
A jovem equipe de futsal da cidade de Capivari de Baixo-SC surgiu em 2009. A Acesc (Associação Capivariense de Esporte e Cultura) é a entidade mantenedora do time, enquanto a Prefeitura de Capivari de Baixo é a maior apoiadora do projeto implantado pelo treinador Juarez Júnior.
Já no seu primeiro ano no esporte catarinense o time conseguiu uma grande conquista, sagrando-se campeão da 1ª divisão do Campeonato Catarinense de Futsal e ganhando uma das vagas para disputar a divisão especial.
Em 2010 a equipe fez sua primeira participação na elite do futsal catarinense, já com o técnico Juliano Alves Zeferino ao lado de Juarez Júnior. Na fase decisiva do Campeonato, quando as equipes da Liga Futsal se juntam às demais equipes do estado, o Capivari terminou em 5º lugar, perdendo nas quartas de final para o Concórdia (outro representante catarinense na Liga Sul 2010).
Mesmo assim, o aproveitamento da equipe em um primeiro ano de divisão especial foi muito bom: Foram 4 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, com 27 gols marcados contra 21 gols sofridos. Além disso, resultados expressivos na fase de classificação, como as vitórias de 4x0 na Unisul, 4x1 no Concórdia e 3x0 no Joinville, todas fora de casa.
Elenco
O Capivari inscreveu 13 atletas para a Liga Sul. A média de idade é de 24 anos, sendo que o mais experiente é o fixo Vandré, de 39 anos, quem tem em seu currículo o título da Liga Futsal, um Paulista e um Campeonato Gaúcho. Já o fixo Juliano é o mais jovem, com apenas 18 anos de idade.
No Catarinense 2010 o artilheiro da equipe foi o ala Pakito, com 6 gols, mas o time é muito equilibrado, com vários jogadores marcando gols na competição estadual.
Apesar de ser uma equipe muito jovem e com um elenco reduzido, o Capivari Futsal pode ser uma das surpresas da Liga Sul, já que sua recente história mostra uma evolução muito rápida, com equipes muito competitivas nas fortes competições catarinenses.
A Associação Concordiense de Futsal já é uma equipe consolidada no futsal catarinense, apesar de não ser uma das representantes e Santa Catarina na Liga Futsal. A equipe da IACC/Águia Seguros/Unimed Concórdia (nome fantasia do clube) chega como um dos grandes favoritos para a disputa da Liga Sul. Em primeiro lugar por jogar em casa (a equipe não cobrará ingressos em todas as partidas para garantir “casa cheia” no Centro de Eventos de Concórdia), e em segundo lugar por ter uma equipe forte que foi muito bem no estadual
Para garantir o ingresso gratuito aos torcedores, a ACF realiza algumas promoções junto à população da cidade como, por exemplo, a “Macarronada com Galeto” realizada no salão da Igreja Matriz, no último sábado. Com esta estratégia o clube quer ter na torcida sua grande força para conquistar a Liga Sul 2010 e repetir o feito de 2008, quando a equipe sagrou-se campeã jogando em Concórdia, diante do seu torcedor. Na ocasião o Marechal Cãndido Rondon-PR, ficou com o vice-campeonato.
Na fase decisiva do Campeonato Catarinense Divisão Especial, a equipe ficou em 4º lugar com 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas e marcando 39 gols e sofrendo 45. A equipe de Concórdia caiu nas semifinais, sendo desclassificada pelo Joinville, que participa da Liga Futsal. Os resultados que mais chamaram a atenção, na fase de classificação foram as vitórias de 3x2 sobre o Florianópolis e por 7x6 na Malwee, jogando em Jaraguá do Sul.
Elenco
Foram inscritos para a competição 18 jogadores, com um mescla de jovens e de jogadores com mais experiência. A média de idade é de 23,7 anos, onde os mais experientes são o goleiro Léo (37 anos) e o pivô Carlos André (34), que defendeu o São Miguel Futsal (tertracampeão paranaense de 98 a 2002) e foi um dos artilheiros na primeira fase do Paranaense de Futsal deste ano. Por outro lado, o clube inscreveu 8 jogadores com idade abaixo de 21 anos: O fixo Bertol, o pivô Elias, os alas Murilo, Juli e Turmena e os goleiros Eliomar, Roger e Dudu.
O artilheiro da equipe no estadual foi o pivô Duda com 10 gols anotados. Junto com Carlos André, ele deve ser a opção de ataque do técnico Sérgio Luiz Schiochet (Serginho).
Contudo, às vésperas da estréia, o treinador está preocupado com as contusões da equipe. O ala Diego já está praticamente descartado para a Liga Sul, o fixo Mário (contratura) e o pivô Carlos André (dores no joelho) são as dúvidas.
A estreia dos donos da casa será contra o Palotina e neste jogo, contra um paranaense, já poderemos ter uma idéia do poderio da equipe na disputa do título da Liga Sul 2010.
Nesta segunda feira traremos informações sobre os representantes do Estado do Paraná: Guarapuava e Palotina.
0 comentários:
Postar um comentário