Quedas Futsal e Foz Cataratas foram as últimas equipes a entregar as documentações à FPFS.
Em 2013 o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, será disputado por 15 equipes: Cascavel Futsal, Copagril/MCR, Maringá, Umuarama, Foz Cataratas Futsal (ex-Unipa), CAD/Guarapuava Futsal, Ponta Grossa Futsal, Quedas Futsal, Pato Futsal, Marreco Futsal/Francisco Beltrão, São Lucas/Paranvaí, Associação Cascavelense de Futsal (ex-Corbélia), Associação Campo Mourão Futsal, Ivaí Esporte Clube e Foz Futsal. As informações foram passadas pelo o superintendente da FPFS, Antonio Carlos Abrão, para a Radio Transamérica, de Foz do Iguaçu.
Das equipes que tinham direito à disputa, apenas o Toledo Futsal não efetivou sua inscrição. A equipe passa por uma crise financeira que vem desde o ano passado. Como neste começo de ano o clube não conseguiu aumentar o número de patrocinadores, resolveu desistir da disputa.
Aos 45 do segundo tempo
Segundo o superintendente, as equipes do Foz Cataratas Futsal e do Quedas Futsal foram os últimos a entregar suas documentações, quase no final do expediente da Federação. A surpresa foi a demora do Cataratas, que já está há um bom tempo com a maioria plantel definido e até já tem um torneio de pré-temporada marcado.
A outra equipe de Foz do Iguaçu, o Foz Futsal, fez a inscrição no começo da tarde. Nos próximos dias a diretoria deverá divulgar os primeiros nomes do elenco.
Já o torcedor do Quedas viveu a incerteza da inscrição - nos últimos dias o clube correu o perigo de deixar a competição por falta de patrocínio. Depois de algumas reuniões a equipe quedense conseguiu o apoio da prefeitura municipal (mas com valores menores do que 2012, em virtude disso o clube terá que se adaptar à nova realidade). Segundo informações extra-oficiais, o clube ainda deve montar um grupo gestor para buscar recursos junto aos empresários da cidade.
Sem convite
José Carlos Abrão também esclareceu que neste ano não haverá convites para equipes da Chave Prata. Os clubes da ‘Ouro’ decidiram, em reunião realizada no final do ano passado, que as 14 equipes remanescentes não poderiam ter vagas preenchidas por convites. Por este motivo a competição de 2013 fica com apenas 15 equipes.
Fórmula
Na primeira fase (que inicia no dia 16 de março) todos jogarão contra todos em turno único, classificando 12 para a segunda fase, quando as equipes serão divididas em dois grupos, jogando em turno e returno. Quatro equipes de cada grupo passam para os play-offs (que podem ser realizados em duas ou três partidas).
Na reunião do ano passado, a previsão era de um quadrangular entre as quatro equipes restantes para definir o rebaixamento para a Chave Prata. Como haverá apenas três equipes que não passarão para a segunda fase, é provável que no arbitral (que será realizado no dia 16 de fevereiro, em Cascavel) o quadrangular seja substituído por um triangular, com apenas o campeão da fase escapando do descenso.


31.1.13
Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário