Reunião dentre equipes pode definir o futuro da Chave Ouro


Objetivo do encontro, liderado pelo CAD/ Guarapuava, é discutir a fórmula da Chave Ouro. 

Doze das dezesseis equipes que deverão jogar o Paranaense de Futsal, Chave Ouro, se reúnem nesta sexta feira (26) na cidade de Guarapuava. O objetivo do encontro é discutir a fórmula de disputa da competição, analisando sugestões e procurando aprofundar o diálogo entre os clubes, coisa que pouco aconteceu nos anos anteriores.

O encontro está sendo liderado pela equipe do CAD/Guarapuava. O presidente do clube, José Valter Liberato convidou todas as equipes da Chave Ouro, exceto as quatro que deverão disputar a Liga Futsal neste ano. As outras 12 equipes confirmaram presença na reunião.

A reunião, que acontece sem alarde, deverá ser realizada esta noite no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Caso as equipes que não jogam a Liga Futsal entrem em um consenso sobre o melhor formato para a Chave Ouro é possível que a principal pauta do arbitral marcado para o dia 11 de fevereiro (ainda sem local definido) já tenha uma resolução.

Liberato adiantou ao blog Futsal Tático, de Campo Mourão, que a idéia do clube é a de voltar à formula de 2010, mas o objetivo do encontro é ouvir outras propostas e chegar a um denominador comum, que seja bom para todas as equipes: “Queremos de volta o sistema de disputa de 2010. É a nossa proposta. Mas sabemos que nessa reunião várias idéias serão apresentadas. O que decidirmos aqui vai ser colocado em ata, que será homologada e entregue em forma de documento à Federação Paranaense de Futebol de Salão”, explicou.

Fómulas de 2010 e 2011

Em 2010 a fórmula consistia em uma primeira fase, com todas as 16 equipes jogando contra todos. Para a segunda fase se classificavam 12 equipes, divididas em dois grupos (A e B). Na terceira fase eram 8 equipes, divididas em mais dois grupos (C e D). Os dois melhores de casa um destes grupos se classificavam para a semifinal (que podia ser disputada em dois ou três jogos) e os vencedores iam para a final (que também era disputada em dois ou três jogos).

Em 2011, a equipe do Umuarama sugeriu (na data do arbitral, sem tempo para discussões aprofundadas) que o campeonato fosse dividido em duas partes. Na primeira parte, os três times da Liga Futsal não jogaram e as 13 equipes jogaram em turno único, classificando as oito melhores para os play-offs (disputada em dois jogos apenas). Na segunda parte as 16 equipes foram divididas em dois grupos (A e B), com as quatro melhores de cada grupo passando para os play-offs (como a equipe do Cianorte desistiu da Chave Ouro Segunda Parte, um dos grupos ficou com sete times, que ganharam seis pontos das partidas contra o Cianorte).

Desta forma o encontro desta noite, mesmo que não resolva qual será a fórmula da competição em 2012, já significa um grande avanço, com as equipes se encontrando para discutir o futsal do estado, visando competições mais atrativas para os torcedores e mais interessantes para os clubes.

Com informações de futsaltatico.blogspot.com

4 comentários:

4admge disse...

sugestão:

segundo o regulamento de 2010, um time poderia fazer no máximo (jogando as semis e as finais em 3 jogos) 33 jogos. Campeonato acaba próximo ao dia 5, de dezembro.

- Pra quem vai até la, calendário muito legal.

- Pra quem não se classifica, campeonato acaba em junho. (6 meses sem calendário).

- Pra quem se classifica e cai na fase seguinte, talvez mais 2 ou estourando 3 meses de campeonato), em suma, são de 6 à 7 meses de disputa.


enfim, uam sugestão legal seria "copiar" o que foi o campeoanto gaúcho de futsal alguns anos atrás.

- todos jogam contra todos, turno e returno (30 partidas) (campeonato iria até o começo de outubro, para todos, justificando algum investimento), classificariam 8 equipes, formando 2 grupos de 4 ida e volta, classificando os 2 melhores, semifinal e final (também em 2 jogos no máximo, com vantagem do empate aos times q fizerem a melhor campanha), desta forma o time q chegar a final jogará 40 partidas até no máximo dia 15 ou 22 de dezembro.

Calendário de 11 meses, reapresentação das equipes um mes apos a final, dia 23 de janeiro 2013, e assim vamos.

(times da liga que se virem pra cumprir as datas, joguem de terça, quarta.... serão muuuuitos jogos para se classificar, poupar jogadores, correr atrás de outros jogadores)

willian schmitz disse...

Essa é uma boa mesmo, pois no final do returno o bixo pega, muita emoção, zebras etc.
Porem deve-se prestar muita atenção aí sobre clubes que possam desistir no meio pro final do returno.Como fica a pontuação?
Se alguem jogou e perdeu pra mesma, vai ganhar os pontos depois, a exemplo de quem nem jogou e ganhou os pontos??

Tem que amarrar direitinho esses detalhes .

4admge disse...

exatamente... mas isso de desistir NAO pode ocorrer de forma alguma. Tem q existir uma multa pesadissima, punição pesada para que não valha a pena a desistência.

w.o e pagamento de 1500 é muito pouco... banir de qualquer participação no futsal por um prazo de 10, 20 anos.... duvido alguem abandona... processar cidade, patrocinador e td mais q estiver envolvido no time desistente.

4admge disse...

e outra, com o regulamento de ida e volta, um time faz pelo menos 15 partidas em casa, conseguindo arrecadar fundos, mais propaganda, mais venda de alimentos em dia de jogos, etc.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification