Buscando primeiro título nacional, Guarapuava define metas para 2015


“Não escondo de ninguém que é um sonho ser campeão nacional, através da Taça Brasil,” afirmou o supervisor Liberato (foto), durante apresentação da equipe. 

A apresentação do Poker/CAD/Guarapuava Futsal aconteceu na tarde da última segunda-feira (dia 19). Durante o evento, atletas e membros da comissão técnica se mostraram confiantes com o projeto 2015, prevendo alegrias para a apaixonada torcida guarapuavana.

Assim como no ano passado, a principal meta será a conquista da Chave Ouro. Além de tentar o tricampeonato estadual, outro importante objetivo será o de melhorar a colocação na Liga Futsal. Em 2014, o clube foi eliminado nas quartas-de-final. Desta vez, guarapuavanos querem chegar entre os quatro melhores do país.

Taça Brasil

Como as duas principais competições da temporada terão seu desenrolar apenas no final do ano, o principal objetivo do primeiro semestre será outro: a conquista do título da Taça Brasil de Clubes (Divisão Especial), que será disputada de 22 a 28 de março, na cidade de Jaraguá do Sul-SC. A expectativa é de que, em sua 42ª edição, a Taça Brasil seja a mais disputada dos últimos anos. Já estão confirmados, além de Guarapuava e Jaraguá Futsal (representando a cidade-sede), o Futsal Brasil Kirin/Sorocaba (atual campeão paulista e da Liga Futsal), a Krona/Joinville (atual campeão catarinense), o Atlântico/Erechim (atual campeão gaúcho e da Superliga Futsal), o Minas Tênis Clube (campeão mineiro), entre outros campeões estaduais.

A conquista de um título desta importância representa um sonho para o clube guarapuavano, como revelou o supervisor José Liberato, durante a apresentação da equipe: “Não escondo de ninguém que é um sonho ser campeão nacional, através da Taça Brasil, até para poder projetar o clube em uma competição internacional: a Libertadores da América. Nosso primeiro foco será este, o de buscar a Taça Brasil e depois, passo a passo, buscar também uma melhor colocação, entre os quatro da Liga Futsal, e o tricampeonato paranaense,” afirmou.

Paraná na fila

Para atingir este objetivo, o time de Guarapuava terá que quebrar uma escrita que já dura 21 anos. Pois a última vez que um time do Paraná conquistou a competição nacional foi em 1994, com a Inpacel, de Arapoti. A lendária equipe, que também faturou o título em 93, contava com a base da Seleção Brasileira, com jogadores como Manoel Tobias, Ortiz, Vander, Serginho, Fininho, entre outros, e o técnico multicampeão Fernando Ferretti.

Depois dos títulos de 93 e 94, o estado do Paraná teve boas equipes na disputa da Divisão Especial, mas nenhuma conseguiu se destacar. Os melhores resultados foram um terceiro lugar, de São Miguel do Iguaçu, em 2000, e um quarto do lugar do Cascavel, em 2009. De 2010 pra cá, os resultados foram ainda mais modestos com as equipes paranaenses apenas brigando contra o rebaixamento para a Primeira Divisão. Foi assim com a Copagril (em 2010 e 2014), com o Guarapuava (em 2011) e com o Cascavel (em 2012).

Preparação

Para vencer o baixo desempenho do estado dos últimos anos, a equipe de Guarapuava contará com duas competições de alto nível, que servirão como preparação para a Taça Brasil: a Copa Cataratas, de 24 a 28 de fevereiro, em Foz do Iguaçu, e o Torneio dos Campeões da FPFS, de 11 a 15 de março, em Guarapuava.

“A Copa Cataratas e a Copa dos Campeões são preparações para a Taça Brasil. Claro que queremos ganhar todas estas competições, mas temos que ver como vai estar a equipe, seu rendimento e o desgaste dos atletas. Porque não adianta a gente 'estourar' na Copa Cataratas e na Copa dos Campeões e não ter equipe para jogar a Taça Brasil. Mas a gente vai brigar por todos. Todas as competições que a gente disputar com o nome do CAD e Guarapuava a gente vai buscar títulos,” explicou o técnico João Carlos Barbosa, o 'Banana'.

O treinador também se mostrou confiante com o novo elenco que, na visão dele, não deve nada ao time de 2014: “Perdemos jogadores importantes, então a gente tentou colocar jogadores iguais ou melhores e, dentro da realidade financeira do clube, a gente conseguiu trazer jogadores que, eu acredito, vão conseguir suprir as ausências. Se vai ser melhor ou não, os resultados que vão dizer, mas eu acredito muito nestes jogadores. Se tivermos uma equipe homogênea, com todos pensando no mesmo objetivo, teremos algumas conquistas por aí,” previu Banana.

Clique aqui para ver os jogadores que integram a novo equipe de Guarapuava e a montagem das outras equipes paranaenses.

4 comentários:

Piá disse...

Sei que é complicado, mas gostaria que você fizesse uma comparação do elenco do CAD 2014 para o de 2015. Assim podemos imaginar até onde podemos chegar nas competições que iremos disputar.
Na minha opinião nosso time esta muito mais forte que ano passado. Abs

Márcio Nei disse...

Realmente é uma tarefa difícil. Principalmente porque a principal mudança será a forma do time jogar... mas vou tentar sim. Vou dar uma estudada aqui e já faço uma postagem sobre isso. ;)

Piá disse...

Show de bola!
Por essas entre outras que seu blog tem tantos acessos!
Parabéns pelo trabalho!

Márcio Nei disse...

Tá lá, fera: http://cliqueesporte.blogspot.com.br/2015/01/analise-o-que-esperar-do-time-do.html

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification