Mercado: Treinador João Carlos Barbosa é apresentado oficialmente pelo Guarapuava Futsal


O futuro treinador do Poker/Guarapuava Garden Shopping/Óleo Leve Futsal, João Carlos Barbosa (conhecido popularmente como Banana), esteve nesta terça-feira (dia 2) na sede do Clube Atlético Deportivo, para definir detalhes do início da próxima temporada 2015. O novo treinador assume a equipe logo após o término da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Até lá, o técnico Baiano (que vai se transferir para o Keima, de Ponta Grossa, no ano que vem), segue no comando da equipe.

Além de resolver alguns detalhes sobre a apresentação do elenco em 2015 e questões administrativas junto ao Grupo Gestor, João Carlos Barbosa passou à diretoria uma relação de atletas que lhe interessam para a montagem da equipe 2015. Há princípio, o novo técnico tinha pedido para que os contratos dos atletas do elenco atual fossem renovados. Obviamente, não foi possível manter todos os jogadores, mas, a partir da base atual, o técnico espera montar uma equipe tão competitiva quanto a de 2014.

"No primeiro contato que tive com o Liberato, a primeira coisa que eu coloquei foi a prioridade do grupo que está aqui fazendo uma boa campanha, tanto na Liga Nacional, quanto no Campeonato Paranaense. A preferência era para tentar manter os jogadores aqui. Acho que conseguimos praticamente 70 ou 80%.  Agora vamos ver o que é importante para repor as posições que estão carentes,"explicou Barbosa.

O treinador também afirmou que espera um grupo homogêneo, já que na próxima temporada a equipe disputará muitos jogos e competições difíceis, como a Liga Futsal, Chave Ouro e os Jogos Abertos do Paraná. Também existe a possibilidade, no caso da conquista do título estadual nos próximos dias, da disputa da Taça Brasil de Clubes. Além disso, João Carlos Barbosa também pretende observar os atletas sub-20 da cidade.

A expectativa é de que até o dia 16 de dezembro o grupo já esteja fechado. No entanto, é possível que uma ou duas vagas fiquem em aberto, caso surjam boas oportunidades no mercado, entre os meses de fevereiro e março do ano que vem, principalmente com atletas vindos do exterior.

O novo treinador também revelou que o que mais lhe motivou para aceitar o convite do CAD não foi a questão financeira e sim a parte estrutural do clube e sua torcida: "O que mais pesou, com toda a sinceridade, não foi a parte financeira. Foi a recepção que eu tive com a diretoria, a questão da torcida, a questão da estrutura do clube," afirmou.

Sobre seu sistema de trabalho, Barbosa deixou claro que seu maior objetivo é dar todas as condições para que os jogadores evoluam: "O meu perfil é de bastante comprometimento. Eu vivo muito mais tempo no vestiário, no ginásio, do que em minha casa, com minha própria família. Mas eu acho que o atleta é para treinar, jogar e receber salário. O treinador é pra dar treino. O treinador não pode atrapalhar o atleta. O treinador tem que tentar ajudar o atleta evoluir. Eu dou muita liberdade, eu não ando muito com atleta, em questão extra-quadra. Eu acho que o atleta tem seu momento comigo e depois ele tem o momento separado que é a vida dele. O meu trabalho é muito transparente, muito correto e muito honesto. Posso errar, mas eu dou toda a sequência para que o atleta evolua e busque seu espaço," concluiu.

O treinador também analisou a modalidade como um todo, falando de sua vivência na Espanha e no Cazaquistão, e falando, também, da questão do futsal ainda não ter se tornado um esporte olímpico: "Acho que o futsal não é olímpico mais pela questão política, porque tiraria espaço de outras modalidades. O futsal é um produto muito rentável, se souber fazer a logística, fazer o produto crescer, com certeza você vê os ginásios lotados," defendeu.

Clique aqui para ouvir na íntegra a entrevista da Rádio Cultura, de Guarapuava.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification