Expectativa de dirigentes e de torcedores é de que o estadual seja mais forte do que no ano passado.
Depois da definição oficial das 16 equipes que participarão do Paranaense de Futsal, Chave Ouro (
clique aqui para conferir), a expectativa é de que a competição deste ano seja uma das melhores da história da modalidade no estado. A grande maioria das equipes está fazendo grandes investimentos e montando equipes competitivas, o que deverá resultar em um estadual equilibrado e muito atrativo para os amantes do futsal.
O presidente da equipe do Guarapuava é um dos que concordam com esta afirmação: “O campeonato deste ano vai ser mais forte, competitivo porque, diferente ao ano passado, todos os participantes têm qualidade. As equipes se reforçaram muito, mas nós também nos preparamos e montamos um time para chegar, de novo, entre os quatro," analisou.
Brigando pelo título
|
Experiente, Marcelinho
é aposta do Guarapuava |
O time de
Guarapuava, que foi o campeão em 2010, manteve jogadores importantes que conquistaram o título naquele ano como os alas Ricardinho, Biro e Neto e o pivô Paulo Henrique, além do pivô Alex He-Man, que fez parte da equipe em 2009 e 2011. Os principais reforços para esta temporada são o goleiro Dudu (ex-Orlândia-SP), o fixo Rangel (ex-Minas), os alas Paraná (ex-Quedas do Iguaçu), Willians (ex-Ivaiporã) e Valtinho (ex-Suzano-SP) e o pivô Marcelinho (ex-Umuarama), com passagens nas principais equipes do estado, além da Malwee-SC e do futsal espanhol. No entanto a principal novidade estará fora da quadra: o goleiro Brigadeiro, que defendeu a equipe nas últimas quatro temporadas, assume o cargo de treinador. A apresentação da equipe será na próxima segunda feira (dia 6), às 14 horas, no ginásio Joaquim Prestes..
O atual campeão, o
Cascavel, também vem muito forte. Apesar de perder jogadores como Adeírton, Rafinha, Edu, Wanderson e Magrão e a vaga na Liga Futsal, o clube manteve os goleiros Donny e Deivid, os fixos Issamu e Edigleuson, o ala Caça e o pivô Hugo. Os principais reforços são do fixo Mário Júnior (ex-Quedas), dos alas Carrapicho (ex-Guarapuava) e Tota (que estava no futsal do Azerbaijão) e do pivô Frede, que estava no futsal cearense e antes tinha jogado no próprio Cascavel, no Joinville e na Seleção Brasileira.
|
O craque Gadeia, da Seleção
Brasileira, segue em Marechal |
Outras equipes que deverão brigar pelo título deste ano são Marechal Cândido Rondon, Umuarama e Ciagym Maringá. As três estão confirmadas na Liga Futsal e a expectativa é de que façam grandes campanhas na competição nacional e também na Chave Ouro: o
Marechal, do técnico Marquinhos Xavier (eleito melhor treinador da Liga Futsal 2010), perdeu o goleiro Léo Oliveira, mas manteve em seu elenco jogadores como Gadeia (da Seleção Brasileira), Dyego, Valença, Renan e Rafael e ainda terá os reforços dos goleiros Quinzinho e Chico (ambos vindos do São Paulo), dos alas Bruno Souza (ex-Santos), Amadeus (ex-Petrópolis-RJ), Thales (ex-Joinville-SC) e Alison (ex-Minas) e dos pivôs Léo (ex-Corinthians) e Chico Paulista (ex-Suzano).
|
Goleiro da Seleção é o
destaque do Umuarama |
O
Umuarama também está prevendo grandes resultados: a diretoria espera que a equipe chegue entre os cinco melhores na Liga Futsal e nas finais do Paranaense. Seguem na equipe o capitão Boni (que seria negociado com o Internacional-RS, mas resolveu voltar à equipe), Vinícius, Yuri, Renatinho (que iriam para o Vasco-RJ, mas também retornaram) e Vini. Os reforços são dos goleiros Djony (ex-Santos e atualmente na Seleção Brasileira) e Deividi (ex-Jaraguá-SC), do fixo Vítor (ex-Concórdia), dos alas Fineo (ex-Corinthians-SP), Serginho (ex-Joinville-SC), Jé (ex-São José-SP) e dos pivôs Maicky (ex-Unisul-SC) e Caio (ex-Corinthians-SP). O novo técnico é Sávio Badini (ex-Macaé-RJ).
O
Ciagym Maringá se reforçou bastante para disputar sua primeira Liga Futsal. Chegou o goleiro Danilo (ex-Petrópolis-RJ), o fixo Régis (ex-Petrópolis-RJ), os alas Bruno (ex-Paraná Clube) e Jardel (ex-Umuarama) e os pivôs Jorge Alex (ex-Pato de Minas-MG) e Butina, ídolo da torcida, que volta a defender o clube. Da base de 2011, seguem na equipe do técnico Adolpho Amorim, o fixo Alessandro, o ala Valtinho e os pivôs Tiago e Alan.
Com potencial para surpreender
|
Luciano Bonfim levou o São Lucas
ao vice da Chave Ouro 2011 |
Entre as equipes com orçamentos mais modestos, mas com grandes possibilidades de surpreender, um dos destaques deverá ser o
São Lucas de Paranavaí, vice-campeão da Chave Ouro de 2011. A equipe do técnico Luciano Bonfim (que foi a principal revelação da competição no ano passado) ainda não anunciou seu elenco, mas as especulações são de que o clube deverá manter a base do ano passado, já que nenhuma outra equipe anunciou a contração de atletas que fizeram parte do elenco do ano passado. Além disso, Bonfim deverá ter os reforços do fixo Gilberto, ex-Palotinense, e dos alas Pitico e Gil, ambos vindos do Guarapuava.
|
Marreco contará com a experiência
do técnico Sérgio Lacerda |
Diferente do São Lucas, o
Marreco Futsal, campeão da Chave Ouro Primeira Parte (disputada no primeiro semestre de 2011), virá com muitas mudanças. Só permanecem na equipe os goleiros Barbosa e Felipe e o fixo Serrão. Chegaram, além do técnico Sérgio Lacerda (que levou o Florianópolis à semifinal da Liga Futsal 2011), o fixo Júnior Cabeça (ex-Guarapuava), os alas Lucas (ex-Jaraguá-SC), Rômulo (ex-Foz), Giba (ex-Moitas-SC) e o pivô Rato (ex-Moitas-SC). Também vieram do futsal do exterior, os jogadores Doda (Azerbaijão), Oliveira e Fuska (ambos vindos de Portugal), embora o último esteja acertando alguns detalhes coma diretoria do clube para efetivar sua contratação de forma definitiva (
clique aqui para mais detalhes).
|
Paraná tem a equipe mais jovem |
Outra equipe que virá com modificações é o
Paraná Clube. No entanto, o time será formado, em sua maioria, por atletas formados em sua própria base, devendo ser a equipe com menor média de idade do estadual. O técnico será Vinícius França, que já dirigiu as categorias de base do clube e que na última temporada estava na equipe de São José dos Pinhais. O técnico trouxe consigo seis jogadores que estavam em São José, mas (como dito anteriormente) formados nas categorias de base do tricolor. Os principais destaques são os goleiros Rogério, Gabriel e Andy (ex-São José), o fixo Leonardo (ex-São José), os alas Nando (ex-Quedas do Iguaçu), Reiler (ex-São José), Murilo (ex-São José), Formiga (ex-São José) e os pivôs Bolinha (ex-Araucária) e Fillipe.
Com o elenco fechado, o
Quedas do Iguaçu pretende ser a surpresa do estadual deste ano. Para isso boa parte da base de 2011 foi mantida, como os goleiros Celinho e Pardal, o fixo Gali, os alas Neizinho, Leite, Lé e Diego e o pivô Juninho. As novidades, além do técnico Roberto Nunes (que deixou o cargo de auxiliar para ser treinador), são os fixos Rogério Paulista (vindo do exterior), Rodrigo (ex-Londrina), Jocemar (ex-Campo Mourão) e os pivôs Polenta (ex-Guarapuava) e Renan Bastos (ex-Peixe-DF). S
egundo especulações, Bastos poderia ir para o futsal cearense, mas o mesmo confirmou por contato telefônico com a diretoria do clube, que se apresentará na próxima segunda feira (dia 6) em Quedas do Iguaçu (outras informações, ainda, dão conta que o atleta está analisando outras propostas de clubes do Brasil e do exterior).
|
Marquinhos é o maior
campeão da Chave Ouro |
Uma das equipes mais tradicionais da Chave Ouro, o
Campo Mourão apostará em um técnico mourãoense: Márcio Rinaldo que estava trabalhando nas categorias de base do Comercial de Cascavel. O treinador terá a sua disposição, da base de 2011, o goleiro Boquinha e os fixos Bijú, Piliu e Júlio. Chegam para reforçar a equipe Marcinho e Soro, vindos de Maringá, Kumano, que volta à equipe depois de uma temporada em São Miguel, e o experiente Marquinhos, atleta que conquistou mais títulos na história da Chave Ouro: sete no total.
Também entre os times que querem surpreender os grandes está o
Corbélia Futsal, que deve manter a base de 2011. Juntamente com o técnico Cafú, seguem na equipe o fixo Osnei, os alas Ratto e Tchaca e os pivôs Amarelinho e Sineu. O clube deverá, a exemplo de 2011, vir com um orçamento modesto, mas com jogadores experientes e conhecidos no cenário estadual para jogar de igual para igual com os “grandes”. Especula-se que Roberto (ex-São Miguel), Roger (ex-São Miguel) e Felipinho (Ex-Cascavel) possam ser alguns dos reforços.
Estreantes com equipes competitivas
|
Ex-goleiro do Corinthians é o
destaque do Pato Branco |
O
Pato Branco, atual campeão da Chave Prata, contratou o experiente goleiro Leandro (ex-Corinthians), além dos alas Evandro e Vagnão que jogaram a última Liga Futsal pelo São José-SP. Também são novidades Flávio (ex-Capivari-SC), João Marcos (ex-Cantagalo-PR), Giovani (ex-Itapeva-SP), Caio (ex-Telêmaco Borba-PR), Andy (ex-Rio do Sul-SC) e Fernandinho (ex-Marreco), que foi campeão da Chave Ouro por Pato Branco em 2006. Da base campeã da Prata, continuam jogadores importantes como Vando, Alex Gaúcho (que também foi campeão da Ouro em 2006), Tato, Douglão e o técnico Márcio Borges.
|
Betinho Luis é uma das
novidades em Ponta Grossa |
Ponta Grossa, que foi vice-campeão da Chave Prata na temporada passada, formou uma equipe com vários jogadores que jogaram a Chave Ouro em 2011: Neto Caraúbas (ex-Marreco), Betinho Luis (ex-Paraná Clube e Marechal), Marquinhos (ex-Marechal) e os pontagrossenses Magrão (ex-Cascavel) e Emerson (ex-Marreco). Ainda reforçam o time os nordestinos Léo e Betinho, ambos vindos do ABC-RN, e o goleiro Buiú (ex-Araucária). Do time de 2011 continuam Rafinha, Gian, Fio, Henrique e Renato, além do técnico Wilson Bian Junior.
|
Guilhermão era pretendido por outras
equipes, mas optou por Toledo |
O
Toledo Futsal (terceiro colocado da Chave Prata 2011) aceitou o convite feito pela FPFS depois que o São Miguel Futsal anunciou sua desistência. A equipe manterá boa parte da base da temporada passada, com destaque para os jogadores Pulga, São Pedro e o experiente pivô Carlos André. Chegam para reforçar a equipe do técnico Robson Recaltti os goleiros Ale (ex-São Miguel) e Felipe Farias (ex-Minas), os alas/fixos Pirulitto (ex-Wimpro-SP), Pierre (ex-Ibirama-SC) e o pivô Guilhermão (que chegou a ser cogitado como reforço do Pato Branco) destaque no futsal Tcheco nas últimas duas temporadas, marcando mais de 50 gols nas competições européias.
Correndo contra o tempo
Fecham o grupo das 16 equipes, o
São José dos Pinhais e a
Palotinense. Os clubes foram os últimos a confirmar suas participações na Chave Ouro, utilizando a data limite (1º de fevereiro) para formalizar suas inscrições. Agora as duas equipes correm contra o tempo para montar seus elencos, já que a maior parte das equipes já estão com seus grupos fechados, com muitos já iniciando a pré-temporada. Segundo informações, São José terá um time "bom e barato" e deverá ter uma base de jogadores da região metropolitana com o reforço de alguns atletas vindos de Santa Catarina. Em Palotina ainda não foram divulgadas informações sobre o novo elenco.
Confira mais informações sobre as equipes do Paraná e de estados vizinhos clicando aqui.
6 comentários:
O Renan Bastos foi dado como contratado no Quedas, mais ele ainda não fechou em. Ele pode pintar no Horizonte Futsal (CE), para as disputas da Superliga de Futsal e do Camp. Cearense.
Ok, vou colocar uma observação na matéria. Obrigado por informar.
Sobre o Renan Bastos, há sim uma proposta do Quedas porem não houve este contato telefonico falando de sua apresentação.
E ele possui sim duas propostas de times no Brasil e uma proposta de um Time da China
Taí a fonte "Futsal Paraná": http://futsalpr.com.br/noticias_ver.asp?id=7311
TA certo Nei.
Vou pedir para arrumarem la no FutsalPr.
Pois a informação que tenho te garanto que é a certa. abraços
Ok. Agradeço pela observação.
Abraços.
Postar um comentário