Situação do jogador Edigleuson, do Keima, deixou futsal paranaense em estado de alerta sobre possível reviravolta na Chave Ouro.
Uma notícia caiu como uma bomba na tarde desta quinta feira (dia 15), envolvendo a principal competição do salonismo estadual, a Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. O Jornal Diário de Guarapuava informou a possibilidade do jogador Edigleuson, do Keima Futsal (Ponta Grossa), ter jogado algumas partidas da primeira fase da Chave Ouro de forma irregular, sem estar devidamente liberado pela CBFS.
Edigleuson, que atuou no Cascavel Futsal e foi campeão da última edição da ‘Ouro’, se transferiu para o futsal do Geórgia (ex-república soviética, localizada no Cáucaso) no começo do ano, mas retornou ao Paraná no mês de abril, sendo anunciado como reforço do Keima no dia 15 daquele mês.
A estreia do jogador em sua nova equipe foi contra o Guarapuava, no dia 24 de abril, depois o atleta teria jogado contra Marreco e Copagril. Mas a liberação internacional, junto no site da CBFS, só foi confirmada no dia 22 de julho (quase três meses depois de já estar atuando em sua nova equipe).
- Existe a possibilidade da CBFS ter dado a condição de jogo para ele. Estamos aguardado orientações do departamento jurídico que esta fazendo um levantamento da situação – revelou o presidente do CAD (Guarapuava Futsal), José Valter Liberato.
O dirigente também afirmou acha muito difícil acontecer uma mudança drástica no estadual (como incluir o CAD entre as equipes da segunda fase, por exemplo). Isso porque já foram realizadas cinco partidas na segunda fase e todas os jogos teriam que ser anulados. Faltaria calendário e, além disso, a FPFS teria que assumir um erro com fortes consequências para todas as equipes da Chave Ouro.
O Keima Futsal emitiu uma nota oficial sobre o caso, com o seguinte teor: "Nesta semana alguns veículos de comunicação mencionaram um suposto pedido da equipe de Guarapuava para a FPFS sobre a situação do atleta Edigleuson . O Keima Futsal informa que não efetuará qualquer comentário, pois não teve acesso ao teor do suposto pedido e sequer recebeu comunicação oficial das autoridades desportivas competentes."
Sem denúncias, por hora
De fato, segundo informações, não houve nenhuma denúncia do caso junto à FPFS até o momento. É necessária uma denúncia formal de algum clube ou da própria FPFS para que o caso seja apreciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
Não há certeza de que alguém fará esta denúncia, mas a possibilidade tende a crescer na semana que vem semana que vem. Isso porque no próximo sábado (dia 14) será definida qual equipe será rebaixada para a Chave Prata (Ivaí ou São Lucas). O clube que cair pode alegar que deveria ter enfrentando o Keima no Torneio do Descenso em vez do Guarapuava Futsal, o que poderia interferia na classificação final do triangular.
Qual seria a punição?
No ano passado, a Palotinense foi punida por utilizar um jogador irregular contra o Umuarama. O placar do jogo foi de 3x2 para os umuaramenses, mesmo assim o time de Palotina perdeu 6 pontos e ainda levou cinco mil reaisd e multa. O clube não conseguiu mais se recuperar na competição e caiu para a Chave Prata (depois desistiu de jogar o estadual deste ano).
Assim, se o caso fosse levado à 'ferro e fogo' e o Keima sofresse uma punição parecida, por ter utilizado atleta irregular em três jogos, seriam 18 pontos perdidos e uma multa três vezes maior que a da Palotinense. Como o clube de Ponta Grossa fez 26 na primeira fase, terminaria com 8 e, em vez de quarto colocado, seria o último da primeira fase.
A consequência seria que a composição dos grupos da segunda fase seria totalmente diferente da atual. No grupo ‘A’ estariam Cascavel, Pato, Campo Mourão, ACF, Marreco e Guarapuava e no grupo ‘B’ estariam Maringá, Umuarama, Copagril, Foz Futsal, Foz Cataratas e Quedas Futsal. Além disso, o Keima teria que disputar o triangular da morte junto com Ivaí e São Lucas.
Uma grande mudança teria que ser adotada na competição e, por isso, muitos duvidam que o caso vá para frente.
12 comentários:
Não ganharam na quadra e agora querem ganhar no TAPETÃO! Mais um ponto negativo no péssimo ano do CAD. Estão fazendo contas, simulações e sequer têm a certeza da informação!
DESESPERO!
Como disse no texto... acho que não vai ser o Guarapuava que vai entrar com denúncia, hein.
PAREM DE CHORAR... VCS TINHAM QUE LEVANTAR A MAO PRO CÉU POR NAO CAIR PRA SERIE PRATA, AGORA VEM COM ESSA... ME POUPE VAI!!!
mas a equipe rebaixada com certeza denunciará.
Agora resta ver se o peso será o mesmo que foi utilizado com o palotina, que tinha menos dinheiro que o Keima.
Me poupem voces Chico e Luciana. Qualquer time denunciaria ao perceber que foi prejudicado, independente de ser o Guarapuava ou outra equipe. O certo é o certo e ponto.
Boa pergunta do Sr. Junior. Vamos aguardar...
Chico maia e Luciana, saí fora daqui, regra é regra, foi feita para ser cumprida, o guarapuava contrato uns 4 jogadores, e não utilizou em algumas partidas por que não estavam liberados pela CBFS. Eu sou de guarapuava, e tomara que não coloquem mesmo o CAD na segunda fase da taça ouro, é focar na liga e arrumar a casa para vim forte no ano que vem... Agora, esse timinho do queima tem que sofrer as consequencias se for provado que houve irregularidade, pois é uma regra para todos...
Comentei na outra postagem sobre isso, mas é bom lembrar que a FPFS liberou o Edigleuson em abril. Com este documento o Keima se salvaria, pois o erro seria da Federação Paranaense e não do clube, que não poderia ser penalizado... aí seguiria a segunda fase normalmente.
Se tiver alguma mudança (o que acho bem difícil) seria no Torneio da Morte. Bastaria a Federação anular o triangular e declarar que não haverá time rebaixado neste ano, devido a esta confusão. Em 2014 teríamos um campeonato com 17 equipes (isso se ninguém desistir, coisa que vem acontecendo com frequência nos últimos anos).
Acho que o certo seria rebaixar o Keima e o CAD ir direto pra final da Chave Ouro, fazendo jogo de ida e volta em Guarapuava, sendo que resultados iguais ou derrota por menos de 3 gols de diferença dariam o titulo para o CAD.
Acho q independente de time regras ou regulamento tem que ser cumprido independente de time, se o jogador tava irregular a equipe tem que ser punida si, vamos ver se a federação o que eu duvido tem peito pra penalizar o Keima, repito independente de time ou crença vamos ver.
A solução mais simples e punir o keima na procima temporada fazendo com q ele comece a chave ouro com os 18 pontos negativos. Em relação ao cad nao tem q se meter nao passo na bola nao chora FORÇA CAD
Minha humilde participação nessa questão...
Quais os senhores preferem?
Napolitana
Calabresa
4 Queijos
Moda do chefe
...
Porem todas vem "Keimadas".Entenderam? kkk
Só pra descontrair com mais uma da FPFS.
Postar um comentário