Superação: com 40 quilos a menos, Dia quer fechar o gol do Clevelândia


À esquerda, Marcelo Dia Lopes quando pesava 186 quilos e jogava no Ivaí, em 2013. À direita, Dia no início da pré-temporada com o Clevelândia, já em 2015.

Em uma modalidade como o futebol, é muito comum ver reportagens de atletas gordinhos, como o atacante Walter, do Fluminense, ou o Adriano Imperador (ex-Atlético-PR). Ronaldo Fenômeno também foi destaque nos tempos de Corinthians. E no futsal não é diferente, pois atletas acima do peso estão presentes do cotidiano dos clubes. E não é porque têm uns quilinhos a mais que não estão à altura dos mais magros.

No Paraná, um dos jogadores que mais se destacou mesmo estando acima do peso foi o goleiro Flávio Araújo, o Brigadeiro, que defendeu clubes como São Miguel, Toledo, Cascavel, Copagril, de Marechal Cândido Rondon, e o CAD (Clube Atlético Deportivo), de Guarapuava, onde iniciou sua carreira de treinador.

Mas atualmente quem começa a ganhar espaço na Série Ouro é o goleiro Marcelo Dia Lopes, o Dia, que está fazendo a pré-temporada com o Clevelândia e estreia sábado fora de casa contra o Umuarama.

Dia é natural de Telêmaco Borba e tem uma história interessante no futsal. Iniciou sua carreira profissional em 2007, quando vestiu a camisa o Aquárius, de sua cidade natal. Em 2012, chegou a fazer uma pré-temporada em Clevelândia, mas preferiu disputar a Série Prata pelo São João do Ivaí. Em 2013 e 2014, Dia foi o goleiro do Ivaí. Uma de suas melhores partidas foi contra o Guarapuava, em 2013, pelo grupo da morte da Série Ouro, quando fechou o gol e o Ivaí venceu por 2 a 1 em pleno Joaquim Prestes, o "Joaquinzão".

Agora Dia está de volta ao Clevelândia. Com 23 anos, está ansioso por sua estreia. "Essa é a terceira vez que vou disputar a Série Ouro. É sempre uma vitrine interessante. Garanto que vou trabalhar muito, me superando a cada dia. Agradeço a confiança da diretoria, que me deu essa oportunidade. Asseguro que vou ajudar muito", comenta o jogador, que deve ser bastante exigido no Campeonato Paranaense, pois o Clevelândia está entre os clubes com menor investimento da competição.

Superação

A história de superação de Dia é impressionante. Em 2013, quando fez uma de suas melhores temporadas, estava com 186 quilos. "Em uma transmissão da Catve chegaram até a me comparar com o Brigadeiro", lembra-se. Dia mede 1,78 metro. Em dezembro de 2013, precisou fazer uma cirurgia no joelho. Diante da situação, Dia sabia que sua recuperação seria demorada com todo aquele peso. "Na minha cidade, em Telêmaco Borba, tem muita gente que gosta de mim. Personal, nutricionista, dono de academia, todos me ajudaram. Comecei a me dedicar e já emagreci 40 quilos", comenta o jogador, que agradece o apoio de Edilson Pukanski, o Ovo, seu primeiro treinador. "O Ovo é um dos melhores treinadores do nosso estado, mas infelizmente não está em atividade. Ele sempre me disse para acreditar mais em mim, me superar sempre. Comecei a fazer isso e consegui emagrecer", diz.

Dia afirma que é muito melhor treinar e jogar agora. Ele tem uma meta de chegar a 100 quilos até dezembro de 2015. "Você nem imagina o quanto é melhor jogar assim, mais leve. Tenho mais agilidade, cair e levantar mais fácil", complementa o goleiro.

Clevelândia contrata irmão de Edu, do Marreco Futsal

Outra novidade do Clevelândia Futsal, que estreia no próximo sábado, dia 21, na Série Ouro do Campeonato Paranaense, fora de casa, contra o Umuarama, é o ala-esquerda Allan Freitas, 23 anos, irmão do também ala-esquerda Edu, que joga no Cresol/Marreco Futsal e que tem 29 anos.

Os dois irmãos vão se enfrentar na Série Ouro e também na 8ª Copa Rádio Chopinzinho/Doce Docê. Natural de Guarujá (SP), Allan Freitas teve passagem por equipes como Indaiatuba (SP), Pinhal (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e também uma atuação nos Jogos Abertos do Paraná pelo município de Cascavel. No início deste ano, ele fez a pré-temporada na equipe da Asif, de Ibirubá (RS), mas acabou recebendo uma proposta melhor da equipe clevelandense. “Estou muito feliz de poder jogar a Série Ouro do Paranaense, uma competição muito difícil, mas que tem uma boa visibilidade. Vou me dedicar para conseguir uma boa temporada e mostrar meu potencial”, avalia o atleta.

Textos: Adolfo Pegoraro (EsportePR)

2 comentários:

Unknown disse...

Esse goleiro do Clevelándia não fechará somente o gol e sim a quadra inteira!

drngraniska306@gmail.com disse...

Mais você já é um babaca pare com esses comentários bestas, você deve ser um galã.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification