No último final de semana foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o XIV Congresso Nacional de Arbitragem de Futsal, onde foram apresentadas algumas mudanças e atualizações nas regras. O evento contou com oficiais de arbitragem de 23 estados.
Uma das mudanças diz respeito ao número de jogadores relacionados por partida, que nas competições da FIFA e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão passará de 12 para 14 atletas.
Uma outra alteração prevê que quando acontecer um tiro livre direto ou indireto simultâneo ao final de qualquer período, este será prolongado até o lance ser executado.
Buscando aumentar o fair-play, ficou definido que não valerá gol provido de uma disputa de bola ao chão. Caso isso ocorra, será anotado arremesso de meta ou escanteio.
Com relação aos goleiros, quando ele praticar uma defesa, mas não ficar de posse da bola (espalmar ou defender com qualquer outra parte do corpo) ele poderá receber a bola de seu companheiro. No entanto, caso ele a domine, a bola terá que ser tocada em um adversário para que ele possa recebê-la novamente de um atleta de sua equipe.
Ainda sobre o goleiro, os árbitros foram orientados a fazer a contagem dos quatro segundos quando o mesmo estiver de posse de bola.
Presente no congresso, o árbitro sorocabano Orozino Moreira, o Zinho, falou a respeito dessas alterações.“Acredito que a melhor mudança foi do fair-play. Isso nos ajudará bastante, pois tínhamos preocupação caso bola fosse chutada em direção ao gol. Sobre as demais alterações, temos que ficar mais atentos. As orientações passadas foram boas e nos ajudam a refletir”, conta.
Texto: Eduardo Gouvea (Super Futebol)
0 comentários:
Postar um comentário