Liberato: "Debate entre os clubes buscou consenso entre aumento de renda e calendário"


Guarapuava era favorável à fórmula de 2010, mas optou péla fórmula apresentada por Toledo; Clubes querem times da Liga disputando todo o estadual. 

À medida que se aproxima o arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro (no dia 11 de fevereiro, sem local definido), cresce o debate sobre a fórmula que deve ser utilizada na competição deste ano. Um capítulo importante desta história aconteceu na última sexta feira em Guarapuava, quando algumas equipes se reuniram e resolveram apresentar uma fórmula diferente para o estadual deste ano.

Segundo o presidente do Clube Atlético Deportivo, José Valter Liberato, a reunião foi realizada em Guarapuava por questões de localização do município, já que ficaria mais fácil para os representantes dos clubes se deslocarem para a região central do Paraná. Estiveram presentes os representantes de Guarapuava, Quedas do Iguaçu, Corbélia, Marreco Futsal, Toledo e São José dos Pinhais, com a anuência das equipes de Ponta Grossa, Pato Branco e Paraná Clube, que deverão acompanhar as decisões das seis equipes.

O dirigente explicou que iniciativa não foi só de Guarapuava: “A reunião não foi idealizada só por Guarapuava, foi idealizada por alguns clubes na intenção de melhorar o campeonato e de a gente poder pensar em algo antes do arbitral, para que pudéssemos mandar alguma fórmula que chegasse ao consenso de todos”, afirmou.

Antes da reunião Guarapuava a intenção de Guarapuava era a de sugerir o retorno da fórmula de 2010, mas depois dos debates, surgiu uma nova fórmula, sugerida por Toledo quem agradou as equipes presentes no debate: “A princípio Guarapuava era favorável à volta da fórmula de 2010 (...), mas a equipe de Toledo apresentou uma fórmula que nos unificasse, porque nós estávamos divididos: algumas equipes querendo mais faturamento, como renda, e outras querendo mais calendário, caso de equipes que jogam os Jogos Abertos (...). Esta divisão trouxe uma terceira fórmula (...). Dentro desta fórmula existe a questão da renda: serão 15 jogos em casa em uma primeira fase (...) e há um calendário de março até outubro para que as equipes se mantenham em atividade para os Jogos Abertos,” explicou Liberato.

O presidente do CAD reconheceu que o calendário ficará apertado para as equipes da Liga Futsal, mas acredita que é possível conciliar as duas competições: “A gente sabe que tem o prejuízo por parte das equipes da Liga que vão ter um acumulo de jogos muito grande. Mas isso também pode ser sanado: a equipe com muitos pontos a disputar pode garantir sua classificação e poupar seus jogadores, fazendo a participação na Liga,” defendeu.

A participação das equipes da Liga Futsal, inclusive, foi o ponto em que todas os clubes presentes forma enfáticos, não abrindo mão da participação destas equipes desde o início da competição: “Não há uma disputa entre equipes que não disputam a Liga contra as equipes que disputam a Liga: há um consenso de que equipes da Liga não podem ficar de fora do Campeonato Paranaense na primeira fase. Isso é ponto pacífico, até porque todos querem jogar contra os times da Liga. O público quer ver os times da Liga jogando (...). Se eles [os clubes da Liga Futsal] apresentarem uma fórmula que seja do agrado da maioria, onde eles também participem do campeonato como um todo eu não vejo problema em a gente alterar o voto, “ afirmou Liberato.

Por fim, o dirigente do CAD acredita que o encontro foi importante para aproximar os clubes e aponta a necessidade de reuniões periódicas, visando a melhoria das competições no estado: “Foi salutar esta reunião para poderem debater, poderem conversar antes, poderem analisar (...). Vamos ver o que é melhor para o campeonato Paranaense: a gente precisa fazer mais isso, para que as equipes se unam fora de quadra para termos um campeonato forte,” sugeriu.

A avaliação de Liberato sobre o debate com os clubes foi muito positiva, deixando o dirigente otimista em relação ao campeonato deste ano: “Nós saímos com uma grande expectativa por esta reunião ter se realizado e por ter sido debatido este assunto. E foi bastante democrático: Ninguém impôs nada, ninguém está impondo nada, ninguém está fazendo nada na surdina. Todos foram bem incisivos em dizer que o campeonato tem que ser um só e não dividir em dois”, reforçou.

Proposta

Confira como ficou a proposta de fórmula das equipes presentes na reunião da última sexta feira (29), que já foi enviada à Federação Paranaense de Futsal para ser apreciada durante o arbitral da Chave Ouro.

EM REUNIÃO REALIZADA NA CIDADE DE GUARAPUAVA, NO DIA 27 DE JANEIRO DE 2012, ESTIVERAM PRESENTES OS CLUBES REPRESENTADOS POR SEUS DIRIGENTES:
GUARAPUAVA
QUEDAS DO IGUAÇU
CORBELIA
MARRECO FRANCISCO BELTRÃO
TOLEDO
SÃO JOSE DOS PINHAIS


COM A ANUENCIA:
PONTA GROSSA
PATO BRANCO
PARANA CLUBE


E DE COMUM ACORDO SUGEREM A SEGUINTE FORMULA PARA A CHAVE OURO 2012.


PRIMEIRA FASE:
16 CLUBES JOGAM TODOS CONTRA TODOS EM TURNO E RETURNO, NESTA FASE TERIAMOS 2 RODADAS NO PRIMEIRO TURNO E 2 RODADAS NO SEGUNDO TURNO NA QUARTA FEIRA.
CLASSIFICAM-SE PARA A SEGUNDA FASE OS 10 PRIMEIROS COLOCADOS


SEGUNDA FASE:
DUAS CHAVES DE 05 CLUBES CADA
CHAVE A: 1º, 4º,6º,8º,10º
CHAVE B: 2º,3º,5º,7º,9º
JOGAM DENTRO DA CHAVE EM TURNO E RETURNO, NESTA FASE TERIAMOS 1 RODADA NO PRIMEIRO TURNO E 1 RODADA NO SEGUNDO TURNO NA QUARTA FEIRA.
CLASSIFICAM-SE 02 DOIS PRIMEIROS E CADA CHAVE PARA SEMI-FINAL


TERCEIRA FASE PLAY OFF SEMI-FINAL
JOGO 1: 1º CHAVE A X 2º CHAVE B
JOGO 2: 1º CHAVE B X 2º CHAVE A
MELHOR DE 03 PARTIDAS DOIS RESULTADOS IGUAIS TERCEIRA PARTIDA. A EQUIPE MELHOR COLOCADA NA SOMATORIA DE PONTOS DA PRIMEIRA E SEGUNDA FASE FAZ A SEGUNDA E TERCEIRA PARTIDA NE NECESSÁRIO FOR EM SUA CASA COM A VANTAGEM DO EMPATE NA TERCEIRA PARTIDA.


QUARTA FASE PLAY OFF FINAL
VENCEDOR DO JOGO 1 X VENCEDOR DO JOGO 2.
MELHOR DE 03 PARTIDAS DOIS RESULTADOS IGUAIS TERCEIRA PARTIDA. A EQUIPE MELHOR COLOCADA NA SOMATORIA DE PONTOS DA PRIMEIRA E SEGUNDA FASE FAZ A SEGUNDA E TERCEIRA PARTIDA NE NECESSÁRIO FOR EM SUA CASA COM A VANTAGEM DO EMPATE NA TERCEIRA PARTIDA.


REBAIXAMENTO:
AS SEIS EQUIPES NÃO CLASSIFICADAS NA PRIMEIRA FASE, FORMAM-SE DUAS CHAVES DE 03 EQUIPES JOGANDO EM TURNO E RETURNO DENTRO DA CHAVE E O ULTIMO COLOCADO DE CADA CHAVE SERA REBAIXADO PARA A CHAVE PRATA 2013.


OBS:DEVIDO A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE FUTSAL, O NUMERO DE RODADAS DA SEGUNDA FASE NAS QUARTA FEIRA, PODERÁ SER AUMENTADA.


Áudio: Clique aqui para ouvir o áudio na íntegra da entrevista realizada com o dirigente do CAD/Guarapuava.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification