Prazo para a inscrição na Chave Ouro se encerra neste dia 31; sete equipes ainda confirmaram a participação.
Reza a cultura popular que o brasileiro sempre deixa tudo para a última hora. No Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, esta máxima se confirma, já que das dezesseis equipes com direito à inscrição, apenas nove já confirmaram a presença na principal divisão do futsal no estado. O prazo se encerra nesta quinta feira (dia 31 de janeiro).
O levantamento foi feito na tarde da última terça (29), pelo superintendente técnico da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), Antônio Carlos Abrão. Já estão confirmados para a disputa as seguintes equipes: Cascavel Futsal, Copagril, Ciagym Maringá, Umuarama, Guarapuava, Marreco Futsal, São Lucas/Paranavaí, Associação Cascavelense de Futsal (ex-Corbélia) e Ivaí EC.
Naquela data ainda faltavam as inscrições de sete equipes: Foz Cataratas Futsal (que em 2012 se chamava Unipa), Ponta Grossa, Quedas Futsal, Pato Futsal, Toledo, Campo Mourão e Foz Futsal.
Situação das equipes
Segundo as informações veiculadas neste começo de ano pelas equipes paranaenses, o Ponta Grossa e a Associação Campo Mourão Futsal devem realizar suas inscrições sem maiores problemas. Ambos já divulgaram seus elencos, não devendo ter obstáculos de última hora.
Outra equipe que deverá formalizar a inscrição é o Pato Futsal. O clube passou por certa dificuldade para fechar seus patrocínios, mas não deverá ficar de fora. No entanto, deve montar uma equipe com orçamento um pouco abaixo do que era esperado para garantir a briga pelo título.
As duas equipes de Foz do Iguaçu, Foz Cataratas e Foz Futsal, cogitaram uma fusão, mas não houve acordo até o momento - mesmo com a pressão da secretaria de esportes do município, liderada pelo ex-jogador Anderson Andrade.
Neste quadro, o Cataratas parece estar um passo à frente, pois já divulgou a comissão técnica, e a maioria do elenco e até um torneio de pré-temporada contra Corinthians-SP, Joinville-SC e Jaraguá-SC. Já o Foz Futsal segue sem fazer anúncios, mas a diretoria garante que fará a inscrição e que o clube não jogará o estadual com uma base juvenil e, sim, com um time competitivo.
As situações mais preocupantes são as do Quedas e do Toledo Futsal. Em Quedas do Iguaçu, a Prefeitura anunciou, na semana passada, a suspensão do patrocínio à equipe da cidade. Mas graças à pressão de dirigentes e da torcida, a prefeitura voltou atrás e o prefeito Édson Prado, o ‘Jacaré’, prometeu apoio durante a temporada, ainda que com um valor menor que no ano passado. O clube busca novos patrocinadores para fechar esta conta e viabilizar a participação na ‘Ouro’.
Já o Toledo necessita de um verdadeiro milagre aos 45 minutos do segundo tempo. Em tom melancólico, o clube realizou uma reunião na última terça feira e constatou que as chances de participação são mínimas, devido à falta de patrocinadores.
A prefeitura até sugeriu o aumento de repasse de 15 para 30 mil reais mensais e ainda bancar custos de transporte. Mesmo assim o valor ainda estaria aquém do necessário para viabilizar a equipe: “Uma cidade como esta estrutura que tem, não deveria ficar fora, mas tudo está se encaminhando para ficar sem futsal na Chave Ouro,” afirmou o dirigente Jairo Cerbarro, depois da reunião.
Chave Ouro com menos de 16 equipes?
Se algumas das equipes não formalizar a inscrição, a FPFS não poderá convidar outros clubes para a disputa, como era feito nos últimos anos. A única exceção seria o Foz Futsal, que subiu da Chave Prata.
Esta decisão foi tomada pelos clubes no pré-arbitral da Chave Ouro deste ano, realizado em Marechal Cândido Rondon, em dezembro de 2012. Assim depois de muitos anos, a competição corre o risco de ficar com menos de 16 participantes, o que colocaria em xeque a própria fórmula da competição (parecida com a que era utilizada até 2010), aprovada pelos clubes na mesma reunião em Marechal.
Texto: Márcio Nei, com informações de Sebastião Neto, FPFS, Jornal de Beltrão, Transmérica Foz e Catve.
ATUALIZAÇÕES:
- Na manhã desta quinta feira (dia 31), o Portal da Catve bancou a desistência da equipe de Toledo por falta de recursos financeiros. Confira: http://catve.tv/noticia/3/51489/futsal-toledo-esta-fora-da-chave-ouro
- Segundo informações de bastidores o Quedas Futsal deverá confirmar sua inscrição na Chave Ouro. O clube passará a ser comandado por um grupo gestor, que captará recursos junto à empresários da cidade.
- Na manhã desta quinta feira (dia 31), o Portal da Catve bancou a desistência da equipe de Toledo por falta de recursos financeiros. Confira: http://catve.tv/noticia/3/51489/futsal-toledo-esta-fora-da-chave-ouro
- Segundo informações de bastidores o Quedas Futsal deverá confirmar sua inscrição na Chave Ouro. O clube passará a ser comandado por um grupo gestor, que captará recursos junto à empresários da cidade.


30.1.13

Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário