Depois de perder "gordura", Guarapuava quer fazer as pazes com as vitórias


Equipe já está classificada para a segunda fase da LNF e segue na liderança do estadual, mas, depois de derrotas seguidas e saída de atletas, clube procura reencontrar a boa fase. 

Depois de um ótimo início de temporada, a fase do Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal já não é tão boa quanto nos meses passados. Em junho, o "Time de Guerreiros" venceu apenas um jogo (3x0 contra a Assoeva-RS) e perdeu outros cinco, entre Liga Nacional de Futsal (LNF) e Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Foram vários fatores que contribuíram para os revezes. Mas, sem dúvidas, o principal foi a maratona de jogos que o time vem encarando desde o mês de abril, quando começou a disputar a LNF e o estadual ao mesmo tempo. Na última partida, contra o São Paulo FC, por exemplo, foram seis desfalques (quatro por lesões e dois por suspensões), além de alguns jogadores jogando no "sacrifício", como o pivô André Maluko, que momentos antes da partida, sentiu dores na região adutora da coxa.

Questões extra-quadra também estão dificultando a temporada do clube guarapuavano. O terceiro patrocinador master, que está sendo procurado desde o começo do ano, ainda não foi fechado, bem como alguns espaços de publicidade no ginásio Joaquim Prestes. Além disso, o time sofreu o assédio de clubes da Europa. O goleiro Roncaglio já se desligou, devendo defender o atual campeão europeu, o Kairat, do Cazaquistão (segundo informação veiculada do site calcioa5anteprima.com). Outro atleta de "malas prontas" é André Maluko, que vai atuar na Itália. No entanto, o pivô ainda deve ficar à disposição nos dois últimos jogos da primeira fase da LNF, contra Concórdia-SC (no sábado, 20) e Atlântico-RS (na segunda-feira, 22), quando deverá fazer sua despedida da torcida guarapuavana.

Percebendo o desgaste do grupo, a diretoria já anunciou que não liberará mais atletas para o mercado europeu e que, além disso, contratará mais quatro jogadores, suprindo as ausências de Roncaglio e André Maluko e fortalecendo o elenco para o restante da temporada. De acordo com o supervisor José Válter Liberato, devem ser contratados um goleiro, um fixo, um ala e um pivô. As alternativas podem ser jogadores retornando da Europa ou vindo de clubes de fora do estado, que não disputam a LNF. Nos próximos dias os novos atletas devem ser anunciados.

Classificação garantida na LNF

Apesar de vir de três derrotas consecutivas na competição nacional, o time de Guarapuava (que chegou a liderar a LNF por algumas rodadas) já está garantido na segunda fase, pois tinha aberto uma boa vantagem de pontos sobre as equipes que lutam para entrar no G-14. No entanto, o time (que ocupa o oitavo lugar) não quer cair mais na classificação e conta com o apoio da torcida nos jogos contra Concórdia e Atlântico, no Joaquinzão, para somar pontos e melhorar seu posicionamento, com vistas à formação dos grupos na segunda fase.

Se a classificação da primeira fase terminasse exatamente como a de hoje, Guarapuava ficaria no grupo 'A' e teria como adversários a Intelli/Orlândia-SP, o Corinthians-SP, o Futsal Brasil Kirin/Sorocaba-SP, a Krona/Joinville-SC, o Gazin/Umuarama-PR e o São José Futsal-SP. Melhorando a classificação, a chave seria mais fácil, pelo menos, em tese.

Liderança ameaçada no estadual

Depois de encarar os jogos finais da primeira fase da LNF, a equipe guarapuavana voltará sua atenção para a reta final da primeira fase do Campeonato Paranaense de Futsal. Um dos objetivos do clube é terminar a primeira fase na liderança da Chave Ouro, para ter vantagem de decidir em casa, caso avance aos play offs. Mas, apesar de seguir na liderança, com 27 pontos, esta meta ficou um pouco comprometida, depois da derrota, em casa, para o Umuarama Futsal.

Isso porque, com o tropeço, o time de Guarapuava já não depende de seus próprios esforços para terminar a fase em primeiro lugar. Além disso, a equipe terá uma sequência de quatro jogos difíceis, fora de casa (contra Keima, Copagril, São Lucas e Assaí Futsal), o que pode dificultar a conquista do objetivo inicial.

1 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o Paranaense já era depois da derrota em casa p/Umuarama.Uma pena, pois tinha tudo p/ser tri campeão decidindo em casa. Agora ficá muito difícil. Na Liga, se continuar jogando desfalcado não devê ir muito longe.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification