Chegamos à terceira parte de nossa matéria especial apresentando os participantes da Liga Sul 2010, que acontece de 12 a 16 de outubro na cidade de Concórdia-SC. Finalmente apresentaremos as equipes paranaenses que disputam o torneio que credencia o seu campeão à disputa da Superliga Futsal de 2011.
A Associação Palotinense de Esportes é a atual campeã da Chave Prata do Campeonato Paranaense de Futsal. Com o nome fantasia de Itvale/Posto Sol/Palotina a equipe teve uma participação relativamente boa na Chave Ouro deste ano, se considerarmos que se trata de uma equipe iniciante na competição.
O time ficou em 10º lugar no Paranaense de Futsal 2010, com 7 vitórias, 7 empates e 11 derrotas. Os palotinenses marcaram 47 vezes e sofreram 57 gols. Mas o objetivo que era o de passar para a segunda fase foi atingido pelo clube, que vislumbra agora, em sua segunda participação na Liga Sul (a equipe ficou na terceira posição em 2006), a chance de encerrar a temporada com o título regional.
Elenco
Já foram definidos os seguintes jogadores pelo técnico Flávio Cavalcante: Goleiros: Rogério Paulista, Jove e Adauri; Fixos: Diógenes, Lúcio, Mudo e Jonatas; Alas: Gleyson, Kliver, Rafael e Leandro; Pivôs: Juninho e Thiago. A equipe viaja nesta segunda feira (dia 11), pela parte da manhã, para a cidade de Concórdia-SC, sede da competição.
Embora o técnico tenha assumido há três semanas e o elenco esteja reduzido, com apenas treze atletas, a base que disputou o paranaense foi mantida. O clube conta, também, com a experiência de Flávio Cavalcante que já passou por equipes como a Unisul (SC), o Corinthians (SP), o Fortaleza (CE) e o Santa Fé (SP) para tentar ser a surpresa da competição.
O elenco também é bastante experiente: a média de idade entre os 13 relacionados é de 28,8 anos (a maior entre as equipes participantes da Liga Sul). Os goleiros Rogério Paulista (40 anos) e Adauri (45) são os mais experientes do grupo. Enquanto os mais jovens são o fixo Jonatas e o pivô Thiago, com 20 anos cada um e o goleiro Jove que completa 20 anos no dia da estreia da equipe, contra a equipe de Concórdia (12 de outubro).
O Clube Atlético Deportivo é o representante da cidade de Guarapuava-PR na Liga Sul. O time participa pela primeira vez de uma competição da Confederação Brasileira de Futebol de Salão e quer provar que é capaz de participar de outras competições de nível nacional.
Na Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, a equipe obteve em 2009 sua melhor colocação (5º lugar). entretanto esta deve ser superada neste ano, já que a equipe ficou em 2º lugar na classificação geral das fases classificatórias e lidera seu grupo na terceira fase, que classifica os 4 semifinalistas do Paranaense de Futsal.
Nestas duas temporadas a equipe foi dirigida pelo técnico Eduardo Pacheco Coelho, o Baiano, tetracampeão paranaense com o São Miguel Futsal entre 98 e 2002 e com passagem no futsal internacional. A experiência do treinador foi fundamental para que o tim passasse de coadjuvante da Chave Ouro, para lutar pelas primeiras posições contra equipes de nível de Liga Nacional.
O clube quer conquistar a Liga Sul para sonhar ainda mais alto e, quem sabe, trazer a disputa da Superliga 2011 para a cidade de Guarapuava, como sede do evento.
Elenco
O time do Guarapuava, para a disputa da Liga Sul, deve ser o seguinte: Goleiros: Brigadeiro, Roni, Ethiene e Wellington; Fixos: Tarcísio, Chupeta e Paulo Henrique; Alas: Oliveira, Carrapicho, Biro, Ricardinho, Fernandinho, Neto e Gauchinho; Pivôs: Daniel Japonês, Édson e Polenta.
A equipe mescla jogadores experientes como o goleiro Brigadeiro (33 anos), o ala Carrapicho (33 anos) e o fixo Chupeta (36 anos) com jogadores jovens como o pivô Polenta (18 anos).
No Paranaense deste ano o grande destaque da equipe está sendo o pivô Daniel Japonês, artilheiro isolado da competição com 28 gols anotados, 30 % de todos os gols da equipe guarapuavana. Outro destaque da equipe é o goleiro Brigadeiro, há três anos na equipe, capitão do time e grande ídolo da torcida guarapuavana.
A dúvida para a disputa da competição regional é o fixo Paulo Henrique, que não participou dos últimos 2 jogos no paranaense, sentindo dores no joelho. Entretanto, Baiano conta mais dois fixos e com o polivalente Ricardinho, que vem atuando na posição de fixo em vários jogos na temporada.
0 comentários:
Postar um comentário