprios times se dêem bem nas disputas dos campeonatos de futebol.

Esta movimentação do “falem mal, mas falem de mim” é que deixa a equipe corinthiana sempre em evidência na mídia e nas transmissões de jogos. Um exemplo foi este Brasileirão: no primeiro turno o Corinthians teve 14 transmissões na TV aberta, o Palmeiras 12, Flamengo e Vasco 10 e Coritiba (5º com o maior numero de transmissões) apenas 7, a metade do número de jogos da equipe corinthiana (Clique aqui para ver a lista completa). No segundo turno este número aumentou, já que nas rodadas finais a prioridade é para as equipes que disputam o título.

Esta exposição na mídia, maior que a de seus concorrentes, trás mais lucros e investimentos, gerando um círculo virtuoso que, se bem explorado, deixa a Corinthians sempre um passo à frente dos demais, por ter uma imagem midiática muito mais eficaz de que as demais equipes do país, superando até o mesmo o Flamengo, que possui a maior torcida do país.

Posso estar redondamente enganado nesta análise, mas acredito mesmo que o “anti-corinthianismo” é vital para que o Timão permaneça grande e tenha a visibilidade que tem atualmente na mídia. Isto, conseqüentemente, fortalece sua marca e sua imagem perante a possíveis patrocinadores e possíveis consumidores, sejam de produtos ou dos próprios conteúdos midiáticos.

Desta forma, acho que todo o corinthiano deveria agradecer àqueles que torceram contra a equipe de Parque São Jorge em mais uma decisão de campeonato brasileiro.

Valeu galera!

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification