Arbitral definiu os detalhes da Chave Ouro 2015


Campeonato estadual terá seu início no dia 21 de março, mantendo a fórmula dos últimos anos.

O arbitral do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, foi realizado na manhã deste sábado (21) na sede da Acig, em Guarapuava. Como nos últimos anos, a reunião aconteceu na cidade do último campeão estadual. Representantes das 15 equipes participantes (Guarapuava, Cascavel, Umuarama, Marreco, Copagril, Keima, Foz Cataratas, Ampére, ACF, Clevelândia, Campo Mourão, São Lucas, Caramuru, Dois Vizinhos e Assaí/Colégio Londrinense) estiveram presentes, definindo os detalhes da principal competição do salonismo do Paraná.

Orientações e apresentações

A reunião, que coincidiu com a data de aniversário dos 40 anos da Liga de Futsal de Guarapuava, reuniu autoridades e trouxe aos clubes informações sobre procedimentos com documentos, registros, preenchimento de formulários e transferências de atletas. A FPFS (que informou que a janela de transferências internacionais fecha no dia 16/04) vai manter em seu site uma lista atualizada das movimentações de jogadores.

Os representantes também receberam instruções sobre os procedimentos do TJD (que pretende realizar, a partir deste ano, algumas sessões no interior do estado para se aproximar dos clubes) e assistiram uma apresentação sobre a recém criada, Vice-Presidência de Desenvolvimento Esportivo e Capacitação de Recursos. O vice-presidente Carlos Maurício Zaremba apresentou diversas ações de médio e longo prazo, que têm por objetivo fortalecer a modalidade no estado. Entre as ações estão projetos sociais, seleções permanentes, intercâmbios, discussões sobre as competições, patrocínios e ações de marketing.

Ciagym terá que jogar a Chave Bronze

Antes da discussão sobre a competição, foi colocado em discussão o pedido de afastamento do Ciagym Maringá. O clube queria se licenciar por um ano e retornar à Chave Ouro de 2016 (a exemplo do que acontece na Liga Futsal, com o sistema de franquias). No entanto, por decisão unânime, os clubes entenderam que o clube deve disputar a Chave Bronze, assim como aconteceu com o Colégio Londrinense, há alguns anos, quando deixou de fazer sua inscrição na Chave Ouro.

Regulamento

Como terá 15 clubes, a fórmula da competição será similar a de 2013 (em 2014, a fórmula foi adaptada para 13 equipes). Assim na primeira fase todas as equipes jogam entre si em turno único. As 12 melhores passam para a segunda fase, dividias em dois grupos de 6 equipes jogando entre si em turno e returno. As quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. A partir daí os confrontos serão no sistema de play offs com duas ou três partidas, até que seja definido o campeão.

Descenso

Uma pauta que causou certa polêmica foi a questão do rebaixamento. A equipe de Campo Mourão solicitou que não houvesse rebaixamento, como no ano passado. Os Clubes decidiram manter o rebaixamento (uma equipe cai e duas sobem da Chave Prata), porém, se houver alguma desistência entre as equipes da Chave Ouro de 2016, a preferência da vaga livre vai para a equipe que foi rebaixada em 2015. Se esta equipe também desistir será convidado o terceiro colocado da 'Prata' e assim por diante.

Calendário

A competição inicia no dia 21 de março e vai até a segunda semana de dezembro (provavelmente no dia 12/12). O campeonato pára nas semanas dos Jogos Abertos em suas fases regionais e finais. A tabela deve ser divulgada nas próximas semanas e sofrerá ajustes de datas para as equipes da Liga Futsal.

As demais equipes podem solicitar mudanças de datas, mas terá que ser em comum acordo com o adversário. Além disso, a FPFS vai avaliar se a mudança é realmente necessária ou se trata de uma forma de jogar depois para conhecer outros placares. O objetivo é impedir que algumas equipes fiquem um tempo muito longo sem jogar, como aconteceu no ano passado com times como Marreco e Keima.

Liga Sul

A vaga paranaense para a disputa da Liga Sul não será mais definida pelo Torneio dos Campeões da FPFS (que acontece na semana anterior ao início do estadual). A partir deste ano, o representante do estado será o melhor colocado na primeira fase da Chave Ouro, desde que este não esteja disputando a Liga Futsal.

Desta forma, Guarapuava, Copagril, Umuarama e Cascavel não disputam esta vaga, por já estarem em outra competição nacional. Com a nova regra, a Copagril (campeã do Torneio dos Campeões em 2014) não será mais o representante do estado na Liga Sul de 2015.

Imprensa

Os profissionais de imprensa terão que preencher um formulário de credenciamento no site da FPFS. Este credenciamento não tira a obrigatoriedade do registro na Associação dos Cronistas Esportivos do PR (Acep). Além disso, poderão estar em quadra apenas os profissionais de rádios e TVs que estiverem fazendo transmissões ao vivo e fotógrafos (estes não necessitarão do registro na Acep, mas precisarão estar previamente cadastrados).

As TVs e sites que fizerem transmissões das partidas em vídeo deverão informar à FPFS para que, na tabela oficias dos jogos, conste os veículos que farão as transmissões.

Assuntos gerais

Também ficou definido que os clubes terão até o dia 13 para entregar a relação de seus ginásios (duas praças por clubes) e os laudos de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Foram entregues aos representantes dos clubes 24 bolas da marca Penalty, que substitui a Kagiva como bola oficial da competição. Os representantes solicitaram mais bolas, sugerindo que fossem entregues duas por jogo. A FPFS ficou de estudar a proposta para as próximas edições.

Por fim, ficou definido que os clubes mandantes fornecerão, aos visitantes, água e gelo durante as partidas.

1 comentários:

drngraniska306@gmail.com disse...

Ué não vai ter triangular da morte agora só porque o Guarapuava foi o ultimo campeão, o Federação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification