Jogador do Rio Branco-PR é afastado depois de diagnóstico de doença rara


O atacante Hevandro, do Rio Branco-PR, está hospitalizado desde a tarde da última sexta-feira depois de ter sido diagnosticado com um tipo raro de doença; a Síndrome de Guillain-Barré. Segundo o médico do clube, Filippo Carmosino, o atleta apresentou os sintomas já na segunda-feira passada e, como não teve melhoras no decorrer da semana, foi internado.
Em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, o médico explicou que a doença é auto-imune, ou seja, o paciente produz anticorpos contra a membrana que envolve os nervos, podendo causar falta de sensibilidade e até mesmo paralisia na pessoa. O caso mais grave é quando há comprometimento dos orgãos respiratórios.
Segundo Carmosino, geralmente a doença é descoberta quando a pessoa já está paralisada, o que não foi o caso de Hevandro. A incidência, segundo ele, é de um caso em 50 mil pessoas.
- Os casos mais graves paralisa o indivíduo. Pode haver paralisia respiratória, o que gera incubação. Demora para o paciente se recuperar, mas hoje(segunda-feira) ele(Hevandro) está bem. Houve um processo de evolução e ele está estabilizado. Está na UTI, mas por segurança dele.
A doença é grave e não tem previsão para que Hevandro receba alta. Não há necessidade de intervenção cirúrgica no atleta, mas a expectativa é de que ele fique por 15 dias em repouso até que os médicos divulguem um novo diagnóstico.
A direção do Rio Branco-PR decidiu pelo afastamento do jogador, mas deve manter os vínculos durante o tratamento. Na última partida do time, contra o Cianorte, os jogadores entraram com uma faixa em homenagem a ele (foto).

Texto: Rafael Les (globoesporte.com)
Foto: Marcilio Junior (globoesporte.com)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification