A intenção é dividir categorias de forma parecida com a adotada pela Liga de Futsal de Guarapuava.
Eleito para comandar a Liga de Futebol de Guarapuava nos próximos quatro anos, o ex-diretor Edson Luiz Boscardin entende que a modalidade tem melhorado no município. A regularização dos times e jogadores junto à Federação Paranaense e à CBF, no ano passado, foi um dos passos para a evolução do esporte, segundo ele. No entanto, o novo presidente já tem um foco para tratar com urgência: as categorias de base.
Boscardin avaliou como crítica a situação das escolinhas de futebol de Guarapuava. Um dos motivos para a falta de praticantes e incentivo seria a ausência de competições, o que pode mudar em 2013. O dirigente pretende organizar campeonatos municipais para as categorias sub-11, sub-13 e sub-15.
“Quando você proporciona a chance de os meninos competirem, você acaba os incentivando a continuarem no esporte, e as escolinhas, a se fortalecerem. Queremos também fazer parcerias com as escolinhas de bairros, porque elas são importantes para o futuro do futebol. Só com uma categoria de base forte é que teremos um bom futebol amador e até profissional nos próximos anos”, disse.
A intenção é dividir categorias de forma parecida com a adotada pela Liga de Futsal de Guarapuava. Assim, Boscardin alega que o número de praticantes de futebol vai crescer. “Nada impede que o menino concilie o futebol e o futsal na infância. É importante que ele possa praticar as duas modalidades para saber em qual se dará melhor”, falou.
Em 2012, a Liga realizou campeonatos em quatro categorias: Juniores (sub-20), Amador (livre), Veterano (acima de 35 anos) e Máster (acima de 40 anos). Esses devem ser mantidos, segundo Boscardin. Mas o presidente da entidade adiantou o interesse em realizar competições mais amplas, incluindo equipes de outros municípios.
O primeiro evento deve ser a Taça Cidade, com previsão para começar em fevereiro ou abril. No ano passado, o torneio não foi realizado. Agora, a ideia é atrair muitos clubes com a premiação em dinheiro.
“Vamos correr muito atrás de patrocínios para conseguir uma boa premiação aos clubes. Tem que haver o troféu e uma quantia em dinheiro para que o nível dos participantes seja alto”, contou o novo responsável pela comunicação da Liga, o ex-jogador e árbitro Vilamar Antônio Vieira.
Texto: Douglas Belan (Jornal Diário de Guarapuava)
0 comentários:
Postar um comentário