O campeão da Chave Bronze de 2011, Colégio Londrinense, pode ficar de fora da Chave Prata.
Nesta sexta feira (dia 10) acaba o prazo para que os clubes formalizem suas inscrições nas Chaves Prata e Bronze do Paranaense de Futsal junto à Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS). A expectativa é de que neste ano a Chave Prata volte a ter 16 equipes inscritas, já que no ano passado apenas 11 participaram da competição (subindo para a Chave Ouro Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo, ocupando a vaga do São Miguel do Iguaçu).
A maior dúvida é sobre a participação, ou não, do Colégio Londrinense/São Paulo no estadual. O clube desistiu de disputar a Chave Ouro no começo do ano passado para se concentrar na Liga Futsal, mas foi informado pela CBFS que teria que jogar o estadual para ter direito à participação na competição nacional. Na época, a equipe de Londrina tentou convencer a FPFS que deveria voltar à elite, mas a entidade manteve o clube na Chave Bronze, onde ficou com o título de campeão no término da temporada, subindo para a Chave Prata.
Neste ano o Londrinense firmou uma parceria com o São Paulo FC para continuar jogando a Liga Futsal e, como não tem uma vaga na Chave Ouro do Paranaense de Futsal, o clube paranaense resolveu ocupar a vaga do São Paulo no Campeonato Paulista. O problema da decisão é que, agora o clube terá que fazer a transferência interestadual de seus jogadores para São Paulo e estes não poderão participar das competição no Paraná. Assim, no final do mês passado, a diretoria ainda estudava se o clube de Londrina jogaria a Chave Prata ou a Bronze com uma equipe juvenil (também há a possibilidade de que o clube não jogue o Paranaense, optando somente pelo Paulista).
Independente da decisão de Londrina, a Federação Paranaense deseja completar a Chave Prata com 16 equipes. Assim, tem direito à inscrição as 6 equipes melhores colocadas na Chave Bronze 2011: Colégio Londrinense, Ivaiporã, Ampére Futsal, Itaipulândia, Ivaí Futsal e Renascença. Ainda deverão participar os dois clubes que forma rebaixados na Chave Ouro do ano passado: o Foz Futsal e o CAFE/Cianorte.
Devem completar o quadro de equipes da Chave Prata deste ano a Unipa de Foz do Iguaçu, Araucária, Clube Atlético Cantagalo, Clevelândia, São João do Ivaí, Pitanga Futsal, Cambé Futsal e o Aquarius de Telêmaco Borba.
Bronze
Na Chave Bronze a novidade poderá ser a presença do São Miguel Futsal, uma das equipes mais tradicionais do estado que, neste ano, resolveu não participar da Chave Ouro. Depois de ter feito um acerto verbal com o técnico Baiano, ex-Guarapuava, para a disputa da Chave Ouro o clube do Oeste anunciou sua desistência da competição e Baiano se transferiu para o futsal da Itália. Até agora a diretoria não se manifestou sobre a participação na Bronze, podendo deixar de fora do Paranaense deste ano a equipe que já foi tetracampeã da Chave Ouro.
Dois clubes que já anunciaram que jogarão a Chave Bronze deste ano: Dois Vizinhos e Castro.
ATUALIZAÇÃO: Com a desistência de São José dos Pinhais na Chave Ouro, a Unipa/Foz deverá subir para a Ouro e o São José deverá jogar a Chave Bronze. No entanto as duas informações ainda não estão confirmadas pela FPFS.
0 comentários:
Postar um comentário