Chave Ouro: Todos com chances de classificação


Faltando três rodadas para o fim da segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, a expectativa é de jogos ainda mais emocionantes, para a definição das oito que equipes que avançarão para a fase de playoffs da principal competição do salonismo estadual. Confira a situação as 12 equipes dos grupos A e B e o que cada uma precisa fazer para garantir a classificação para a próxima fase.

Grupo A

Cresol/Marreco Futsal

Líder do grupo A, com 13 pontos ganhos, a equipe de Franscico Beltrão segue à passos largos rumo à classificação. O time do técnico Nelsinho Bavier ainda tem quatro jogos para cumprir na segunda fase, podendo garantir a classificação matemática com apenas mais uma vitória.

A sequência do time do sudoeste terá Assaí (fora), São Lucas (casa), ACF (casa) e Umuarama (fora), consecutivamente. Desta forma, para o Marreco Futsal, a briga já passa a ser para terminar na primeira colocação do grupo e assim ter um adversário (teoricamente) inferior na próxima fase.

Gazin/Umuarama/Penalty

Assim como o Marreco Futsal, a equipe de Umuarama segue firme em busca da classificação antecipada. Com 12 pontos ganhos e mais três jogos a cumprir, os umuaramenses terão, em sua sequência final, as equipes do Foz Cataratas, no ginásio Vieira da Costa, em Umuarama, do Assaí, fora de casa, e do Marreco Futsal, novamente em casa, pela última rodada.

Com os resultados negativos na segunda  fase Liga Nacional de Futsal (LNF), a expectativa é que o time de Umuarama passe a ter seu foco principal no Campeonato Paranaense, já que, com a melhor campanha da primeira fase, a equipe noroeste terá um trunfo valioso nos playoffs: o de sempre decidir em casa as partidas de volta, independente de adversário.

Casa Nissei/Foz Cataratas

Outra equipe que aparece muito bem cotada para garantir vaga na terceira fase é o Foz Cataratas (terceiro colocado do grupo A, com 11 pontos). A equipe do técnico Fabinho Gomes tem demonstrado muita força, principalmente nos jogos realizados em Foz do Iguaçu, onde om time segue invicto desde o início da competição.

Assim, os iguaçuenses têm a expectativa de definir a classificação nos jogos que disputarão em casa, contra as equipes do São Lucas e da ACF. Antes, o Foz Cataratas enfrentará o Umuarama, na próxima quinta (dia 3), no noroeste do estado, e, no último jogo da fase, terá confronto contra o São Lucas, em Paranavaí.

São Lucas/Grupo Ivo

Depois de um bom começo na segunda fase, a equipe de Paranavaí teve uma queda de rendimento, perdendo seus últimos jogos para o Umuarama (em duas ocasiões) e Assaí Futsal. Com isso, o São Lucas (quarto colocado, com 9 pontos ganhos) precisa somar pontos nas rodadas finais para se garantir nos playoffs.

A principal dificuldade é que, dos quatro jogos que lhe restam, apenas um será disputado na cidade de Paranavaí: no dia 18 de setembro, contra o Foz Cataratas. Antes disso, os paranavaienses terão de enfrentar as equipes da ACF, Foz Cataratas e Marreco Futsal, longe de seus domínios.

Assaí Futsal

Com uma campanha de altos e baixos, o único representante do norte pioneiro entra na reta final da segunda fase precisando somar pontos para se manter vivo na competição. Atualmente, o time de Assaí está em quinto lugar, com seis pontos ganhos. Serão necessários pelo menos mais quatro pontos, além tropeços do São Lucas para a equipe avançar às quartas-de-final.

A sequência do Assaí Futsal terá o Marreco (em casa), o Umuarama (em casa) e a ACF (fora). O clube espera, principalmente nos jogos em casa, tirar esta diferença para chegar, pela primeira vez, na fase decisiva da Chave Ouro.

ACF

De todas as equipes do grupo A, a Associação Cascavelense de Futsal é a que menos tem chances de avançar. Isso porque, além de estar na lanterna, com 4 pontos, o clube vive uma grave crise interna, motivada por atraso de salários e pelas saídas recentes do técnico e preparador físico Alexandre Junior Buffulin (Duda) e do fixo Vagnão.

Segundo informações, os próprios jogadores e comissão técnica estão bancando as viagens da equipe e as despesas do clube, como taxas de arbitragem, por exemplo. Neste clima conturbado, a ACF terá mais quatro compromissos pela frente, contra o São Lucas (casa), o Foz Cataratas (fora), Assaí (casa) e Marreco (fora). As chances matemáticas existem, já que o time pode alcançar 16 pontos até o final da segunda fase, mas o desafio maior será o de superar as adversidades internas, transformando-as em vitórias dentro de quadra.

Grupo B

Copagril/Sempre Vida/MCR

Líder invicto do chamado "grupo da morte", com 15 pontos, a Copagril precisa de apenas mais um ponto para garantir sua classificação matemática. Ainda que perca os três jogos que lhe restam (contra Caramuru, Guarapuava e Keima), somente uma combinação improvável de resultados tiraria a equipe rondonense da disputa dos playoffs. Além de três derrotas da Copagril, a combinação teria que ter três derrotas do Dois Vizinhos Futsal, três vitórias do Guarapuava e um empate entre Cascavel e Caramuru, na última rodada. Ou seja, se qualquer um destes resultados não se confirmar, a classificação rondonense estará assegurada.

Com a vaga praticamente garantida, a briga da Copagril, nas rodadas finais, será para permanecer na liderança do grupo para enfrentar um adversário (teoricamente) mais fraco nas quartas-de-final, já que o primeiro colocado do grupo B vai encarar o 4º colocado do grupo A na fase de quartas-de-final.

Keima Futsal

Assim como a Copagril, o time de Ponta Grossa segue invicto na segunda fase, somando 13 pontos ganhos (cinco a mais que o primeiro time fora da zona de classificação, o Guarapuava Futsal). Com isso, o time do técnico Baiano poderá garantir a classificação antecipada se vencer a próxima partida contra os guarapuavanos, fora de casa, no ginásio Joaquim Prestes. Pois, neste cenário, a diferença subiria para oito pontos, restando apenas mais dois jogos para o rival.

Caso a vitória não venha em Guarapuava, os ponta-grossenses ainda terão mais duas chances para definir a classificação, nos jogos contra Cascavel (em Ponta Grossa) e contra a Copagril (em Marechal, na última rodada).

Red Panther/Muffatão/Cascavel Futsal

O atual vice-campeão do estado começou muito bem a segunda fase, abrindo vantagem para as demais equipes do grupo B, mas no decorrer dos jogos foi perdendo terreno e agora começa a ver sua posição (3º colocado, com 9 pontos) ameaçada por Caramuru e Guarapuava, que têm apenas um ponto a menos do que a Serpente.

A boa  notícia, para a torcida cascavelense, é que o time só depende de si para avançar para a próxima fase, mas para isso terá que buscar pontos fora de casa, contra Dois Vizinhos e Keima Futsal. Na rodada final, o time de Cascavel vai encarar o Caramuru no ginásio da Neva, em uma partida que poderá definir a classificação ou eliminação de uma destas equipes.

Vapza/Caramuru Futsal

Depois da vitória da última segunda-feira (31 de agosto) sobre o Guarapuava Futsal, o time de Castro renasceu na luta pela classificação. Atualmente a equipe do técnico Soneca está no limite da zona de classificação, com oito pontos ganhos. A principal dificuldade do Caramuru é que, dos três jogos que lhe restam, apenas um será em casa: contra o Dois Vizinhos Futsal, no dia 12 de setembro. Antes, o time castrenses enfrentará a Copagril, em Marechal, e na rodada final, o Cascavel, no ginásio da Neva.

Desta forma, para conseguir a classificação às quartas-de-final, o Caramuru Futsal terá que vencer pelo menos um dos desafios fora de casa, além de fazer valer o fator casa, contra o time de Dois Vizinhos.

Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal

Após sete rodadas na segunda fase, o atual campeão estadual segue fora da zona de classificação para os play-offs. Apesar disso, a equipe guarapuavana ainda só depende de si para avançar para a próxima fase. Isso porque seus principais rivais neste momento (Cascavel e Caramuru) terão um confronto direto na última rodada. Desta forma, se pontuar em todos os seus jogos, o time de Guarapuava ultrapassará pelo menos um destes adversários.

A sequência, no entanto, não será das mais fáceis para o time do técnico Banana (que retorna ao comando da equipe após sevir à Seleção Brasileira, na Copa América de Futsal). Serão dois jogos em casa contra os invictos Keima e Copagril e um jogo fora contra a equipe de Dois Vizinhos, que costuma a transformar seu ginásio em um “calderão”, nos jogos do estadual. O primeiro desafio será nesta quinta-feira (3), contra o Keima e só a vitória interessa para os guarapuavanos.

Fábrica Gourmet/Pluma/Dois Vizinhos

A situação mais delicada de todas as equipes, na segunda fase, é a do Dois Vizinhso Futsal. Com apenas dois pontos ganhos, o time do sudoeste precisa pontuar em todos os jogos que lhe restam, além de torcer por tropeços de Guarapuava, Cascavel e Caramuru. Neste cenário, os duozinhenses chegariam a 11 pontos, mas teriam que ultrapassar pelo menos duas destas equipes para garantir a classificação.

A vantagem do time de Dois Vizinhos é que, das três partidas restantes, duas serão em casa. Além disso, os adversários serão justamente os que precisam ser superados na classificação. O primeiro confronto será no Teodorico Guiumarães, contra o Cascavel Futsal, o segundo fora de casa, contra o Caramuru, e o último jogo da fase, novamente em casa, contra o Guarapuava. Desta forma, todos os clubes ainda têm chances de lutar pela classificação.

Foto: André Jonsson

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification