Liga Futsal: Aceitar ou não aceitar?



Dirigentes do Agrária Guarapuava Futsal se preparam para tomar uma das decisões mais importantes da história do clube nesta segunda feira (18). 

A notícia sobre o convite que a equipe Agrária Guarapuava Futsal recebeu neste final de semana, para jogar a Liga Futsal, repercute fortemente na cidade de Guarapuava. Torcedores, dirigentes, imprensa e todas as pessoas envolvidas de alguma forma com o futsal da cidade, não escondem a empolgação do momento. No entanto, é justamente agora que a diretoria do clube terá que deixar a empolgação de lado e, de forma racional, bater o martelo sobre a participação ou nõa na competição nacional.

Convite

A desistência do time de Petrópolis-RJ em participar da Liga Futsal deste ano, pegou muita gente de surpresa. Entre elas a própria Poker, empresa detentora da vaga na Liga Futsal. À princípio a idéia era se afastar da competição por um ano. No entanto, a Poker agiu rápido, sondando algumas equipes com potencial para disputar a competição nacional ainda neste ano: a escolha recaiu sobre Guarapuava.

O convite pegou de surpresa o presidente do clube, José Valter Liberato, horas antes do arbitral da Chave Ouro, na cidade de Cascavel. Rapidamente o dirigente convocou o grupo gestor, que administra a equipe e a Secretaria de Esportes de Guarapuava para uma reunião extraordinária, nesta segunda feira (18), de onde terá que sair a resposta sobre o convite.

Prós e contras

Há muito tempo o clube guarapuavano esperava uma oportunidade destas. No passado o Guarapuava Futsal já teve outras propostas para ingressar na Liga Futsal, mas a maioria delas exigia contra-propostas financeiras que inviabilizavam os projetos. O formato da parceria (nos moldes da Dal Ponte com a Copagril e da Penalty com o Umuarama) é considerada a ideal para a equipe.

Por outro lado, o próprio momento em que surgiu o convite pode se tornar uma dificuldade. Isso porque o Guarapuava já tinha fechado sua equipe, pensando somente na disputa da Chave Ouro. Embora o elenco seja de qualidade, a carga de jogos de uma Liga Futsal exigiria outros jogadores de alto nível disponíveis ao técnico Brigadeiro. Seria necessário contratar mais atletas e, para isso, seria necessário um orçamento maior que o atual, para atender um grupo maior de atletas.

Outro custo alto para o clube seriam as viagens interestaduais: dependendo do adversário, a equipe terá que viajar com um ou até dois dias de antecedência, o que gera outros gastos de logística, além do deslocamento em si, como alimentação e hospedagem, por exemplo.

Isso sem falar das dificuldades técnicas que as equipes que disputam a Liga Futsal pela primeira vez encontram. A competição é claramente, a mais difícil no país e muitos clubes não conseguem passar do primeiro ano.

Por todos estes motivos, é muito importante que todos os atores envolvidos com o futsal guarapuavano dêem o máximo de si. E ainda é necessário que outras forças se unam a este projeto para ele poder sair do papel. Novas empresas com potencial para serem parcerias serão convidadas. O torcedor também está sendo convocado para comparecer aos jogos e fazer a diferença neste processo.

Uma ação que poderá ser implementada pelo clube é um pacote de ingressos para atrair um grande público, fazendo do torcedor um dos maiores patrocinadores da equipe em 2013.

Reconhecimento

A resposta sobre a participação ou não na Liga Futsal será conhecida só na segunda. Mas só o fato de ser lembrado como primeira opção para disputa as maior competição do país já é um sinal de que o projeto do futsal em Guarapuava está no caminho certo.

Muito perto de ver um sonho virar realidade, o presidente Liberato postou a seguinte mensagem em uma rede social: “Torcida guarapuavana e do Agrária Guarapuava Futsal, é tudo muito ainda prematuro, depende de muita coisa, varias situações, mas o sonho pode virar realidade, só o fato de sermos lembrados, é o reconhecimento de todo um trabalho bem planejado. Se for da vontade de Deus, estaremos na liga nacional de 2013. Se não for continuaremos na busca e no firme propósito”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pintou o Campeão Brasileiro 2013.

willian schmitz disse...

Embora o coração pede pra abraçar a oportunidade,a razão diz que não, não nessa situação, seria uma outra situação se a equipe estivesse com o convite "garantido" em setembro/outubro.

Márcio Nei disse...

o problema de não aceitar é o seguinte: quando teremos outra chance destas?... Enfim, ficamos na torcida.

Unknown disse...

Money money money money

Unknown disse...

Sou de Umuarama e acho que o Guarapuava não deveria perder uma oportunidade dessas... Jogar a Liga Futsal é outros ares, níveis superiores ao campeonato paranaense, embora eu acho que o paranaense é o melhor estaduak de futsal do Brasil.
Por outro lado entendo a questão planejamento... teriam que refazer todo ele, e isso é muito trabalhoso... Torço para que entrem e junte-se a nós (Umuarama, M. C. Rondon e Maringá).
Não tenho certeza mas acho que o Cascavel está esse ano tbm.
Vamos la, vamos tornar o Paraná a maior forçado Futsal do Brasil.

Unknown disse...

Eu, por outro lado discordo do Fernando. Falta apenas 2 meses para começar a liga. E na liga nacional o bicho pega. Para jogar um campeonato dessa magnitude, o planejamento já deveria ter sido iniciado a muito tempo. O plantel deveria ter sido montado com vistas à essa competição. Hoje, praticamente todas equipes que vão jogar a liga estão com seus times montados. Tomem por base o Maringa e o Umuarama ano passado que não passaram da primeira fase e a propria Copagril aqui de Marechal Rondon que mesmo tendo o melhor times de todos os tempos, ficou pelo caminho. Penso, que se for pra jogar sem ser competitivo, não vale a pena.

O Jaguara disse...

Na minha visão o CAD já aceitou, ou não faria todo este fervo. Se as chances fossem mínimas ficariam bem quietos. Só que não dá p falar que o time vai p Liga antes de renegociar as bases de contrato com os patrocinadores. Daí sim, rever o planejamento e contratar mais jogadores pq alí realmente o bicho pega.
Não dá pra cobrar uma grande participação do CAD no primeiro ano, mas é importante segurar a vaga para se organizar para frente.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification