O Mandado de Garantia que tentava impedir a fórmula do Campeonato Paranaense e Futsal, Chave Ouro, foi indeferido pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futsal nesta terça-feira, dia 22.
O recurso tinha como base o texto da Circular nº001 de 2011 da FPFS, que dizia que as sugenstões de fórmulas deveria ser feitas até o dia 21 de janeiro de 2011. Contudo, durante o arbitral da Chave Ouro, no dia 12 de fevereiro, a nova fórmula adotada para o estadual deste ano foi apresentada, fora do que previa a circular.
Para Alexandre Zolet, presidente do TJD, a circular "tem o condão de comunicar e uniformizar procedimentos, podendo no entanto, ser a qualquer momento modificada de acordo com a conveniência e interesse das partes envolvidas". Foi o teria acontecido segundo a ata do arbitral: "O Presidente da Federação, consultou as Associações participantes do arbitral se teriam interesse em ouvir a nova proposta e esclareceu que tal inovação ia de encontro à determinação da Circular 001/2011. Mesmo com o questionamento, por unanimidade de votos as Associações participantes do arbitral se dispuseram a ouvir a apresentação de nova fórmula de disputa do certame Ouro 2011" (trechos retirados dos autos).
Esta unanimidade das equipes em ouvir a proposta, segundo Zolet, demonstra que não houve abuso na condução do arbitral: "Não houve aí nenhuma abusividade como sugere a impetrante, sendo decisão democrática do arbitral pela apresentação de nova fórmula, a qual, ao final foi por maioria aprovada como a mais adequada para o ano de 2011," explicou em outro trecho dos autos.
Outro ponto do documento que chama a atenção é o Tribunal da FPFS considera o futsal do estado do Paraná como um esporte amador e assim não é regido pelo Estatudo do Torcedor: "Um dos Fundamentos da Impetrante é que houve violação do Estatuto do Torcedor Lei – 10.671/2003 – sendo tal argumento cai por terra na medida que o Estatuto do Torcedor aplica-se somente ao desporto profissional (...) O Futebol de Salão é modalidade esportiva amadora, o que fulmina a alegada desobediência a Lei 10.671/2003", alegou o presidente.
Ainda ontem a Federação divugou a tabela da Chave Ouro 1ª Parte 2011, que seguirá mesmo a fórmula aprovada no arbitral, em que as três equipes que jogam a Liga Futsal (Cascavel, Marechal e Umuarama) estão dispensadas da disputa, só entrando no campeonato na Chave Ouro 2ª Parte, o maior campeonato amador do estado do Paraná.


23.2.11

Posted in:
8 comentários:
Realmente é um campeonato amador... pois é organizado por uma federação amadora e um tribunal ainda mais amador.
Fomos contra desde o inicio das votações, inclusive para ouvir a proposta, agora apareçe uma ata onde dis unanimidade, dificil de entender certas coisas.....
Olha o medinho dos caras... kakakakakaka...
agora acabou o sonho pra vcs , pois nao havera equipe mais priorizando a liga no segundo semestre, e ai terao adversarios para o mata mata, nao como no ano passado onde os melhores do estado deixaram de lado o paranaense para jogar a liga, acabou cad
campeao vcs nao serao.... apenas nos seus sonhos...
Realmente esta resposta do TJD foi bem Mandrake... tb ouvi falar que não houve unanimidade na hora de ouvir a nova proposta, mas como não tive lá, não tenho como afirmar isso com certeza. O argumento de que o futsal da chave ouro é amador tb é outro ponto compicado, já que não há nehuma equipe que eu saiba que trabalha desta forma na chave ouro... enfim, muito complicado.
Agora para o tech86, se vc puxar bem na memória lembrará que o Marechal estava priorizando o estadual no primeiro semestre de 2010, no segundo semestre é que a equipe decidiu priorizar a Liga, já que estava indo bem naquele campeonato (se bem que para muitos isso foi desculpa)... então não sei até que ponto este novo formato vai realmente ajudar as equipes da Liga no Estadual, acho até que pode ser o contrário... se todas se classificarem para a segunda fase na competição nacional (no segundo semestre) pode ser que o campeonato fique ainda mais próximo das equipes que não estão na Liga... mas isso já é querer prever demais, vamos esperar para podermos avaliar esta nova fórmula para o próximo arbitral.
Estão vendo galera...aí quando eu defendo que a partir do outro ano equipes como Guarapuava,Londrina,Maringá e outras equipes de nivel ou cidades com capacidade de investir no futsal devem promover um campeonato independente,alguns torcem o nariz, enquanto isso vamos sofrendo na mão da federação e sua corja e participando da tacinha parná e do maior campeonato "AMADOR" (como sugere a materia) do paraná.
sobre o termo "amador" achei interessante que a tjd considera o futsal do PR amador e a federação cobra que as normas do estatuto do torcedor (que rege o esporte profissional) nos ginásios do estado... dois pesos, duas medidas...
ACHO QUE NAO DEVEMOS COMPARAR A FPFS AO AMADOR POIS TEMOS CAMPEONATO AMADOR EM LONDRINA E E MAIS ORGANIZADA QUE ESTA FPFS.ESTA FPFS VIROU BAGUNCA CASA MAE JOANA E TEM MAIS ELES VAO FDR OS TIMES NO CAMPEONATOO VAO FAZER DE TUDO PARA OS TTIMES DEE LIGA CHEGAR NAS FINAIS. E RELACAO AO COMENTTARIO DO CAD ESTAR COM MEDO, NAO E MEDO E VONTADE DE TER UM CAMPEONATO ORGANIZADO UMA FEDERACAO DE PULSO FIRME NAO ESTA ZONA, E VC VAI TER QUE ENGOLIR MAIS UM ANO O CAD CAMPEAO COM E SEM TIME DA LIGA NA BRIGA DEPOIS TE DOU UMA CAMISETTA DO CAD COM DUAS ESTRELA FALOU. TIMES VAMOOS UNIR NAO VAMOS DEIXAR NOSSO FUTSAL PARANAENSE ACABAR.PESSOAS ENVOVIDAS COM CLUBES NAO PODE FAZER PARTE DA FPFS SERIA A MESMA COISA DE VC COLOCAR UM LADRAO PARA SER SEGURANCA DE BANCO.
Postar um comentário