Depois de o técnico Marquinhos Xavier, do Marechal Cândido Rondon, ter analisado de forma negativa a nova fórmula da Chave Ouro, a presidente da equipe do Ciagym Maringá, Helenice Zotto Amorim, teceu novas críticas à Federação Paranaense de Futsal. As declarações foram publicadas nesta terça feira no site oficial do Ciagym.
Segundo a dirigente não houve bom senso por parte as FPFS: “Acredito que a palavra bom senso, infelizmente, caminha muito longe da nossa Federação. O que deixa a entender é que a Federação Paranaense de Futsal quer inovar, quer modificar, quer ser diferente de tudo que estava sendo feito, contudo, temos que aprender que quando somos comandos de algo, seja de pessoas, de entidades, de empresas ou mesmo de vidas, devemos ter a capacidade de analisar o que deu certo, mesmo sendo executado por outra gestão. E se tem uma coisa que não podemos deixar sem mérito é o avanço e o prestígio que o futsal do Paraná alcançou nesses últimos anos e que, sem dúvida, esteve entre estes a formula de disputa de 2010”, afirmou.
Helenice também acha que (assim como Marquinhos Xavier) o lado financeiro das equipes deverá ser prejudicado com a nova fórmula: “Achei muito desnecessário a proposta da Federação, que mais uma vez, mesmo na sua forma democrática de conduzir um arbitral, se colocou totalmente autoritária, não analisando entre muitos outros aspectos o lado financeiro dessa proposta, onde no ponto de vista de quem paga é abusiva e fora da realidade", avaliou.
Nota: As equipes do Ciagym e do Marechal defendiam o retorno da fórmula de 2010 na Chave Ouro deste ano, no entanto não conseguiram converser a maioria das equipes presentes na reunião do arbitral de que a fórmula seria melhor que a da FPFS, que foi eleita por aclamação depois de muitas discussões entre os representantes dos clubes.
9 comentários:
Alguem pode me informar quantas rodadas a formula de 2010 teve desde seu inicio ate o ultimo jogo? Lembrando ...formula de 2010.
15 na primeira fase;
10 na segunda fase (2 grupos de 6, ida e volta);
6 na terceira fase (2 grupos de 4, ida e volta);
No mínimo 2 e no máximo 3 jogos de semifinal;
No minimo 2 e no máximo 3 jogos de final;
Total: 35 mínimo e 37 máximo.
FORMULA 2012
30 JOGOS PRIMEIRA FASE
02 JOGOS SEXTA FINAIS
02 OU 03 JOGOS QUARTAS FINAIS
02 OU 03 JOGOS SEMIFINAIS
02 OU 03 JOGOS FINAIS
38 JOGOS MINIMO
41 JOGOS MAXIMO
Então ...fiz a pergunta pra falar algo...
O Treinador do MCR e o presidente do Ciagym estão fazendo uma tempestade em copo d'agua por causa de 3 ou 4 rodadas a mais.Não vejo muita diferença entre rodadas entre essa formula e a de 2010 defendida pelo MCR e Ciagym.
Pelo que me pareceu, qualquer formula aprovada onde as equipes da liga deveriam participar desde o começo da chave ouro iria levantar "chiadeira".
Concordo com o pessoal de MCR e MGA a questao nao e em relacao eo numero de jogos e sim ao formato do campeonato.
a Chave Ouro ficou reconhecida como o campeonato mais bem organizado e disputado por causa da formula que foi disputada ate 2010, entao pra que mudar o que deu certo.
ai vem a federacao querendo inovar e realiza um campeonato com uma formula ridicula igual o ano passado e agora esta de 2012 que ao meu ver tera uma primeira fase tao sem graca quanto a do ano passado. desta forma ai como muita antecedencia ja saberemos quem serao os classificados e rebaixados e o restante do campeonato como fica? sera que isso com equipes ja garantidas anteipamente nao podera afastar o torcedor.
sem contar que nessa formula uma equipe que perde um mata mata pode continuar no campeonato.
Eu sou a favor da formula de 2010, muito mais disputada e com muito maior atracao para os torcedores, essa e minha opiniao.
vale lembrar que na formula de 2010, o mínimo de jogos de 35, e máximo de 37 é pra quem chega a final.
quem não se classificasse faria um máximo de 15 jogos, ficando sem calendário já a partir de junho (restando apenas uma semana de jogos abertos).
Na formula atual, quem não se classificar vai fazer 30 jogos, jogando até outubro (mesma data do termino da liga nacional em 2012), um calendário maior.
Vai ter muito time poupando jogador em algumas rodadas, perdendo pontos, e no fim tentando uma melhor classificação.
Se for ver bemmm vistinho... em uma manhã apenas, é pouco pra decidir uma formula.
Exato... ainda mais se a gente pensar que uma manha vai valer pro ano inteiro.
Sim, é importante que os clubes se reúnam não só no arbitral, mas poderiam ser realizadas reuniões semestrais (ou até bimestrais) para avaliar as fórmulas e o andamento das competições em geral. Acho que este é o caminho.
Postar um comentário