Desde sexta feira (dia 8) já iniciaram as competições da fase final dos Jogos Abertos do Paraná na cidade de Maringá. Com isso, a Chave Ouro de Futsal terá um “recesso” de 12 dias, para que as equipes que participam do JAP's possam utilizar os times da Chave Ouro na competição, representando suas cidades de origem.
Já a equipe do Clube Atlético Deportivo, de Guarapuava, terá outra missão: defender, ao lado do Palotina, o Estado do Paraná na Liga Sul 2010, a partir de 12 de outubro na cidade de Concórdia-SC. O campeão do torneio se credencia a participar da Superliga Futsal em 2011.
A Liga Sul 2010 conta com seis equipes, duas de cada Estado da Região Sul e, a partir de hoje, traremos matérias especiais com informações sobre as equipes participantes da competição. Primeiramente os dois representantes gaúchos: ALAF e Antônio Prado.
A equipe da Associação Lajeado de Futsal, ALAF, é uma equipe emergente no futsal gaúcho. Em 2007 o time foi campeão da Série Bronze do Rio Grande do Sul e em 2009 já disputava a Série Ouro Gaúcha.
Na temporada atual a equipe fez uma campanha muito boa no primeiro turno do Campeonato Gaúcho (Taça Eugênio Portilho), terminando na 4ª colocação na fase classificatória, atrás apenas de Carlos Barbosa (1º), Atlântico Erechim (2º) e Venâncio Aires (3º), três equipes que disputam a Liga Nacional de Futsal.
Na fase de play-offs, a ALAF chegou até as semifinais do primeiro turno, mas foi eliminada pelo Atlântico (empate em Lajeado, por 3x3, e derrota em Erechim, por 5x1).
Mesmo assim, a equipe colecionou resultados relevantes na fase classificatória da Taça Eugênio Portilho, como a vitória de 3x0 no próprio Atlântico, um 7x2 no Antônio Prado (que também disputará a Liga Sul 2010), um 13x0 na Cortiana de Farroupilha e um 4x0 no Carlos Barbosa, jogando fora de casa.
No segundo turno do Gauchão (Taça Alexandre Zilles) a equipe ainda não venceu: foram dois empates e uma derrota para a equipe de Lajeado-RS.
Elenco
A ALAF tem um elenco relativamente jovem: entre os 15 jogadores inscritos para a Liga Sul a média de idade é de 24,3 anos de idade. Quem destoa do restante da equipe, neste item, é o experiente fixo/ala Giba de 40 anos, ex-jogador do Pato Branco-PR.
Outra curiosidade é que além de Giba, a equipe tem mais três jogadores que jogaram no Pato Branco: o fixo Vitor e os alas Yuri e Géverson.
O artilheiro da equipe no Campeonato gaúcho é o pivô Fábio Poletto de apenas 21 anos. O jogador, que já participou da Liga Futsal de 2009 pela Cortiana, também coleciona vários títulos e artilharias em campeonatos das categorias de base do campeonato gaúcho. Poletto é a grande esperança de gols para a ALAF na Liga Sul de 2010.
Mais informações em www.futsallajeado.com.br
O time gaúcho da cidade de Antônio Prado será o primeiro adversário do Clube Atlético Deportivo, de Guarapuava, na disputa da Liga Sul 2010 que acontecerá em Concórdia-SC, de 12 a 16 de outubro.
Diferente da ALAF, poucas informações estão disponibilizadas sobre a Sociedade Esportiva e Recreativa Antônio Prado, que representa a pequena cidade de Antônio Prado-RS (que se intitula com a cidade mais italiana do Brasil) na Chave Ouro do Campeonato Gaúcho de Futsal.
A associação que atua em outras modalidades esportivas com futebol e vôlei, está participando de forma modesta no Campeonato Gaúcho de Futsal desta temporada: no primeiro turno (Taça Eugênio Portilho) a equipe do técnico Flávio Franzen Barcellos ficou apenas em 10º lugar entre 13 equipes, com o retrospecto de 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. No segundo turno (Taça Eugênio Portilho), a equipe jogou duas vezes e perdeu as duas.
Elenco
A falta de experiência pode ser uma explicação para o baixo desempenho do time no Campeonato Gaúcho. A média de idade é de apenas 22 anos de idade, sendo que o jogador mais experiente é o fixo Nelson de 34 anos e os atletas mais jovens são o goleiro Mateus, o ala Gabriel e o fixo Rafael, cada um com 17 anos de idade.
O grande destaque da equipe é o pivô Éderson que foi o vice-artilheiro no primeiro turno do Campeonato Gaúcho, com 20 gols em 12 jogos (média de 1,6 por jogo). Éderson conseguiu a impressionante marca de 43% de todos os gols marcados por sua equipe no primeiro turno e tem tudo para ser o grande nome do Antônio Prado na disputa da Liga Sul 2010.
Ps: Amanhã (domingo) traremos informações das equipes catarinenses: Capivari e Concórdia.
0 comentários:
Postar um comentário