Copagril tem futuro ameaçado na Liga Futsal - ATUALIZADO

Franquia do clube paranaense pertencerá à equipe de São José dos Campos-SP em 2015.

A equipe da Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon, que disputa a Liga Futsal pelo quinto ano consecutivo, sempre com bons resultados (entre eles o vice-campeonato em 2010), corre perigo de ficar de fora da principal competição do futsal nacional em 2015. Isso porque a franquia que é utilizada pelo time rondonense foi adquirida pela equipe do São José/Valesul-SP e deverá ser utilizada pelo time paulista a partir da próxima temporada. A informação foi confirmada pelo site Futsal em Pauta.

A equipe de São José, que disputou a Liga Futsal de 2011 a 2013, ficou de fora da competição nacional deste ano. No entanto, o presidente do clube Roberto Rocha Brandão (o Montanha) conseguiu uma articulação com a prefeitura da cidade para garantir a participação na Liga de forma 'vitalícia' a partir do ano que vem.

- Fizemos os cálculos para a disputa deste ano e vimos que o aluguel e os gastos, como hospedagem e alimentação, ficariam em torno de 50% do valor da compra de uma franquia. Conversamos com a prefeitura e obtivemos o aval para a compra da franquia em definitivo. A partir de 2015, o São José Futsal está garantido na Liga - explicou o dirigente.

Com a negociação entre o time de São José dos Campos e a Walker Consultoria em Marketing LTDA (atual detentora da franquia), a Copagril terá que conseguir um novo parceiro para permanecer na disputa em 2015 ou adquirir sua própria franquia. Segundo informações de bastidores, a Copagril já estaria se movimentando, há alguns meses, para garantir sua a permanência. O clube estaria estudando três opções para a próxima temporada.

Franqueados

Nos primeiros anos da Liga Futsal, as franquias pertenciam, basicamente, a empresas de material esportivo, mas com o passar dos anos, o número de clubes que possuem suas próprias franquias aumentou. São os casos das equipes de Carlos Barbosa-RS, Intelli/Orlândia-SP, Krona/Joinville-SC, Tambasa/Minas-MG, Corinthians-SP, São Paulo FC, Atlântico/Erechim-RS, Jaraguá Futsal-SC e Green Team-DF. Ainda há o caso de clubes que não participam mais da Liga, mas cedem suas franquias para outros clubes, como o Macaé (representado por Cabo Frio-RJ), o São Caetano (Blumenau-SC) e a Horizontina (Floripa Futsal-SC).

Já as vagas que ainda pertencem às empresas de material esportivo, atualmente, são apenas seis. A Penalty detêm duas vagas (Umuarama-PR e São Bernardo-SP), a Umbro mais duas (Concórdia-SC e Sorocaba-SP), a Poker uma (CAD/Guarapuava Futsal-PR) e a Sport Clube Com. Ind. de Materias Esportivos mais uma (Assoeva-RS).

Neste ano, uma franquia está licenciada, a da Unisul-SC. No ano passado esta franquia foi utilizada pelo Cascavel Futsal-PR e neste ano seria utilizada pelo time do Ciagym Maringá-PR. Mas com a desistência do time paranaense, devido a problemas financeiros, a franqueada resolveu se afastar por um ano, podendo retornar em 2015 com time próprio ou com uma nova parceria.

Neste contexto, com os clubes de futsal cada vez mais adquirindo franquias próprias, o que se nota é uma certa fragilidade do futsal paranaense, já que nenhuma das 20 franquias pertence a algum clube do estado.

3 comentários:

André disse...

Noticia ruim com certeza, mas não me preocupo a principio, a Copagril é um time muito respeitado nacionalmente, dificilmente ficará sem jogar a Liga 2015, ainda mais com todo esse tempo para arranjar uma franquia!

Unknown disse...

Olha, os times paranaenses não compram uma franquia, pelo "alto" valor, e principalmente a falta de apoio dos governantes isso ficou claro, com ajuda da prefeitura de São Jose, em ajudar o time a comprar a sua propria franquia.
Agora bem que a Itaipu ou Cataratas/S.A poderia comprar uma franquia para o Foz Cataratas, pois dinheiro não falta.
Para quem não sabe o Foz Cataratas é o unico time a tisputar todas as categorias de base do solismo paranaense. E com bons resultados, eu acho que o trabalho esta sendo bem feito para medio a longo prazo e na medida que os resultados aparecerem o investimento da Itaipu e Cataratas (dona do time) vao aumentar.

Márcio Nei disse...

Segundo informação de bastidores, a Copagril já teria três opções para permanecer na Liga em 2015.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification