Especial: Chave Ouro chega a 21ª edição de muita história


O Guarapuava Futsal (foto) vai lutar pelo terceiro título estadual. 

O Campeonato Paranaense de Futsal, Série Ouro (ou Chave Ouro, como é chamado pelos saudosistas), chega, em 2015, a sua 21ª edição. A competição, que se confunde com a história do futsal paranaense, teve craques e equipes inesquecíveis, que ajudaram a construir uma parte significativa da trajetória da modalidade no estado.

Fim da Inpacel. Início da Chave Ouro.

Antes de existir a competição estadual, os clubes do futsal masculino adulto do estado disputavam a Taça Paraná, com rodadas eliminatórias nos finais de semana, o que fazia com que muitas equipes disputassem apenas um final de semana de competição. Com o objetivo de manter as equipes por mais tempo em atividade, Jorge Kudri (in memoriam), presidente da FPFS na época, idealizou um campeonato mais longo, onde as equipes teriam de investir mais e buscar um grau maior de profissionalização. Os demais clubes poderiam disputar a Chave Prata, em moldes parecidos com a antiga Taça Paraná para buscar o acesso para a 'Ouro'.

Inpacel/Arapoti Futsal
A primeira edição, em 1995, teve o Clube Curitibano como campeão (única equipe da capital a erguer a taça) e contou como times como São Lucas/Paranavaí (único clube que disputou todas as edições da competição), A.A.B.B/Jamel/Jandaia do Sul, Apucarana, Grêmio Londrinense/Londrina, Canadá/Londrina, Lupionópolis, Caixa Econômica Federal/Curitiba, Coamo de Campo Mourão, Pitanga, Grêmio Patobranquense/Pato Branco, Clube Verde/Unimed/Ponta Grossa, Clube dos Trinta/Marialva, entre outras.

A equipe da Inpacel, de Arapoti, que tinha a base da Seleção Brasileira (tetracampeã da Taça Paraná, bicampeã da Taça Brasil, campeã Sulamericana, campeã da Copa América e campeã Mundial, no ano anterior) desistiu de disputar a competição, 24 horas antes de seu congresso técnico. Assim, o ano de 95 também marcou o fim de uma das maiores equipes da história do futsal.

Rivalidade no extremo oeste

São Miguel do Iguaçu Futsal
A Chave Ouro contou com uma grande rivalidade que ajudou a popularizar a competição logo em seus primeiros anos de existência. As equipes do Foz Futsal e de São Miguel do Iguaçu (cidades separados por apenas 40 Km, no estremo oeste do estado) se revesaram na conquista de todos os títulos entre os anos de 1996 e 2002. O Foz (apelidado pela torcida como 'Máquina Mortífera') venceu três vezes (96, 97 e 2001) e o São Miguel (também conhecido como o 'Amarelinho do Oeste') conquistou 4 taças (98, 99, 2000 e 2002), todas sob o comando do técnico Eduardo Pacheco Coelho, o 'Baiano'. O time de Foz também se destacou na Liga Futsal de 2001, chegando até a semifinal, com uma base que contava com jogadores como Anderson, Danilo e Ortiz.

Maior campeão

Cascavel Futsal
Sem sombras de dúvidas, o maior vencedor da história da Chave Ouro é o Cascavel Futsal. A Serpente venceu por cinco vezes a competição. O clube conquistou o acesso em 1998, com o título da Chave Prata e, aos poucos, foi se estruturando até jogar de igual para igual com as demais equipes do oeste do estado. Cascavel chegou a tricampeonato entre 2003 e 2005 e, depois, alcançou mais seis finais, conquistando os títulos em 2011 e 2012 e ficando com o vice-campeonato em 2007, 2010, 2013 e 2014. O grande destaque, nesta jornada vitoriosa, é o técnico Nei Victor, que esteve à frente da equipe em todos os seus títulos na Chave Ouro.

Hegemonia do oeste é quebrada

Umuarama Futsal
À medida que a Chave Ouro crescia, equipes de outras regiões passaram a montar times tão fortes quanto aos da região oeste, mas foi só a partir de 2006, que a taça foi para outros pontos do Paraná. Em 2006, o Clube Atlético Patobranquense conquistou o único título da região sudoeste. E em 2007 e 2008 foi a vez do Umuarama Futsal (equipe da região noroeste) ficar com o bicampeonato e escrever para sempre seu nome entre os grandes da competição estadual. Os umuaramenses também chegaram à quarta colocação da Liga Futsal de 2009, repetindo o feito do Foz Futsal, na temporada de 2001.

Novas forças

Copagril Futsal/Marechal Cândido Rondon
Nos últimos anos, novas equipes surgiram com muita força. A Copagril, de Marechal Cândido Rondon, recolou a região oeste em evidência, vencendo a Chave Ouro em 2009 e, depois, repetindo a dose em 2013. O time rondonense também conquistou a melhor classificação da história de uma equipe paranaense na Liga Futsal, chegando ao vice-campeonato em 2010.

Outra equipe que, recentemente, ganhou força na Chave Ouro foi o Guarapuava Futsal. Sob o comando do técnico Baiano (que já tinha sido 4 vezes campeão, por São Miguel do Iguaçu), a equipe da região centro-sul foi campeã em duas ocasiões: 2010 e 2014. Com um investimento parecido com o da temporada passada, o torcedor guarapuavano espera que o clube possa chegar ao seu terceiro título em 2015, além de tentar destaque nas competições nacionais (Taça Brasil e Liga Futsal),

Guarapuava Futsal
Mas para chegar a mais um título, guarapuavanos, rondonenses, umuaramenses e cascavelenses terão que encarar outras equipes promissoras, que prometem brigar de igual para igual com os grandes do Paraná. São os casos do Marreco Futsal, de Francisco Beltrão, do Keima Futsal, de Ponta Grossa, do Foz Cataratas, de Foz do Iguaçu, e do Vapza/Caramuru, de Castro (atual campeão da Chave Prata). Também prometem muito empenho e times competitivos, para 2015, as equipes da ACF/Cascavel, São Lucas/Paranavaí, AEC/Clevelândia, Ampere Futsal, Campo Mourão Futsal, Dois Vizinhos e Assaí Futsal. Assim, a promessa é de que a Chave Ouro deste ano seja uma das mais disputadas de sua história.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification