Termina a parceria entre Londrinense e SPFC. Clube paranaense não terá time em 2013.


Cidade de Suzano-SP será a nova “casa” do Tricolor Paulista. 

O Colégio Londrinense anunciou o fim da parceria com o São Paulo Futebol Clube. Sem condições de administrar sozinha o projeto da modalidade, a instituição de ensino resolveu suspender o investimento para o futsal masculino em 2013. Assim, a cidade só terá time da modalidade se outra entidade apresentar e tiver projeto aprovado junto à Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Há dois meses, a Unifil, que é do mesmo grupo, também já havia anunciado o fim do time de vôlei feminino.

A parceria, assinada em dezembro de 2011, e que passou a valer em janeiro deste ano, esteve muito perto de ser renovada. Em sua última entrevista à FOLHA, no dia 9 de novembro, o gerente de esportes do Colégio Londrinense, Julio Brevilheri, falou em "cenário positivo" para a renovação. Mas, segundo ele, a conversa mudou de rumo no final do mês, após a assinatura do contrato entre o Tricolor e sua nova fornecedora de material esportivo, a Penalty.

"Após o jogo com o Fluminense (pelo Campeonato Brasileiro), eles (São Paulo) nos ligaram dizendo que estavam muito felizes com o resultado da parceria e fizeram uma proposta de R$ 120 mil por mês. Montei um relatório, apresentei ao Sr. Eleazar (Ferreira, dono do Colégio Londrinense) e ficamos animados. Mas nas últimas semanas, a gente passou a notar que o entusiamo e a cobrança deles para renovar já não era a mesma e nesta semana recebemos a carta informando que eles vão para Suzano", contou Brevilheri.

No comunicado enviado ao Instituto Filadélfia de Londrina (IFL), datada do último dia 2, o São Paulo explica a mudança, agradece o ex-parceiro e deixa portas abertas para uma nova parceria no futuro. "Como já é de Vosso conhecimento, em face das condições contratuais negociadas com a nova empresa fornecedora dos uniformes, o SPFC deverá ceder seu nome e símbolos para outra equipe franqueada, encerrando assim a exitosa parceria com Vossas Senhorias durante o ano de 2012", diz a carta, assinada pelo diretor de futsal do SPFC, Fernando Bracalle, o Chapecó.

A mudança da sede do futsal Tricolor para Suzano (SP) foi uma exigência da nova parceira do clube, que ainda promete bancar boa parte das contratações para a temporada 2013.

O fim da parceria com o São Paulo, somado ao rombo de cerca de R$ 350 mil em 2012 (somando vôlei feminino e o futsal masculino), fizeram o grupo IFL planejar 2013 sem investimento no esporte de alto rendimento. "A Unifil e o Colégio Londrinense não terão nenhuma modalidade de alto rendimento em 2013", disse Eleazar Ferreira. "Não houve problema de gestão. É uma questão de orçamento, e evidente que sem a parte financeira não se faz nada", completou Ferreira, que ainda fez um balanço positivo da parceria e agradeceu a toda a diretoria do ex-parceiro.

A expectativa é de que o grupo volte a investir no esporte de alto rendimento londrinense, no futsal masculino ou até outra modalidade, a partir de 2014. O investimento nas escolinhas de futsal e nos times dos Jogos da Juventude (Jojup´s) continuam normalmente.

O Colégio Londrinense começou a investir no futsal masculino em 2007, ano em que foi campeão da Série Prata (segunda divisão) do Campeonato Estadual. Nos três anos seguintes jogou a Série Ouro (elite) e teve como melhor resultado um terceiro lugar em 2010.

Em 2011, disputou apenas a Liga e foi eliminado na fase de classificação, diferente deste ano, em que já com a parceria do São Paulo foi à segunda fase, quando foi eliminado.

Texto: Folha de Londrina

Opinião

Realmente foi uma pena o que aconteceu com o Colégio Londrinense. Em 2010 a equipe do norte despontou, junto com o Guarapuava, como uma das grandes forças do estado do Paraná, mas meteu os pés pelas mãos já em 2011, quando resolveu não participar da Chave Ouro para jogar somente a Liga Futsal.

Informado que era necessário disputar o estadual para participar da Liga Futsal, os dirigentes tentaram de tudo para voltar atrás, mas a Federação Paranaense rebaixou a equipe para a Chave Bronze, onde inclusive foi campeão.

No ano seguinte a parceria com o São Paulo F.C. parecia ser a solução para todos os problemas do ano anterior (eu mesmo cheguei a elogiar a iniciativa neste blog). O problema foi que o clube precisou federar todos seus atletas no estado vizinho, deixando de jogar o Paranaense de vez e perdendo a vaga que era de direito na Chave Prata.

E pior foi o desfecho: como faz todos os anos, o SPFC mudou novamente de cidade e o Colégio Londrinense ficou na mão, com um "rombo" no caixa e sem condições de viabilizar uma equipe para 2013.

Torço muito para que Londrina consiga retornar rapidamente à Chave Ouro, pois a cidade e a torcida merecem. Mas fica o alerta para os demais clubes paranaenses, de que não existem fórmulas mágicas no futsal. É preciso ter muita cautela, já que soluções mirabolantes tendem a ser boas à primeira vista e péssimas a longo e médio prazo.

6 comentários:

4admge disse...

O que se sabe aqui em londrina é q nao ficaram dividas, simplesmente 350 000 nao foi repassado da prefeitura pro londrinense, contudo, o Londrinense arcou com essa divida.

O problema de nao jogar a liga ano q vem é superior ao problema financeiro. Contavam com a vaa, como ficaram sem em cima da hr, nao houve tempo hábil pra conseguir outra vaga

O Jaguara disse...

Nada como um dia depois do outro.

Unknown disse...

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO ...HAHAHAHAHAHA.....

Wander pinheiro disse...

cade os babaca que vinham arrotar aqui... se ferraram! Otários

Unknown disse...

Marcio, e em 2013? O Londrina vai jogar só a chave prata?

Márcio Nei disse...

pelas informações de lá, Londrina não deverá ter equipe em 2013... claro que até o começo ano que vem isso pode mudar. Quem sabe o pessoal não se anima para voltar na Prata ou na Bronze...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification