Segunda fase da Liga Futsal deverá ter equilíbrio nos grupos e emoção em quadra


Déjà vu: a exemplo de 2013, Guarapuava, Intelli e Umuarama ficaram no mesmo grupo na segunda fase. 

A Liga Futsal segue a todo vapor a partir do próximo dia 9 de outubro, quando deverá iniciar a disputa da segunda fase da principal competição do salonismo brasileiro (a tabela da segunda fase deverá ser divulgada nos próximos dias pela CBFS). Agora as 16 equipes estão divididas em quatro grupos, jogando entre si em turno e returno. Só dois melhores de cada chave avançam à fase dos ‘mata-matas’ até que seja conhecido o campeão da temporada 2014.

Grupo A: Jaraguá-SC, Carlos Barbosa-RS, Cabo Frio-RJ e Tambasa/Minas-MG

Quem larga como franco favorito no grupo A é o Jaraguá Futsal. Dono da melhor campanha na primeira fase (com 47 pontos e mais de 87% de aproveitamento), os catarinenses despontam como grandes favoritos. No entanto, é importante lembrar que nesta fase, os pontos são zerados e, desta forma, será necessário repetir o bom desempenho da fase inicial para que o favoritismo se confirme.

Outro detalhe, neste grupo, é que as quatro equipes são de estados distintos. Os times deste grupo farão as viagens mais longas na segunda fase. De Carlos Barbosa-RS até Cabo Frio-RJ, por exemplo, são mais de 1.600 Km (só de ida). Assim, a equipe gaúcha poderá sofrer mais desgaste que seus adversários, pois terá que fazer outra longa viagem até Belo Horizonte-MG (mais 1.600 Km). Apesar disso, a tradição da ACBF costuma a ‘pesar’ nestes momentos decisivos, fazendo da equipe gaúcha outra equipe com boas chances de classificação.

Neste contexto, Cabo Frio e Minas surgem como os ‘azarões’ da chave. Mas como a fase inicia do zero, é possível que surjam surpresas, principalmente se estas duas equipes conseguirem garantir resultados jogando em casa.

Grupo B: Corinthians-SP, Copagril-PR, Krona-SC e Concórdia-SC

Pode-se dizer que o grupo B foi o mais próximo de um ‘grupo da morte’. Com toda a sua tradição e força do elenco, o Corinthians talvez seja a grande força, mas pode ser surpreendido por qualquer um dos outros integrantes da chave.

A Copagril, por exemplo, já fez isso neste ano, vencendo o Timão no jogo em Marechal Cândido Rondon-PR e se mostrando um adversário duro, mesmo jogando fora do Paraná. Outro páreo duro será o time da Krona, que apesar de ter feito uma primeira fase irregular, ainda é apontada por muitos, como uma das favoritas ao título deste ano, principalmente pela qualidade de seu elenco.

Mesmo o Concórdia, que se classificou apenas na 15ª colocação na fase classificatória, pode surpreender. O maior exemplo foi dado no ano passado, quando, mesmo estando pouco cotado, avançou até a final da competição, ficando com o vice-campeonato.

Grupo C: Intelli-SP, Guarapuava-PR, Umuarama-PR e Floripa Futsal-SC

No grupo C do atual bicampeoão nacional também não deve ter ‘moleza’. Se a lógica prevalecer, a Intelli deverá se classificar, a exemplo dos últimos anos. No entanto, o caminho não deverá ser tão fácil, já que na primeira fase, o time paulista conseguiu vencer apenas o Floripa entre os adversário da chave.

Outro forte candidato à classificação é o time de Guarapuava, com uma arma que vai além das quadras: A torcida vem fazendo a diferença em favor dos guarapuavanos, tanto que, na primeira, fase, a equipe venceu as nove partidas disputadas em casa (100% de aproveitamento), sendo uma delas sobre a Intelli e outra sobre Umuarama.

Correndo por fora, Umuarama e Floripa apostam, principalmente, na raça para surpreender sues adversários. Um exemplo foi dado pela equipe umuaramense na penúltima rodada da primeira fase, quando buscou um empate de 6×6 com a Intelli, mesmo jogando em Orlândia. Já no confronto entre Umuarama e Floripa, na primeira fase, o resultado também foi de empate com alto número de gols: 5×5, na cidade de Umuarama.

Grupo D : Blumenau-SC, Futsal Brasil Kirin-SP, Assoeva-RS, Atlântico-RS

Sensação da primeira fase, a equipe de Blumenau-SC terá a missão de provar que o bom desempenho da fase classificatória (4º lugar) não aconteceu por acaso. O time que entrou de ‘última hora’ na Liga Futsal deste ano (com a vaga do São Caetano Futsal), surpreendeu muitos que acreditavam que os estreantes apenas ‘fariam número’ em sua primeira participação na Liga.

Já ao contrário do time de Blumenau, a badalada equipe do Brasil Kirin, de Sorocaba-SP, ficou devendo na primeira fase. O novo time do ala Falcão e de outros astros do futsal nacional, como o goleiro Tiago e o fixo Rodrigo Hardy promete crescer nesta reta final, aumentar o rendimento e brigar pelo título logo no primeiro ano do clube.

Fecham o grupo a dupla gaúcha, da Assoeva e do Atlântico. Duas das equipes mais tradicionais do país, que contam com jogadores se seleção brasileira em seus elencos, a dupla gaúcha deverá ser a pedra no sapato de catarinenses e paulistas. A força das equipes do sul, principalmente nos jogos dentro do RS, deverá se determinante para definir os classificados do grupo D.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification