O melhor do Paraná na Liga Futsal: mito ou verdade?

Em apenas em 4 ocasiões o Campeão Paranaense foi um representante do estado na Liga Futsal na mesma temporada
Em 2011 o estado do Paraná mantém quatro representantes na Liga Futsal (a exemplo do ano de 2010), sem dúvidas, o campeonato de mais prestígio dentro do futsal nacional. Entretanto a escolha das equipes que atuam na elite do futsal (que representam franquias adquiridas junto à CBFS) não leva em conta os certames estaduais. Um exemplo bem claro é o da relação entre os campeões do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro e dos representantes do estado na competição nacional.
O Paraná foi representado em 11 edições da Liga Futsal e em apenas quatro vezes o campeão da Chave Ouro do Paranaense foi representante do estado na mesma temporada de Liga Futsal.
A primeira vez que isso aconteceu foi em 2001, quando o Foz conquistou o 4º lugar na Liga Futsal, melhor colocação paranaense até então. O Umuarama repetiu a dose nos anos de 2007 e 2008, levantando a Taça da Chave Ouro e representando o estado na Liga.
Finalmente, o Marechal Cândido Rondon foi campeão paranaense em 2009 e ficou em 7º lugar na Liga, contudo a melhor participação paranaense daquele ano na competição nacional foi a do Umuarama, que chegou ao 3º lugar. Assim, pode-se dizer que o melhor time paranaense da Liga Futsal foi campeão estadual na mesma temporada em apenas três ocasiões: 2001, 2007 e 2008.
Nas demais edições da Liga Futsal com representantes estaduais (sete vezes), os participantes da Liga não conseguiram levantar a taça de campeão paranaense: o principal problema era o de conciliar as duas competições que exigiam muito das equipes.
Na edição do ano passado, quando uma equipe de fora da Liga (o Guarapuava) foi o campeão, esta dificuldade em conciliar os dois campeonatos foi flagrante: O Marechal, que foi vice-campeão da Liga obtendo a melhor colocação paranaense em todas as edições, não chegou às semifinais do estadual, optando em focar seus esforços na competição nacional.
Outra equipe que sofreu com o excesso de jogos foi o Cascavel: enquanto conciliava as duas competições, o time do Oeste acabou terminando a primeira fase do estadual com seis pontos a menos que o Guarapuava. Nas fases seguintes o Cascavel não superou o Guarapuava em pontos e os guarapuavanos tiveram a vantagem de decidir o título em casa.
Umuarama e Foz Futsal tiveram resultados parecidos, não chegando nem aos plays-offs na Liga e nem no estadual.

Confira quais foram os representantes paranaense na Liga Futsal e suas colocações nas temporadas em que o estado teve equipes participantes e o campeões paranaenses nestes anos:
1999 - Representante na Liga Futsal: Foz Futsal (11º lugar)
Campeão Paranaense: São Miguel

2000 - Representante na Liga Futsal: Foz Futsal (12º lugar)
Campeão Paranaense: São Miguel

2001 - Representante na Liga Futsal: Foz Futsal (4º lugar)
Campeão Paranaense: Foz Futsal

2002 - Representante na Liga Futsal: Londrina (9º lugar)
Campeão Paranaense: São Miguel

2003 - Representantes na Liga Futsal: Maringá/Amafusa (11º lugar) e Londrina/AABB – (13 º lugar)
Campeão Paranaense: Cascavel


2005 - Não houve representante

2004 - Representante na Liga Futsal: Maringá/Amafusa (13º lugar)
Campeão Paranaense: Cascavel

2006 - Representantes na Liga Futsal: Umuarama (9º lugar) e Cascavel (12º lugar)
Campeão Paranaense: Pato Branco

2007 - Representantes na Liga Futsal: Umuarama (11º lugar) e Cascavel (17º lugar)
Campeão Paranaense: Umuarama

2008 - Representante na Liga Futsal: Umuarama (16º lugar)
Campeão Paranaense: Umuarama

2009 - Representantes na Liga Futsal: Umuarama (3º lugar), Marechal Cândido Rondon (7º lugar) e Cascavel (13º lugar)
Campeão Paranaense: Marechal Cândido Rondon

2010 - Representantes na Liga Futsal: Marechal Cândido Rondon (2º lugar), Umuarama (9º lugar), Foz Futsal (12º lugar) e Cascavel (15º lugar)
Campeão Paranaense: Guarapuava

Liga: Participar ou não participar?
Depois do título paranaense em 2010, a torcida do Clube Atlético Deportivo de Guarapuava questionou muito a diretoria sobre uma possível participação da equipe na Liga Futsal. Entretanto, o clube mantém cautela sobre a competição. Em 2010 a equipe preferiu concentrar seus esforços na Chave Ouro. Além disso, o clube ainda terá duas competições nacionais pela frente no segundo semestre de 2011, a Liga Sul e a Taça Brasil de Clubes da Divisão Especial, que reúne as maiores forças do futsal brasileiro.
O principal motivo para esta decisão são os altos custos, que inviabilizam a participação da equipe guarapuavana. Segundo informações, existem 20 franqueados. Estes não pagam arbitragem e recebem ajuda de custo para o transporte de sua equipe. As outras quatro vagas restantes foram convites da CBFS, onde as equipe pagam 140 mil reais por temporada, sem garantia de participação em temporadas posteriores e o clube ainda tem que arcar com de arbitragem, transporte, alimentação e hospedagens.
Ano a ano o CAD está aumentando suas receitas e com este crescimento contínuo, sem “queimar etapas” é que a diretoria espera chegar a Liga em um futuro próximo. Segundo membros do grupo gestor, o clube recebeu vários convites nos últimos anos, mas depois de analisar a situação atual o CAD preferiu aguardar até a “hora certa” para ingressar na Liga.
Um exemplo de equipe que “queimou etapas” aconteceu na temporada passada: O Foz Futsal renasceu e já em seu primeiro ano participou da Chave Ouro (coma vaga do Beltrão Futsal), Chave Prata e da Liga Futsal (com uma das vagas da Penalty) e em todas as competições o clube não atingiu seus objetivos. Sentindo o “passo maior que a perna” o clube resolveu, em 2011, jogar somente a Chave Prata, quebrando o acordo de dois anos com o Beltrão, para poder se reestruturar a médio e longo prazo, para poder voltar a ser um dos grandes do Paraná e do Brasil.
Representantes de 2011
Neste ano os representantes do estado na Liga Futsal são as equipes do Marechal Cândido Rondon, do Umuarama, do Cascavel e do estreiante Colégio Londrinense. Os quatro clubes chegam com objetivos distintos na competição. Em comum o desejo de representar da melhor maneira possível o Paraná.
Os resultados dos últimos anos foram animadores: o vice-campeonato do Marechal em 2010 e o terceiro lugar do Umuarama em 2009 motivam o quarteto para tentar o título inédito.
A equipe que parece mais próxima deste objetivo, entre os paranaenses é o time de Marechal Cândido Rondon. Que manteve a comissão técnica e os atletas que foram destaques da Liga em 2010, além de trazer reforços interessantes como jogadores que atuaram nas equipes da Malwee-SC, do Carlos Barbosa-RS e da Europa.
O Umuarama é uma incógnita, mas o clube promete uma equipe muito competitiva. O novo elenco será anunciado no dia 4 e terá o carioca Fernando Malafaia como novo técnico que espera recuperar o brilho que a equipe tinha quando Paulinho Cardoso (hoje no Joinville-SC) comandava a equipe do Noroeste.
O Cascavel, que chegou a anunciar que não participaria da Liga por problemas financeiros, fez o pagamento de sua franquia à CBFS na semana passada e garantiu a participação. O objetivo dos cascavelenses é melhorar sua colocação das últimas edições e passar para a segunda fase, feito alcançado apenas em 2006, em sua primeira participação. Nos outros anos o clube ficou de fora das fases decisivas.
O Colégio Londrinense está colocando novamente sua cidade no cenário nacional do futsal. Em 2002 e 2003 o Londrina/AABB jogou a competição, obtendo um 9º e um 13º lugar consecutivamente. O primeiro desafio será formar uma equipe competitiva, já que o clube perdeu peças importantes de 2010 como os pivôs Diego e André, e os alas Point e Zico. Entretanto, a equipe poderá ser beneficiada geograficamente pela participação de seis equipes do estado de São Paulo na Liga. Como a cidade fica próxima da divisa com o estado vizinho, é provável que o time faça viagens mais curtas que os demais em jogos em São Paulo e no Paraná.

1 comentários:

André - MCR disse...

Jogar a Liga é maravilhoso amigos! Vcs estao caminhando pra isso! E verão a diferença, é como jogar paulistao e libertadores a diferença é grande e a emoção é muito maior!
É o maior campeonato de clubes do mundo junto com o espanhol! Quem sabe em 2012 vcs nao disputam!? Boa sorte no paranaense e na Taça Brasil p/ vcs!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification