Quarta feira decisiva na Chave Ouro



Seis partidas válidas pelas Sextas de Final decidem quais serão as oito equipes que seguem no campeonato.

O Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, terá uma das rodadas mais importantes disputada na noite de hoje (31). Seis jogos decidem quais serão as 8 equipes que passam para as Quartas de Final (seis passam por vitória no play-off e mais duas por índice técnico, melhor explicado abaixo).

Confira os destaques dos jogos que iniciam logo mais, às 20h30:

Copagril x Corbélia (ginásio Ney Braga, em marechal Cândido Rondon)

Depois de golear o Corbélia por 4x0 no primeiro jogo das Sextas de Final, a Copagril surge como a grande favorita. Para ser eliminada, a equipe rondonense terá que ser derrotada no tempo normal e na prorrogação. Mesmo que esta combinação complicada ocorra, o time do técnico Marquinhos Xavier pode buscar a classificação por índice técnico.

A superioridade do time rondonense também pode ser vista pelos números do confronto ao longo do ano. Em três jogo contra Corbélia, a Copagril venceu os três por goleada: 14 gols marcados e nenhum sofrido.

O único problema da Copagril será a ausência de Amadeu, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Outro destaque será o duelo dos artilheiros da Chave Ouro. Do lado dos donos da casa, o fixo Valença, que já marcou 25 gols. Do outro lado, um jogador nascido em Marechal: o pivô Amarelinho, vice-artilheiro da competição, com 22.

Cascavel x São Lucas (ginásio da Neva, em Cascavel)

O São Lucas, de Paranavaí, também tem uma missão quase impossível em Cascavel. Os paranavaienses precisam vencer os atuais campeões do estado no tempo normal e na prorrogação. Qualquer resultado diferente classifica o Cascavel, que venceu o primeiro jogo, em Paranavaí, por 3x2.

Para piorar a situação do técnico Luciano Bonfim, os jogadores Paulo Victor e Rilber se machucaram na primeira partida, ficando fora do jogo decisivo. Assim, o São Lucas terá apenas 9 atletas relacionados para o jogo em Cascavel: Arielton, Jaderson, P.C., Maiko, Edson, Marcão, Jhonatas, Rogerinho e Alex.

Do lado do Cascavel a novidade é a volta do goleiro Doni, recuperado de lesão, que deverá começar o jogo na reserva de Deivid. Rafinha e Thiaguinho também treinaram esta semana, mas ainda não sabem se poderão ir para jogo, sendo avaliados momentos antes da partida.

Maringá x Quedas Futsal (ginásio Chico Neto, em Maringá)

Diferente de Cascavel e Copagril, a equipe de Maringá, 3ª colocada na primeira fase do estadual, perdeu o primeiro jogo das Sextas, fora de casa, para o Quedas Futsal, por 2x0. Agora o time do técnico Xepa terá que vencer no tempo normal (por qualquer placar) para provocar a prorrogação. Se houver tempo extra, a vantagem do empate é revertida para os maringaenses.

O detalhe é que neste ano o time de Maringá ainda não conseguiu vencer o Quedas. No três jogos disputados pelas equipes foram dois empates e a vitória do Quedas na primeira rodada das Sextas de Final.

As duas equipes não terão problemas de ordem disciplinar, ambas com força máxima na noite desta quarta feira.

Umuarama x Marreco Futsal (ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama)

Em momentos distintos, Umuarama e Marreco decidem uma das vagas no noroeste do estado. De um lado, o Umuarama, do técnico Baiano, terá o elenco quase completo à disposição (a única ausência é a de Vitor, que passou por cirurgia e não joga mais neste ano). Do outro, o Marreco vem sem o técnico Tuca Guimarães. O treinador foi demitido na última segunda feira depois do fraco desempenho na Liga Sul e que será substituído pelo ex-jogador Ronaldo. Também está ausente o ala Jean Neguinho, suspenso.

Apesar das aparentes fases opostas, a expectativa é de um jogo equilibrado, assim como a primeira partida que terminou empatada em 3x3. Com isso, quem vencer no tempo normal se classifica. Se houver empate, o Umuarama terá a vantagem de empatar novamente na prorrogação.

Os jogadores e a comissão técnica umuaramense estão convocando a torcida para fazer a diferença no confronto: “A presença do torcedor neste momento é muito importante. Estamos convidando todos de Umuarama e região para prestigiar este grande confronto e nos ajudar a conquistar a tão esperada vitória”, disse o ala Douglas, artilheiro da equipe.

Unipa Cataratas x Ponta Grossa (ginásio Costa Cavalcantti, em Foz do Iguaçu)

Outra equipe que vem de técnico novo para a disputa do segundo jogo é o Ponta Grossa. Depois da vitória por 4x3 sobre a Unipa, jogando em casa, o ex-técnico Bian Júnior pediu seu desligamento do clube. Jorge Lecian, o Jorjão, assumiu a busca pela classificação: “Tenho muita confiança no grupo, que é de excelente qualidade, e na vaga para a próxima fase”, revelou o treinador.

Se Jorjão conseguir este objetivo, a cidade de Ponta Grossa voltará a ter uma equipe entre as oito melhores do estado. Coisa que não acontece desde 2002, quando o Clube Verde terminou a Chave Ouro em 7º lugar.

Para este jogo, o time de Ponta Grossa terá o retorno de Gleyson, mas não poderá contar com Oitomeia, que cumpre suspensão.

Já a Unipa, que conseguiu fazer uma primeira fase surpreendente, com uma sequência de 14 vitórias, quer retomar a boa fase e reverter a vantagem ponta-grossense. A equipe da Fronteira terá time completo e precisa vencer no tempo normal para ter a vantagem do empate na prorrogação.

Pato Futsal x Guarapuava (ginásio Dolivar Lavarda, em pato Branco)

O Guarapuava está com uma situação parecida com a do Ponta Grossa. O Guarapuava venceu o primeiro jogo em casa, por 4x2 e agora poderá empatar para seguir na competição. Já o Pato Futsal terá que vencer no tempo normal para forçar a prorrogação e reverter a vantagem do empate.

O time do técnico Brigadeiro deverá estar completo, assim como na primeira partida. Biro, que era dúvida, foi liberado pelo departamento médico, devendo fazer parte dos 12 relacionados para o jogo em Pato Branco.

Já o Pato não poderá contar com o fixo Thomas, que levou cartão vermelho no primeiro jogo em Guarapuava e com o técnico Márcio Borges, que também foi expulso. A expulsão de Thomas causou um início de confusão que mostrou como os ânimos estavam inflamados naquela partida. O mesmo deverá acontecer no jogo de volta e, para isso, o policiamento em Pato Branco deverá ser reforçado.

Independente das polêmicas e da pressão extra-quadra, a expectativa é de que o jogo seja um dos mais equilibrados desta fase.

Índice técnico

Sempre é bom lembrar que, além dos 6 vencedores dos confrontos de play-offs, mais duas equipes passarão para as Quartas de Final. Para definir as duas equipes classificadas por índice técnico, se aplicarão os seguintes critérios: soma de pontos nas sextas de final; média de gols (gols marcados divididos pelos gols sofridos); menor média de gols sofridos (gols sofridos divididos por dois); maior média de gols marcados (gols marcados divididos por dois); e saldo de gols.

Caso esses critérios não sejam suficientes para definir os dois classificados, será realizado um sorteio na sede da Federação Paranaense de Futebol de Salão, nesta quinta-feira, às 15h.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification