Opinião: Um olho no Peixe e outro no Lobo...

Foco na Liga Futsal pode atrapalhar o Cascavel contra o Guarapuava?
É consenso entre aqueles que acompanham o futsal atual que dificilmente uma equipe consegue manter o mesmo nível em duas competições de alto nível técnico como Liga Futsal e Chave Ouro do Paranaense de Futsal. As últimas vítimas da perda do "foco" em competições importantes foram duas das principais equipes do Paraná: o Umuarama, que segue muito bem no Paranaense, mas foi eliminado da Liga Futsal e o Marechal Cândido Rondon que, ao contrário, segue bem na Liga e segue cambaleando na primeira fase do estadual.
No entanto, parece que o Cascavel conseguiu, neste ano, a medida perfeita entre as duas competições: os cascavelenses seguem liderando o grupo A da Chave Ouro e se classificaram em primeiro lugar em seu grupo para a disputa das Quartas de Final da competição nacional. Tendo agora, pela frente, o "estrelado" time do Santos F.C. que conta com jogadores como Falcão e a base da Seleção Brasileira de Futsal.
A imprensa e a torcida de Cascavel já está encarando o confronto contra o time da Baixada Santista como o "Jogo do Ano". Eliminar o Santos é um tarefa dificílima, mas não impossível de ser cumprida: com este pensamento o Cascavel vai no dia 28 para Santos-SP, tentando fazer história na Liga Futsal e superar o grande favorito ao título deste ano.
Com um jogo desta envergadura pela frente, há quem diga que o Paranaense pode ficar em segundo plano: Será que contra o Guarapuava (vice-líder do grupo B), no dia 23, o Cascavel entrará em quadra com tudo??? Entrando firme em cada dividida??? Sofrendo o perigo de contundir jogadores às vesperas da partida decisiva em Santos???
Acredito que pelo que vem mostrando até agora, o time cascavelense entrará para vencer o jogo contra o Guarapuava, pois vale a liderança da chave. Além disso, uma vitória representaria a classificação antecipada para depois poder jogar mais tranquilo as rodadas finais da primeira fase.
Mas também é verdade que os jogadores podem não entrar com a mesma disposição que entrarão contra o Santos... não por falta de comprometimento ou profissionalismo, mas pelo próprio inconsciente de cada um dos atletas, que sabe que o "jogo da vida" está muito próximo e é necessário jogar todo o necessário nele.
Acho que esta pode ser uma boa chance para o Guarapuava que tem que aproveitar qualquer vacilo do adversário e transformar o detalhe em gol. Em um jogo deste nível qualquer erro pode ser fatal e é necessário estar "ligado" 40 minutos para vencer.
Enfim, sempre haverão aqueles que acham que estes fatores serão fundamentais e aqueles que acham que tudo isso é bobagem. Fico no meio termo... acho que o fator psicológico, inconsciente nos jogadores do Cascavel, pode sim se decisivo, mas também acho que para fazer este fator vir à tona é necessário uma contrapartida dos jogadores do Guarapuava: muita motivação..
Agora é esperar para ver se "o olho no peixe e outro no gato lobo" é mesmo um diferencial importante em um jogo deste nível.



P.S. E antes que falem que este é um Coiote e não um Lobo, ouçam o que o Chapolim Colorado (especialista no assunto) tem a dizer sobre as diferenças entre lobos e coiotes.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification