Arbitral definiu os detalhes da Chave Bronze 2015


Competição inicia no início de maio e vai até o mês de novembro. 

A Chave Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal de 2015 está definido com 17 equipes participantes. Na manhã deste sábado, dia 14, no auditório do SESC, em Guarapuava, representantes dos clubes e da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) se reuniram e decidiram os rumos da competição que serve de porta de entrada para as equipes adultas de futsal masculino no Paraná.

O encontro iniciou com autoridades saudando os presentes. Logo em seguida, membros dos setores técnicos da FPFS passaram orientações aos representantes das equipes. Na discussão sobre a fórmula da competição, os clubes decidiram adotar a sugestão da Federação e utilizar um formato bem parecido com o de 2014, com três grupos regionalizados na primeira fase, jogando entre si em turno e returno. Os três grupos ficaram dispostos desta maneira:
  • Grupo A: Itaipulândia, Santa Terezinha do Itaipu, Ass. Futsal de Cascavel, Mariópolis, Santo Antônio do Sudoeste e Missal Futsal
  • Grupo B: Iate Clube Londrina, Apucarana, Cambé Futsal, Ivaiporã,  Ass. Esp. Maringá e Tapejara
  • Grupo C: Araucária, Piraí do Sul, Tibagi, Palmas Esportes e Pitanga Futsal
Quatro equipes de cada grupo se classificarão para a segunda fase, formando duas chaves de seis equipes, jogando entre si em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo da segunda fase avançam aos play offs, quando as equipes vão se afunilando até a decisão do título.

Uma novidade na fórmula é que, como um dos grupos terá um time a menos que os demais, haverá um percentual de aproveitamento entre todas as equipes para definir a classificação geral da primeira fase. Os melhores classificados na primeira fase terão a vantagem de decidir em casa os play-offs a partir da terceira fase. As quatro melhores classificados ao fim da competição garantem o acesso para a Chave Prata.

A previsão de início da Chave Bronze é no dia 2 de maio e a previsão de término é no início do mês de novembro. A competição também terá paralizações nas fases regionais e finais dos Jogos abertos do Paraná.

Os clubes também demonstraram algumas dificuldades para cumprir todas as determinações da FPFS. Um ponto que gerou muita discussão foi sobre a obrigatoriedade do placar eletrônico nos jogos. A maioria decidiu que, neste ano, não será obrigatório o uso do placar eletrônico, mas que, em 2016, todas as equipes deverão estar com os equipamentos instalados em seus ginásios. Por outro lado, também foi definido, para a competição deste ano e para a próxima, que o tamanho mínimo da quadra será de 18m x 36m.

No período da tarde, também no auditório do Sesc, acontece o Arbitral da Chave Prata.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification