Chave Ouro: Equipes voltam atenções para o estadual


Rodada de quarta-feira terá quatro jogos pelo Campeonato Paranaense de Futsal. Destaque para os reencontros na partida Keima x Guarapuava.  

Com o fim da primeira fase da Liga Nacional de Futsal (LNF), as equipes paranaenses que estavam disputando a principal competição do país voltam suas atenções para a a Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Para o líder do estadual, Poker/Óleo Leve/Guarapuava, e para o vice-líder, Gazin/Umuarama/Penalty, é chegada a hora de decidir quem ficará com o Troféu Jorge Kudri, que é conferido à melhor equipe da primeira fase. Para o Red Panther/Muffatão/Cascavel e para a Copagril/Sempre Vida/Penalty/MCR, eliminados na primeira fase da LNF, é hora de mudar o foco, já que o estadual passou a ser a principal competição.

Nesta quarta-feira (dia 24), as quatro equipes entram em quadra em jogos válidos pelas rodadas de números 6, 11 e 12. Confira a programação e os destaques dos jogos:

6ª rodada
19h15 - Casa Nissei/Foz Cataratas x Red Panther/Muffatão/Cascavel (Gin. Costa Cavalcante)

Ainda invicto jogando no ginásio Costa Cavalcante, o Foz Cataratas espera mais um bom resultado, mesmo contra a forte equipe do Cascavel Futsal. A Serpente, por outro lado, quer somar pontos e partir para aquele que passou a ser seu principal objetivo da temporada: o título da Chave Ouro.

O time de Cascavel tem 17 pontos ganhos e está em sétimo lugar, mas, como fez menos jogos que a maioria das equipes, ainda pode chegar às primeiras colocações. Já o Foz, com as vitórias das últimas rodadas, sobre Clevelândia e Campo Mourão também chegou a 17 pontos e virou um dos candidatos na briga pela vaga na Liga Sul.

As duas equipes irão para quadra com desfalques de ordem disciplinar. Do lado do Foz Cataratas, Roger (expulsão) e William Brandão (terceiro cartão amarelo) cumprem suspensão. Do lado do Cascavel, Ninho cumpre suspensão automática pelo terceiro amarelo.

11ª rodada
20h30 - Vapza/Caramuru/Castro x Copagril/Sempre Vida/Penalty/MCR (Gin. Pe. José Pagnacco)

No último arbitral da Chave Ouro, a Copagril, de Marechal Cândido Rondon, abriu mão da vaga paranaense na Liga Sul (que seria do campeão do Torneio dos Campeões de 2014). Na reunião ficou decidido que apenas as equipes que não disputam a LNF disputariam a vaga paranaense da competição.

Agora que está fora da segunda fase da competição nacional, a equipe rondonense terá que se contentar em assistir a briga pela vaga. E o Caramuru, de Castro, é um dos times que está neste páreo: “A possibilidade de conquistar a vaga na Liga Sul é real, então ainda vamos brigar por isso. Além disso, a intenção é terminar a primeira fase na melhor colocação possível, pois, na composição da tabela os melhores colocados fazem os últimos jogos em casa”, afirmou o técnico "Soneca", da equipe castrense.

Apesar de não ter aspirações para a Liga Sul, a Copagril ainda pode chegar às primeiras colocações na classificação geral e, quem sabe, até mesmo brigar pelo Troféu Jorge Kudri. Isso poque o time de Marechal é que o menos jogou, até agora, no estadual, tendo sete jogos a cumprir (21 pontos em disputa). Assim, a partida em Castro será decisiva para as pretensões de ambas as equipes.

Os dois times não terão desfalques de ordem disciplinar.

12ª rodada
20h - Keima Futsal/Ponta Grossa x Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal (Gin. Oscar Pereira)

Um dos jogos mais interessantes da rodada será o do Keima contra o Guarapuava Futsal. Além de se tratar de um clássico regional, as últimas movimentações entre atletas e comissão técnica devem acirrar ainda mais o clima de rivalidade. Para a temporada de 2015, os ponta-grossenses buscaram vários nomes da equipe de Guarapuava. A principal contratação foi do técnico Baiano, que conquistou dois títulos da Chave Ouro pelo clube guarapuavano (2010 e 2014). Acompanharam o técnico, o goleiro Guto, o ala Biro e pivô Marquinhos. Recentemente o ala Jamur, que também defendeu o Guarapuava em 2014, foi contratado pelo Keima, aumentando ainda mais a "legião guarapuavana" no time dos Campos Gerais.

Além disso, os dois clubes buscam reabilitação no estadual. O Keima (20 pontos), que vinha muito forte para conquistar a vaga na Liga Sul, não vence há quatro jogos e vê a vaga ameaçada por várias equipes (São Lucas, Caramuru, Foz Cataratas, Assaí e Marreco Futsal). Já o Guarapuava (27 pontos), que vinha tranquilo na liderança, perdeu seu último jogo para o Umuarama, em casa, e agora precisa somar pontos para não ter a liderança ameaçada pelo time do noroeste.

A principal dificuldade para os guarapuavanos, além de jogar fora de casa contra uma das equipes que mais investiu na Chave Ouro deste ano, será o número excessivo de desfalques. Além do goleiro Roncaglio e do pivô André Maluko, que se desligaram do clube para jogar na Europa, não devem atuar Adeírton, Vitor, Bynho, Diego Fávero, Bisqui, Vitinho (todos entregues ao departamento médico) e Felipinho (expulso contra o Umuarama). O clube também não poderá contar com Márcio (ex-Copagril), recém contratado, que ainda aguarda sua liberação internacional.

Do lado do time de Ponta Grossa, Erickson esta suspenso. Também desfalcam a equipe Pierre e Claudinho, lesionados. Por outro lado o ala Ian, recuperado, poderá reforçar o time do técnico Baiano.

12ª rodada
20h - Gazin/Umuarama/Penalty x Assaí Futsal (Gin. Amário Viera da Costa)

Outra partida interessante será disputada em Umuarama. Depois de derrubar o último invicto da Chave Ouro, o time umuaramense pode chegar á liderança se vencer o Assaí e o Guarapuava tropeçar no jogo contra o Keima Futsal.

O Assaí Futsal, por outro lado, vem fazendo uma boa campanha em seu primeiro ano de Chave Ouro, se tornando uma das sensações do estadual. Além de já ter garantido sua meta de permanecer na elite do futsal paranaense para 2016, o clube já está com a classificação para a segunda fase praticamente assegurada. Além disso, se conseguir somar mais alguns pontos, a equipe poderá entrar na briga pela vaga na Liga Sul: "Como temos um jogo a menos, se vencermos esta partida atrasada ficamos somente a três pontos de Ponta Grossa, que hoje estaria classificado. Vamos em busca disso", explicou o experiente ala Viola (ex-Guarapuava), de 34 anos.

O time de Assaí não poderá contar com Miguelzinho, suspenso com três cartões amarelos. Pelo lado do Umuarama, Rodrigo e Hiago também ficam de fora, pelo mesmo motivo.

Classificação


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification